Tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil de SP emitiram alertas para a possibilidade de níveis altos de chuva na região a partir desta quinta-feira. Dia nublado e fechado, com previsão de chuva em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
Toda a região do Vale do Paraíba tem alerta de chuva forte a partir desta quinta-feira (7), que já começou mais nublado e com nuvens mais carregadas do que nos últimos dias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a condição é reflexo da formação de um cavado – uma corrente de vento no céu que ajuda a formar as nuvens de tempestade.
Além da formação dos ventos, a grande disponibilidade de ar quente e úmido sobre a região do Vale do Paraíba também favorecem a formação de nuvens carregadas.
Por conta disso, tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto a Defesa Civil de SP emitiram alertas para a possibilidade de níveis altos de chuva na região a partir desta quinta-feira.
O alerta da Defesa Civil foi emitido na quarta-feira (6). Segundo o órgão estadual, há risco de um nível de acumulado de chuva ‘muito alto’ no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina.
Chuva em Taubaté
Lucas Tavares/g1
De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, o nível acumulado considerado ‘muito alto’ prevê um volume de mais de 150 milímetros de chuva nos dois dias – quinta (7) e sexta-feira (8).
As chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
Em estado de atenção nos dois dias, a Defesa Civil anunciou o que o governo estadual instalou um gabinete de crise para garantir “pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas”.
A previsão se mantém pelo menos até sexta-feira (8), quando uma frente fria deve chegar pelo Litoral Norte de São Paulo.
“Esse alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais”, explicou a Defesa Civil.
Recomendações feitas pela Defesa Civil:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Créditos
Assine para atualizações
Receba as últimas notícias do Brasil Eleve