O feriado de Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira (15), deve ter muita chuva no estado de São Paulo, com risco elevado de alagamentos, enchentes e transbordamentos de rios e córregos tanto na região metropolitana quanto em cidades do interior.
A previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo é de o dia começar com céu nublado na capital paulista, com os termômetros na marca dos 16°C na madrugada e 23°C de máxima à tarde. O problema é que toda a região Sudeste está com muita umidade do ar, o que deve provocar chuva na forma de pancadas de moderada a forte intensidade a partir da tarde, elevando o risco para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.
Esse tempo chuvoso nesta sexta pode atrapalhar o deslocamento dos 64.851 candidatos que disputarão o vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 35 cidades brasileiras, sendo 31 no estado de São Paulo, das 14h às 19h. Por isso, os estudantes precisam sair com antecedência para não perderem o horário.
Essa chuva mais forte deve continuar até a manhã de sábado (16), que também deverá ter o céu com muitas nuvens e o aparecimento do sol, mas com possibilidade de chuva isolada e passageira. A temperatura nesse dia deve variar entre 19°C e 23°C.
Segundo o CGE, esse cenário meteorológico é provocado pelo fluxo de umidade da região Centro-Norte do país, associado a uma frente fria praticamente estacionária no oceano Atlântico na altura do Sudeste.
Isso deve fazer com que o sábado comece com tempo instável e chuvoso desde a madrugada, mantendo-se assim na maior parte do dia. Nesse dia, a previsão é de precipitação de cerca de 40 mm na região metropolitana de São Paulo, quadro que eleva consideravelmente o risco de formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, bem como quedas de árvores.
“São esperados elevados volumes de chuva, o que também aumenta a condição de deslizamentos de terra. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e a máxima não passa dos 23°C. Umidade relativa do ar em alta com valores mínimos acima dos 75%. No domingo (17) a condição de chuva intensa diminui, mas ainda há previsão de precipitação isolada, porém de curta duração ao longo do dia. Temperatura mínima de 18°C e máxima ao redor dos 25°C”, informa o CGE.
Para o interior do estado, a previsão é que esta sexta seja ainda mais chuvosa em algumas regiões do que na capital. O CGE da Defesa Civil estadual emitiu um boletim informando que há condições para temporais, seguidos por raios e rajadas de vento nas regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Já as regiões do Vale do Paraíba, São José dos Campos, Baixada Santista, litoral norte, São José do Rio Preto, Araçatuba, Vale do Ribeira, Itapeva e região metropolitana de São Paulo devem registrar acumulados mais baixos, porém, não são descartados momentos de fortes chuvas.
“Diante deste cenário, fique atento às recomendações da Defesa Civil e se programe ao sair de casa ou viajar. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30 cm, levar um automóvel”, alerta a Defesa Civil.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa que não há previsão de ventos muito fortes no estado de São Paulo, apenas moderados, entre 40 e 60 km/h. Com esses, porém, galhos podem ser danificados e provocar apagões. O instituto destaca que o risco passa a ser elevado a partir de 75 km/h, quando pode ocorrer quedas de árvores e danos em construções. Rajadas de 90 km/h ou acima já entram no nível crítico, representando a possibilidade de árvores arrancadas e danos estruturais em construções.