Pelo décimo ano consecutivo, os The Game Awards 2024 surpreenderam com uma avalanche de revelações de novos jogos. Elaborámos um resumo completo de todos os anúncios mais importantes da noite. Encontrarás os últimos trailers e um resumo das notícias que realmente interessam.
Decidimos focar-nos apenas em anúncios de jogos ainda por lançar e em grandes revelações. Deixámos de lado os trailers rápidos que só servem para lembrar os jogos que já foram lançados. Aqui, o foco está nos grandes títulos que vão chegar em 2025 e mais além. Por isso, relaxa e desfruta de cada momento desta cerimónia, desde a tão aguardada nova entrada na saga The Witcher até ao próximo projeto da Naughty Dog e muitas outras surpresas.
Ninja Gaiden Ragebound
O início da pré-apresentação dos The Game Awards não podia ter sido mais impressionante: Ninja Gaiden está de volta com Ninja Gaiden Ragebound. Desenvolvido pela The Game Kitchen, o estúdio responsável pelo desafiante metroidvania Blasphemous, e publicado pela Dotemu, conhecida pelo aclamado Streets of Rage 4, o novo título promete uma intensa experiência de ação em 2D com uma detalhada arte de píxeis. Ragebound baseia-se num combate ágil e preciso e numa aventura que, a julgar pelo historial destas equipas, irá certamente desafiar até os jogadores mais habilidosos. A sua chegada está prevista para o verão de 2025 e parece que nos vai pôr à prova com a sua dificuldade implacável.
One Move Away
Todos nós já passámos por isso: o desafio de meter tudo no carro é como um jogo de Tetris. One Move Away, com lançamento previsto para 2025 no PC, PS5 e Xbox Series X/S, transforma essa tarefa em algo especial. Imagina Unpacking, mas com carros, e terás uma boa ideia do que te espera. Neste jogo, vamos transportar o mesmo carro em diferentes momentos-chave da vida da nossa personagem, que reflectem mudanças e memórias pessoais. A proposta simples mas emocional promete uma experiência encantadora e nostálgica, explorando o significado das transições e o que escolhemos levar connosco ao longo do tempo.
Slay The Spire 2
Slay the Spire 2 já tinha sido anunciado, mas o último trailer oferece o vislumbre mais detalhado desta aguardada sequela do popular roguelike de construção de baralhos. O vídeo dá a entender a presença de quatro tipos distintos de personagens e revela uma série de batalhas desafiantes e visualmente apelativas. A boa notícia para os fãs é que o jogo está a caminho do acesso antecipado em 2025, com a promessa de manter a fórmula viciante do original e expandir as possibilidades estratégicas e tácticas para novos níveis.
Dave the Diver: In the Jungle
Foi apenas uma breve provocação, mas parece que o mergulhador favorito de toda a gente, Dave, está prestes a trocar o oceano pela selva na sua próxima aventura. Ainda não é claro que se trate de uma expansão ou de uma sequela completa – embora a primeira opção pareça mais provável – mas uma coisa é certa: a nova viagem promete chegar no final de 2025. Seja qual for o formato, os fãs podem desde já antecipar novos desafios e cenários vibrantes nesta inesperada mudança de ambiente.
Thick as Thieves
O estúdio Otherside Entertainment, fundado por Warren Spector, revelou o seu primeiro jogo: Thick as Thieves. Este jogo furtivo para vários jogadores combina a estratégia furtiva com a ação frenética, desafiando os jogadores a roubar tesouros valiosos de mansões luxuosas enquanto competem com outros ladrões. Com lançamento previsto para 2026, o título chegará ao PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
Shadow Labyrinth
Inspirado no recente episódio de Pac-Man da série antológica Secret Level da Amazon, esta nova versão do clássico parece destinada a tornar-se num metroidvania de fantasia sombria. Neste universo, Pac (ou Puck, como é chamado na série) guia uma criatura através de um mundo labiríntico. Enquanto no episódio Puck manipula a criatura para escapar, no jogo, os jogadores terão um maior controlo dos poderes destrutivos da mandíbula de Puck.
