O site de artesanatos Etsy foi inundado com chapéus e velas perguntando: “Alguém viu meu lorazepam?”. As redes sociais estão repletas de vídeos de pessoas pronunciando “lorazepam” com um falso sotaque do sul dos Estados Unidos. Lorazepam até fez uma aparição em um episódio recente do programa americano Saturday Night Live, quando a atriz Chloe Fineman gritou a palavra durante um esquete.
Como qualquer pessoa minimamente familiar com a terceira temporada de “The White Lotus” pode saber, esse súbito tsunami de referências a um medicamento prescrito para tratar a ansiedade não é um sinal de desespero em massa. Pelo contrário, é uma manifestação de uma obsessão incessante dos fãs por Victoria Ratliff, uma personagem da série da HBO, cuja terceira temporada terminou no início do mês.
Interpretada por Parker Posey, Victoria é uma mulher rica da Carolina do Norte (EUA) de férias em um resort de bem-estar na Tailândia, que, apesar do cenário idílico, expressa regularmente a necessidade de seu lorazepam, um medicamento conhecido por ser difícil de largar.
Uma massagem? Pode deixá-la “muito estressada” e “claustrofóbica”, diz Victoria. O lorazepam a ajuda “a realmente relaxar”, ela diz a um massagista.
Uma festa em um iate? “Certas situa ções sociais me deixam ansiosa”, Victoria diz ao seu filho mais velho, Saxon.
A decisão de sua filha Piper de fazer uma grande mudança de vida? “Eu nem tenho meu lorazepam”, declara uma Victoria angustiada depois que seu frasco desaparece. “Vou ter que beber para conseguir dormir.”
O nome do medicamento é pronunciado com tanta frequência quanto o de qualquer personagem, fazendo parecer que faz parte do elenco. Mas a maneira como ele permeou a cultura popular tem tudo a ver com Posey, cuja interpretação de Victoria envolve um sotaque sulista que oferece uma aula magistral na arte de desenrolar alegremente as sílabas contidas em uma palavra.
“A maneira como ela diz lorazepam fez disso um bordão”, disse Jason Sturgill, 49, ilustrador, diretor de arte e fã de “White Lotus”, que mora em Portland, Oregon. “Está desempenhando um papel crucial.”
Lorazepam é um medicamento genérico produzido por diferentes empresas e às vezes é referido pelo seu nome comercial, Lorax. Faz parte de uma classe de benzodiazepínicos que inclui diazepam (Valium), clonazepam (Rivotril) e alprazolam (Xanax).
Quase 20% das pessoas que tomam benzodiazepínicos os usam de forma inadequada, de acordo com um estudo de 2019. Publicações como The New York Times, Cosmopolitan e CNN publicaram artigos alertando sobre o potencial de dependência do lorazepam e os riscos de tomá-lo com álcool.
Daniel Marakhovsky, 31, farmacêutico em Nova York, disse que a interpretação de Posey de Victoria realmente captura os maneirismos de alguém que toma o medicamento.
“Da maneira como vejo no programa, é isso que vejo nos meus pacientes”, disse Marakhovsky. “Os principais efeitos colaterais são sonolência, tontura e confusão.”
Online, Victoria foi coroada com apelidos como “Rainha do Lorazepam” ou “Protagonista do Lorazepam”. A conta do TikTok de “White Lotus” também entrou na onda, chamando-a de “a rainha do benzo”. Produtos feitos para capturar o momento de destaque do medicamento incluíram uma pulseira temática de “White Lotus” com um pingente de lorazepam, uma caneca com Victoria de óculos cor-de-rosa e um padrão de ponto cruz “Viva, Ria, Lorazepam”.
A vendedora do padrão, Julie Jackson, disse que nenhum de seus posts no Instagram recebeu tanta atenção quanto o que ela compartilhou recentemente sobre o design de lorazepam, que recebeu mais de 60 mil curtidas. “Nunca tive nada que fizesse tanto sucesso”, disse Jackson, 60, proprietária da Subversive Cross Stitch, que mora em Dallas.
As buscas no Google por “lorazepam” tiveram seu maior pico registrado em 10 de março, um dia após a exibição do quarto episódio da temporada atual de “White Lotus”. Nele, o marido de Victoria, que está lidando com uma crise profissional, pega furtivamente o frasco de comprimidos dela. Depois que ele rouba seu lorazepam, ela para de tomá-lo enquanto ele toma cada vez mais.
“Eles estão usando lorazepam como uma forma de colocar o marido e a esposa um contra o outro”, disse Sabrina Palacios, 32, que mora em Somerville, Nova Jersey, e posta vídeos sobre “The White Lotus” no TikTok. No início do programa, ela acrescentou, o marido de Victoria, Timothy Ratliff (Jason Isaacs), “é quem toma as decisões, o comunicador, o líder, e agora ela é mais a líder e está se destacando, e ele está ficando em segundo plano”.
Uma pergunta sem resposta é por que os roteiristas de “The White Lotus” escolheram lorazepam em vez de qualquer outro benzodiazepínico. Um representante da HBO se recusou a comentar.