Fechar menu
Brasil Eleve

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias do Brasil Eleve

    O que há de novo

    TCU cobra explicações da Casa Civil sobre comissão de contas da Itaipu

    maio 23, 2025

    Afundados em dívidas, produtores de arroz pedem socorro

    maio 23, 2025

    o que isso significa para a saúde das empresas

    maio 23, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Brasil Eleve
    Anunciar
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
    Brasil Eleve
    Home » USAID: Testes de HIV diminuem na África do Sul – 14/05/2025 – Equilíbrio e Saúde
    Saúde

    USAID: Testes de HIV diminuem na África do Sul – 14/05/2025 – Equilíbrio e Saúde

    Brasil ElevePor Brasil Elevemaio 14, 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar
    Whatsapp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail Link de cópia


    Testes e monitoramento de pacientes com HIV em toda a África do Sul diminuíram desde que os Estados Unidos cortaram a ajuda que financiava profissionais de saúde e clínicas, com gestantes, bebês e jovens sendo os mais afetados, mostram dados governamentais anteriormente não publicados.

    A África do Sul tem o maior número de casos de HIV do mundo, com cerca de 8 milhões de pessoas —um em cada cinco adultos— vivendo com o vírus. Os Estados Unidos estavam financiando 17% do orçamento para HIV do país até que o presidente Donald Trump cortou a ajuda no início deste ano.

    Dados do Serviço Nacional de Laboratórios de Saúde, uma entidade governamental, mostraram que os testes de carga viral caíram até 21% entre grupos-chave nos últimos dois meses, o que quatro especialistas em HIV afirmaram parecer ser devido à perda do financiamento dos EUA.

    O teste de carga viral mede quanto vírus há no sangue de pessoas vivendo com HIV que estão em tratamento antirretroviral. Normalmente é feito pelo menos uma vez por ano.

    Ele verifica se o tratamento está funcionando e se o vírus está suficientemente suprimido para evitar sua propagação para outros.

    Com menos testes, menos pessoas que podem transmitir o vírus serão identificadas. Perder um teste também pode indicar que um paciente abandonou o sistema e pode estar perdendo o tratamento.

    É especialmente importante para gestantes que podem estar em risco de transmitir o HIV durante o parto, e para bebês que precisam ser diagnosticados e tratados precocemente para sobreviver.

    Trump congelou muitos programas de ajuda externa no início de sua presidência, antes de restabelecer alguma assistência vital, incluindo partes do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para Alívio da AIDS (PEPFAR), sua iniciativa global contra o HIV. Mas a África do Sul também foi visada com uma ordem executiva cortando todo o financiamento para o país em fevereiro.

    A África do Sul não dependia do financiamento dos EUA para seus medicamentos contra o HIV, mas cerca de 15 mil salários de profissionais de saúde eram pagos pelo PEPFAR, que anteriormente dava à África do Sul mais de US$ 400 milhões por ano. A maior parte desse financiamento foi retirada, embora não esteja claro exatamente quanto.

    Os profissionais de saúde realizavam testes de HIV e aconselhamento em distritos com alta prevalência de HIV, e faziam acompanhamento quando pacientes perdiam uma consulta ou abandonavam o tratamento, o que é comum.

    O financiamento do PEPFAR também apoiava clínicas administradas por ONGs que agora fecharam. O governo instou pacientes com HIV que faziam check-ups nessas clínicas a irem para centros de saúde públicos, mas os centros de saúde públicos frequentemente têm longas filas e a equipe pode não ser acolhedora para certos grupos, como profissionais do sexo ou homens gays.

    De acordo com os dados vistos pela Reuters, o número de testes de carga viral realizados para pessoas com idade entre 15 e 24 anos caiu 17,2% em abril em comparação com abril do ano passado, após cair 7,8% ano a ano em março. O teste da população total caiu 11,4% em abril.

    Os testes de carga viral materna caíram 21,3% em abril após queda de 9,1% em março, e os testes diagnósticos precoces em bebês caíram 19,9% em abril após queda de 12,4% em março, mostraram os mesmos dados.

    A porcentagem de pessoas com supressão viral entre as testadas também caiu em todo o país em 3,4% em março e 0,2% em abril, com declínios mais acentuados para jovens adultos, um sinal adicional de que os pacientes podem ter tido seu tratamento interrompido, mostraram os dados.

    Cuide-se

    Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

    Os dados não eram públicos.

    “Estes são números chocantes, com profundas implicações para a saúde materna e infantil em todo o país”, diz Francois Venter, diretor executivo do Centro de Pesquisa Ezintsha em Joanesburgo.

    Diante de um resumo dos dados, Foster Mohale, porta-voz do Departamento de Saúde da África do Sul, disse que mais análises eram necessárias e que a África do Sul já enfrentava desafios com a retenção de pacientes e testes de carga viral antes dos cortes de ajuda.

    Mas especialistas em HIV têm dito há meses que o ministério da saúde estava minimizando o impacto da perda de financiamento na África do Sul, e que uma queda nos números de testes poderia ser um sinal de alerta precoce – seguido por um aumento em novos casos e mortes.