Steel Paws
Com lançamento previsto para 2025 na Netflix Games, Steel Paws é o mais recente projeto de Yu Suzuki, marcando uma mudança considerável em relação a Shenmue e Air Twister. Esta aventura influenciada por anime apresenta uma heroína ao estilo de Mega Man e o seu companheiro robótico enquanto enfrentam uma estrutura inspirada na Torre de Babel. Embora os pormenores ainda sejam escassos, a premissa promete ação e desafios em ambientes futuristas. É uma proposta intrigante que certamente despertará a curiosidade dos fãs de Suzuki e de jogos de plataformas cheios de adrenalina.
Kyor
Dos criadores de Core Keeper chega Kyora, um novo sandbox de colónias com pixel art. Apesar do teaser de 30 segundos, o jogo anuncia mundos gerados processualmente e suporte para até oito jogadores em modo cooperativo online. A atmosfera encantadora e o potencial de exploração em colaboração já estão a captar a atenção dos jogadores. Mais pormenores estão disponíveis na página do jogo no Steam.
Rematch
O estúdio responsável por Sifu, será um jogo de futebol. Rematch é um título multiplayer online focado em partidas 5v5, com modos adicionais e conteúdo sazonal previstos para depois do lançamento. A proposta já faz a previsão de disputas intensas e novas experiências a cada temporada. Rematch chegará ao Xbox Series X/S, PlayStation 5 e PC no ano que vem.
Solasta 2
Solasta: Crown of the Magister é um vasto RPG, e agora a sua sequela foi confirmada para ser lançada em acesso antecipado em 2025, com uma demo em breve, como revelado no trailer dos The Game Awards. Situada décadas após os acontecimentos do primeiro jogo, a sequela levará os jogadores ao mundo de alta fantasia de Neokos, onde utilizarão o sistema D20 para guiar o seu grupo através de várias aventuras. E para os fãs de Baldur’s Gate 3, a narradora Amelia Tyler também estará presente no projeto.
The Witcher 4
The Witcher 4 está deslumbrante neste teaser cinematográfico, com Ciri adulta a mostrar grande habilidade com a espada e a corrente de fogo mágico. Os apaixonados por tecnologia já repararam que o trailer foi feito com uma GPU Nvidia RTX que ainda não foi anunciada. A boa notícia é que, sem data de lançamento definida, teremos tempo para preparar o nosso hardware.
Elden Ring Nightreign
Embora a FromSoftware tenha afirmado há poucas semanas que Elden Ring 2 não estava a ser desenvolvido, parece que o estúdio está a trabalhar em mais conteúdo para Elden Ring. Desta vez, com foco no multijogador, mas não lhe chamem sequela. Geoff Keighley descreveu o jogo como uma experiência autónoma e, após o trailer, foi revelado como um jogo cooperativo de ação e sobrevivência. Elden Ring: Nightreign chega em 2025.
Final Fantasy 7 Rebirth PC
Parece que a PS5 Pro não será necessária para desfrutar de gráficos melhorados em FF7 Rebirth, que chegará ao PC a 23 de janeiro de 2025 – muito mais cedo do que se pensava. O trailer destaca melhorias como iluminação melhorada, texturas e modelação detalhadas, bem como DLSS e VRR. A Digital Foundry apresentará em breve a sua análise especializada de todas estas melhorias.
Catly
Sai de cena Stray, porque esta fantástica e fotorrealista aventura felina está aqui para te roubar o protagonismo. O que realmente surpreende é que o jogo será lançado para PC, Apple Watches e Nintendo Switch – e certamente que apenas uma destas plataformas será capaz de representar adequadamente a beleza dos felinos. Ainda não há data de lançamento, mas mais informações serão reveladas no próximo ano.
