Ao reduzir os custos operacionais das instituições e aumentar a eficiência em processos diversos, a transformação digital pode impulsionar a inclusão de pessoas que ainda não têm acesso integral ao sistema financeiro, diz André Miceli, professor e coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Ele exemplifica que, com uma maior adesão ao open finance —que permite que clientes compartilhem seus dados entre diferentes bancos—, a tendência é de aumento da concorrência entre instituições financeiras e de personalização de serviços, levando a condições melhores em empréstimos e outros produtos.
“Além de permitir que bancos incumbentes, ou seja, que dominam o mercado, criem soluções mais baratas para um público com renda menor, a digitalização abre espaço para a criação de novas empresas. Os bancos digitais nasceram nessa onda, e o desdobramento natural disso é que mais pessoas se bancarizem.”
Assessoria de investimentos – XP Investimentos
Para crescer, corretora investe na oferta de planejamento financeiro
O Brasil conta com quase 26,6 mil assessores de investimentos, segundo dados de outubro da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). O número é 342% maior que o registrado em 2018, de 6.011 assessores.
São 18,4 mil profissionais da área só na XP Investimentos, marca mais lembrada da categoria na pesquisa O Melhor da Internet, com 22% das menções. Thiago Maffra, CEO da XP Inc., considera que a empresa contribuiu para o crescimento da profissão, que deve seguir relevante mesmo com o avanço da inteligência artificial.
“A tecnologia traz novas ferramentas, melhora a experiência do cliente e potencializa o papel do assessor de investimentos, mas não o substitui. Quando falamos de planejamento financeiro de forma ampla, o assessor é ainda mais fundamental.”
Na terceira onda de crescimento da XP, o foco é o serviço de planejamento financeiro —comum no private banking, que atende clientes de alta renda— para quem tem patrimônio acima de R$ 100 mil, abordando temas como previdência, crédito, investimentos e sucessão.
“Entendemos toda a vida financeira do cliente para fazer recomendações e ajudá-lo a ter uma solução completa”, explica Maffra. “Com isso, reforçamos o posicionamento de ter um serviço muito acima do que os bancos entregam e de não ser só um vendedor de produtos.”
XP Investimentos
22% das menções
Fundação
2001
Sede
São Paulo
Canais digitais
Site, aplicativo e redes sociais
Usuários
4,6 milhões de clientes ativos (somando todas as marcas do grupo XP Inc.)
IA ajuda banco a aprimorar e personalizar serviços
Ferramentas de inteligência artificial têm ajudado instituições financeiras a analisar dados e propor produtos, serviços e orientações mais personalizados. A IA também é usada em análises de crédito, detecção de fraudes e assistentes virtuais que podem melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos operacionais dos bancos, diz Miceli, da FGV.
O Nubank utiliza ferramentas de IA nessas frentes desde que foi fundado, afirma Vitor Olivier, diretor de tecnologia do banco. “É como conseguimos entregar serviços mais acessíveis, com preço mais baixo, numa escala de mais de 100 milhões de clientes.”
Um exemplo está na análise de dados obtidos via open finance para ampliar o conhecimento sobre a vida financeira dos clientes e fortalecer o relacionamento com eles oferecendo, além de recomendações, produtos e serviços adequados às necessidades e com preços mais vantajosos —seja do Nubank, seja de concorrentes, segundo Olivier.
“Queremos ajudar o cliente a tomar decisões melhores sobre a gestão financeira. Ao observar o comportamento fora do Nubank, conseguimos identificar se há dinheiro parado e sinalizar que dá para mover para um fundo ou trazer para render no Nubank, e ajudar alguém que está em cheque especial em outra instituição a cobrir se tiver recurso ou até mesmo oferecer um crédito mais barato para quitar a dívida.”
Nubank
26% das menções
Fundação
2013
Sede
São Paulo
Canais digitais
Site, aplicativo, redes sociais e ouvidoria via email (ouvidoria@nubank.com.br) e telefone (0800 887 046)
Usuários
Mais de 100 milhões de clientes no Brasil e 110 milhões de clientes globalmente
Meio de pagamento online – Pix e PayPal
Novidades do Pix podem promover inclusão e aquecer economia
Com 20% das menções, o Pix lidera como meio de pagamento online, categoria estreante n’O Melhor da Internet. Segundo pesquisa divulgada pelo Banco Central no início do mês, o Pix é a forma de pagamento mais usada no país, por 76,4% da população, superando o dinheiro em espécie e os cartões de débito e crédito.
Benéfico pelo imediatismo, pela disponibilidade, pela gratuidade e pela facilidade de uso, o Pix simplifica a transferência de recursos e facilita a entrada de pessoas que teriam dificuldade com processos burocráticos no sistema financeiro, afirma Miceli, da FGV.
Além de promover inclusão, novidades previstas para o Pix, como pagamento por aproximação e acréscimo de funções do cartão de crédito, podem aquecer a economia.
“Uma pessoa que não tem acesso a cartão de crédito, mas consegue parcelar compras no Pix, antecipa transações que só aconteceriam depois ou que nem aconteceriam. O giro da economia é o grande impacto que o Pix traz numa realidade econômica como a brasileira.”
O Pix divide a liderança na pesquisa Datafolha com o PayPal, citado por 18% dos entrevistados. Procurada pela Folha, a empresa não respondeu.
Pix
20% das menções
Lançamento
2020
Sede
Brasília (Banco Central)
Canais digitais
Site do BC, disponível em instituições financeiras
Usuários
170 milhões (pessoas físicas e jurídicas)
PayPal
18% das menções
Fundação
1998
Sede
São Paulo
Canais digitais
Site a aplicativo
Usuários
432 milhões no mundo