    O Departamento de Estado dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

    “Estes dados demonstram o que modelos anteriores mostraram sobre o impacto dos cortes do PEPFAR/USAID em gestantes e seus bebês”, diz Dvora Joseph Davey, epidemiologista que trabalha com HIV materno e infantil na Universidade da Cidade do Cabo.

    Ela disse que o impacto era claro em cinco clínicas de saúde pública onde trabalha na Cidade do Cabo, que desde os cortes de ajuda dos EUA têm estado com poucos funcionários, com menos enfermeiros para coletar sangue, necessário para testes de carga viral.

    Especialistas em HIV disseram que os testes diagnósticos provavelmente também foram impactados pelos cortes de financiamento, embora esses dados não estivessem disponíveis.

    Os conselheiros que costumavam fazer testes rápidos de diagnóstico de HIV também saíram, e as gestantes não estão mais recebendo medicamentos preventivos para HIV (PrEP) porque os conselheiros eram quem costumava oferecer isso, diz Davey.

    No bairro de Diepsloot, em Joanesburgo, a ativista de HIV e líder comunitária Sophy Moatshe diz que era difícil fazer com que pacientes com HIV procurassem atendimento devido ao estigma, e que sem profissionais de saúde entrando em contato quando eles perdem uma consulta, muitos acabam desaparecendo.

    “Essas pessoas, elas não querem ir à clínica”, diz ela do lado de fora de um centro comunitário no assentamento informal lotado. “Se não houver ninguém para verificá-las, elas vão morrer.”

    O futuro a longo prazo da assistência relacionada ao HIV dos EUA permanece incerto na África do Sul e globalmente, enquanto Trump busca cortes significativos no orçamento de ajuda internacional de acordo com sua agenda América First.

    Os cortes também atingiram a pesquisa, incluindo ensaios de vacinas contra o HIV.

    O porta-voz do Departamento de Saúde, Mohale, disse que o governo estava conversando com potenciais doadores locais e internacionais sobre a cobertura de lacunas de financiamento, mas recusou-se a dar detalhes.

    Os dados sobre testes em abril, no entanto, foram “uma boa indicação do que vai acontecer no futuro”, diz Davey.



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Link de cópia

    Related Posts

    Bebê reborn: Apego pode estar no controle de relações – 24/05/2025 – Equilíbrio

    maio 24, 2025

    Especialistas dão dicas de como lidar com microplásticos – 24/05/2025 – Equilíbrio

    maio 24, 2025

    Como se exercitar para ter uma vida mais longa – 24/05/2025 – Equilíbrio

    maio 24, 2025

    Por que toda discussão tem que virar MMA? – 24/05/2025 – Equilíbrio

    maio 24, 2025

    Aprenda alongamentos para quem usa muito celular – 24/05/2025 – Equilíbrio

    maio 24, 2025

    Butantan quer que Brasil forneça vacinas para o mundo – 24/05/2025 – Equilíbrio e Saúde

    maio 24, 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    Últimas postagens
    Manter contato
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Não perca

    Crônica do indiciamento anunciado – 24/05/2025 – Juca Kfouri

    maio 24, 2025

    Nesta segunda-feira (26), o Conselho Deliberativo do glorioso Sport Club Corinthians Paulista porá fim ao…

    Entenda como zebra Samir Xaud virou a solução na CBF – 24/05/2025 – Esporte

    maio 24, 2025

    Bebê reborn: Apego pode estar no controle de relações – 24/05/2025 – Equilíbrio

    maio 24, 2025

    Recent Posts

    • Crônica do indiciamento anunciado – 24/05/2025 – Juca Kfouri
    • Entenda como zebra Samir Xaud virou a solução na CBF – 24/05/2025 – Esporte
    • Bebê reborn: Apego pode estar no controle de relações – 24/05/2025 – Equilíbrio
    • Bebê reborn: Apego pode estar no controle de relações – 24/05/2025 – Equilíbrio
    • “Moraes tentou me intimidar”, diz Aldo Rebelo

    Recent Comments

    Nenhum comentário para mostrar.
    maio 2025
    D S T Q Q S S
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
    « abr    
    Sobre nós
    Sobre nós

    Brasil Eleve - Informação de Crescimento um portal de notícias sobre economia, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

    Envie-nos um e-mail: contato@brasileleve.com

    Facebook Instagram Pinterest YouTube
    Nossas escolhas

    Crônica do indiciamento anunciado – 24/05/2025 – Juca Kfouri

    maio 24, 2025

    Entenda como zebra Samir Xaud virou a solução na CBF – 24/05/2025 – Esporte

    maio 24, 2025

    Treinadores precisam criar, ousar e sonhar; a vida é sonho – 24/05/2025 – Tostão

    maio 24, 2025
    Mais popular

    Quinta rodada de negociações Irã-EUA termina sem progresso

    maio 23, 2025

    Atentado nos EUA evidencia aumento mundial do antissemitismo

    maio 22, 2025

    Argentina anuncia medidas para incentivar dólares na economia

    maio 22, 2025
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por bomscript.com.br
    • Início
    • Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.