Project Robot
Aqui está o primeiro vislumbre do próximo jogo da Gen Design, criadores de Ico, Shadow of the Colossus e The Last Guardian. O teaser mostra um jovem a escalar um grande robot e a entrar na sua cabeça enquanto uma ameaçadora onda de choque toma conta do seu corpo. O jogo ainda não tem título, mas quem prestar atenção poderá ver “Project Robot” como nome de código nos créditos.
The Outer Worlds 2
Parece que a Obsidian está um pouco consciente das limitações do primeiro Outer Worlds. No novo trailer, destacam-se as promessas de “mais ação, mais armas e mais gráficos”, com um toque de ironia. O jogo tem bom aspeto e já tem data para 2025, para Xbox Series X/S, Game Pass, PC e, curiosamente, PS5 – sem confirmação sobre se esta versão será adiada como Indiana Jones.
Split Fiction
Do estúdio responsável por It Takes Two chega mais uma aventura de ação cooperativa. Desta vez, dois escritores estão presos numa simulação dos seus romances de fantasia e ficção científica, em que cada personagem tem armas e itens únicos que evoluem e se complementam para resolver puzzles. O jogo chega em março de 2025, prometendo mais diversão cooperativa e desafios criativos.
Steel Hunters
O mais recente jogo do estúdio World of Tanks, Steel Hunters, é um festival de mechs com robots gigantes e explosões maciças. Imagina Apex Legends, mas com todos em fatos de combate mecânicos, e é essa a essência de Steel Hunters. O jogo será gratuito, com uma versão beta de dez dias já disponível para PC.
The Long Dark 2: Blackfrost
A sequela de The Long Dark chega em acesso antecipado em 2026! Pelo trailer revelado, parece seguir a mesma fórmula de sobrevivência gelada do primeiro jogo, mas haverá certamente novas nuances para explorar à medida que forem sendo divulgados mais pormenores perto do lançamento.
Borderlands 4
Depois de um teaser rápido, temos o nosso primeiro vislumbre oficial de Borderlands 4. E sim, parece ser mais do mesmo, com uma nova ameaça e as quatro personagens principais em ação, bem como várias possibilidades de loot. O jogo passa-se em 2025 e promete muita da diversão e do caos típicos da série.
Final Fantasy 16 x Tekken 8
Clive chega a Tekken 8 a 16 de dezembro,. Por um momento, pensei que a Square Enix estava a anunciar uma sequela de FF16, mas afinal era apenas um crossover. Mesmo assim, agrada o pormenor de Phoenix a lutar contra o grande dragão de Kazuma em segundo plano.
Virtua Fighter
Quando se pensava que a RGG tinha mergulhado completamente nos jogos Like A Dragon, eis que trazem de volta Virtua Fighter! Impressionante, não? Mais pormenores serão revelados numa emissão especial.
Project Century
A RGG fez mesmo com que todos parecessem pequenos ao anunciar dois jogos ao mesmo tempo. Ainda não é claro se Project Century tem alguma ligação com Like A Dragon, mas parece que vai explorar um território semelhante. Passado no Japão de 1915, com muitas lutas à vista.
Turok Origins
A nova versão de Turok da Saber regressa e está cheia de dinossauros. Lembro-me de jogar Turok na N64 com uma velocidade de fotogramas muito baixa e uma distância de visualização curta, o que resultava quase sempre em ser devorado por dinossauros logo à partida. Felizmente, Turok Origins parece estar livre destes problemas, com uma velocidade de fotogramas suave e armamento poderoso para derrotar estes dinossauros.
Warframe 1999
O alpha de Warframe, que parecia prometedor, transformou-se agora num jogo completo após todos estes anos. Com ruas cobertas de neve, inimigos fantásticos para derrotar e um grande companheiro (ou inimigo?) felino, Warframe nunca teve um aspeto visual tão impressionante. E a boa notícia é que não vais ter de esperar muito, pois a data de lançamento é amanhã, 14 de dezembro.
