Uma massa de ar seco continua agindo sobre o estado de São Paulo nesta quinta-feira (19), deixando o dia quente e sem previsão de chuva.
Assim como nesta quarta (18), a quinta deve ser mais um dia ensolarado e com temperaturas em rápida elevação desde as primeiras horas da manhã, informa o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo. A previsão é que a quantidade de nuvens aumente entre o fim da tarde e a noite, no entanto, não deve chover.
O órgão municipal indica que as temperaturas devem variar entre a mínima de 18°C nas primeiras horas do dia e a máxima de 31°C, à tarde.
Nesta quarta, os termômetros apontaram 28°C em Perus, na zona norte, e 27°C no Butantã, na zona oeste. A umidade relativa do ar nesses locais foram, respectivamente, de 50% e 53%.
Se a quinta será de tempo aberto, o clima começará a mudar na sexta-feira (20), prevê o CGE. “Entre o meio da tarde e o início da noite, a propagação de áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva com potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Antes das precipitações, a sensação será de tempo abafado. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20°C na madrugada e a máxima de 27°C no início da tarde”, diz o CGE.
Os dados do CGE mostram que dezembro acumulou até o momento 55,4 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 30,3% dos 182,9 mm esperados para o mês. A previsão, porém, é de muita chuva no estado principalmente no sábado (21).
Como nos últimos dias, o litoral paulista segue com temperaturas um pouco mais amenas que no restante do estado, devido à presença da brisa marítima. Em Santos, a previsão é que os termômetros variem entre 19°C e 26°C nesta quinta-feira. Já em São Sebastião, deve ser de 19°C a 25°C.
Por outro lado, os municípios do centro-norte paulista devem enfrentar um aumento do calor. Em São José do Rio Preto, por exemplo, a previsão indica variação entre 23°C e 35°C. Já em Presidente Prudente e em Ribeirão Preto, deve ficar entre 22°C e 32°C. Outros municípios: Bauru (19°C a 32°C), Campinas e São José dos Campos (17°C a 30°C), e Franca (20°C a 29°C).
Temporais atingem outros estados
Se São Paulo deve ter um dia de sol, outros estados podem enfrentar tempestades nesta quinta-feira. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o alerta laranja de perigo para tempestade numa grande área que agora atinge o leste de Minas Gerais, o norte do estado do Espírito Santo e o sul da Bahia.
Para esses locais, a previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Devido a esse sistema, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos.
Outra região que deve enfrentar chuvas é a Sul, com alerta amarelo de perigo potencial para temporais do centro norte do Rio Grande do Sul, passando pelo oeste de Santa Catarina e do Paraná até o sul do Mato Grosso do Sul.
Nessa faixa, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Os riscos de alagamentos e corte de energia são menores, mas existem.