Palworld
Um homem forte luta e associa-se a uma criatura gigante que se assemelha a um leão e a um urso? Hmmm… onde é que eu já ouvi isso antes? Palworld vai receber uma atualização chamada Feybreak a 23 de dezembro – um presente de Natal divertido (ou aborrecido) para aqueles que ainda jogam.
Onimusha: Way of the Sword
É isso mesmo, Capcom! Onimusha está de regresso. Embora o trailer de revelação tenha sido breve, a ação com espadas e os monstros são impressionantes – 2026 não podia estar mais longe!
The First Berserker: Khazan
Mais um trailer cinematográfico dos Game Awards para o RPG de fantasia negra The First Berserker: Khazan que não mostra nenhuma parte da sua jogabilidade, mas desta vez com uma data de lançamento. Se não consegues esperar pela estreia de Onimusha, isto pode muito bem preencher a lacuna, uma vez que será lançado a 27 de março de 2025.
Dying Light: The Beast
Revelado pela primeira vez na Gamescom em agosto, provavelmente lembrar-te-ás de que Dying Light: The Beast é uma aventura autónoma de Dying Light que te permite jogar como Kyle Crane, um homem revoltado que, sim, adivinhaste, tem capacidades feroses. Agora já sabemos quando vai ser lançado (bem, mais ou menos), por isso marca no teu calendário o verão de 2025
Stage Fright
Do criador de Overcooked, esta nova aventura cooperativa parece ser um prazer absoluto, e com um trabalho de narração britânico bastante agradável. Só pudemos ver um pouco das aventuras em ecrã dividido que vamos poder experimentar.
Game of Thrones: Kingsroad
A Netmarble está a criar um novo jogo de Game of Thrones com todos os actores favoritos da série da HBO, incluindo Jon Snow Kit Harrington. Bem, todos, exceto um personagem de Game of Thrones, pois parece que vais jogar com um nortenho infinitamente mais genérico que pode ser literalmente qualquer personagem. Ainda assim, é uma proposta intrigante para os fãs de Game of Thrones. Chega em 2025.
The Last of Us Part 2 Remastered PC
PS5 Pro, e agora? Sim, é mais uma data de lançamento para PC de um jogo clássico da PS5, desta vez para The Last of Us Part II Remastered, que chega a 3 de abril de 2025.
Sonic Team Racing Crossworlds
Sonic Team Racing está de volta – com Shadow the Hedgehog como o menor de todos os companheiros de Sonic. Será que vai finalmente responder à questão de saber porque é que os ouriços têm de ser rápidos e precisam de quatro rodas para serem… menos rápidos? Só o tempo o dirá.
Mafia: The Old Country
As tensões estão ao rubro no novo trailer de Mafia: The Old Country, e é provável que fiquem ainda mais acesas à medida que o jogo se prepara para ser lançado no verão de 2025. A este ritmo, o próximo verão vai ser bastante preenchido, não é?
Dispatch
Com as vozes de Aaron Paul e Laura Bailey, Dispatch é um jogo de animação de super-heróis em que tens de, sim, “despachar” heróis para combater crimes na cidade. Curiosamente, o trailer diz que é do estúdio por detrás de The Wolf Among Us e Tales From The Borderlands, mas antes que fiques com os olhos arregalados por causa da Telltale, o estúdio por detrás deste jogo é o Adhoc. Ainda não há data de lançamento.
Okami
Já passou demasiado tempo. E sim, a Clover também parece estar novamente no ativo, como Clover. Geddit? Imagino que isto ainda esteja a vários anos de distância, para já, que tal vermos o trailer mais quatrocentas vezes?
Intergalactic: The Heretic Prophet
O próximo jogo do realizador Neil Druckmann é um pouco diferente dos anteriores, com uma caçadora de recompensas no espaço que também tem uma espada laser radical para derrotar criaturas enormes. Parece muito interessante! Pelo menos no que toca a trailers cinematográficos. Não se pode criticar um trailer com os Pet Shop Boys.