A Razer é uma das marcas mais conhecidas no mundo gaming, sempre na vanguarda da tecnologia e lançando constantemente novos produtos que prometem agilizar a vida dos seus consumidores. Os ratos para computador correspondem a uma grande fatia dos produtos por ela produzidos e, ao longo dos últimos dias, tive a oportunidade de analisar o mais recente de todos: o Basilisk V3 Pro 35K.
É sempre traiçoeiro analisar ratos, já que existe um enorme componente de subjetividade acoplado: aquilo que resulta para mim, poderá não resultar para outras pessoas (e vice-versa). Contudo, é da Razer que estamos a falar, e a marca entrega consistentemente produtos de grande qualidade que são reconhecidos por jogadores de todo o mundo.
A Razer volta a triunfar
Sinto-me sempre um disco riscado ao falar dos dispositivos da Razer, mas não há como fugir: o Basilisk V3 Pro 35K é exatamente aquilo que espero de um lançamento da marca, aliando a conveniência, praticidade e design num só embrulho.
Comecemos pelas suas especificações técnicas: utilizando o Focus Pro 35K Optical Sensor Gen-2, o rato possui um grau elevado de tracking que permite utilizar o dispositivo de forma exemplar numa vasta variedade de superfícies, desde madeira, vidro ou o leal tapete. Como seria de esperar de um produto deste calibre, a versatilidade é um componente chave, e adapta-se a todo o tipo de ocasiões – quer seja para um uso de corriqueiro do computador, gaming descontraído ou competições intensas de multiplayer.
Especificações do Razer Basilisk V3 Pro 35K
- Ergonomia: Mão direita
- Conectividade:
- Razer HyperSpeed sem fios
- Bluetooth
- Com fio
- Autonomia da bateria:
- Até 140 horas com o Razer HyperSpeed Wireless (movimento constante a 1000 Hz)
- Até 28 horas com o Razer HyperPolling Wireless Dongle e o Mouse Dock Pro* (movimento constante a 8000 Hz) *ambos vendidos em separado
- Até 210 horas com Bluetooth
- Iluminação: Razer Chroma™ RGB (Roda de deslocamento, logótipo, brilho inferior multi-zona)
- Sensor: Ótico Focus Pro 35K Gen-2
- Sensibilidade: 35000 DPI
- Velocidade máxima: 750 IPS
- Aceleração máxima: 70 G
- Botões programáveis: 11
- Tipo de Switch: Comutadores de rato ótico Gen-3
- Ciclo de vida do interruptor: 90 milhões de cliques
- Perfis de memória integrados: 5
- Pés do rato: 100% PTFE
- Roda de scroll:
- Roda de inclinação Razer™ HyperScroll de 4 direções
- Modos de rotação livre e entalhado acionados eletronicamente
- Modo Smart-Reel configurável no Synapse
- Dimensões:
- Comprimento: 130 mm
- Largura: 75.1 mm
- Altura: 42.5 mm
- Peso: 112 g
- Compatibilidade da Dock: Razer Mouse Dock Pro com Razer Wireless Charging Puck* (ambos vendidos separadamente)
Uma das funcionalidades mais inovadoras do rato são os três modos existentes para a sua roda do scroll, que mudam de forma drástica a sensação que causa nos dedos: Tactile Cycling, Free-Spin Scrolling e Smart-Reel Mode. Os nomes são já bastante indicativos por si, com o Tactile Cycling a criar o tradicional clique de cada vez que fazemos scroll e o Free-Spinning a retirar todo o tipo de tração, para um movimento fluido. Por sua vez, o Smart-Reel Mode mistura ambos, consoante a velocidade com que fazes scroll.
É possível intercalar entre estes modos com um botão logo abaixo da roda de scroll, conferindo uma enorme praticidade ao rato, mas em momento algum consegui adaptar-me ao modo sem tração – por mais prazeroso que seja nas mãos, não confere o tipo de precisão que necessito.
Personalização máxima com o Razer Synapse
Como é habitual nos produtos da Razer, existe um acréscimo de opções de personalização utilizando o Razer Synapse, e o Basilisk V3 Pro 35K não é exceção. Acedendo ao software, é possível configurar de forma mais minuciosa os níveis de tensão e de aceleração do scroll de uma forma sem precedentes, sendo aconselhável perder algum tempo para encontrar o equilíbrio perfeito. Como se pode ver, a Razer criou um sistema que dá a qualquer consumidor a oportunidade de moldar o dispositivo aos seus próprios gostos pessoais, independentemente do uso que lhe querem dar.
E para além deste lado versátil do dispositivo, é impossível não ficar rendido à sua ergonomia e design. A Razer destaca-se por criar ratos bastante atraentes de um ponto de vista visual, mas, desta feita, a marca excedeu-se: o Basilisk 35K é insanamente bonito, com um hipnótico jogo de luzes que lhe confere vida.
Utilizando a tecnologia Razer Chroma RGB, a roda do scroll, o logótipo e a parte inferior do dispositivo brilham de forma suave e atraente, criando um efeito muito belo na secretária. A Razer afirma que existem 16.8 milhões de cores disponíveis que podem reagir dinamicamente com cerca de 200 jogos, e tudo isto pode ser configurado de forma mais precisa e individual através do Razer Synapse.
Belo, com um hipnótico jogo de luzes
Recebemos a versão branca do rato, que prima por um aspeto “clean” mas ainda assim sofisticado e confortável. Mais leve do que aparenta (pesa apenas 112g), ele assenta perfeitamente na mão e inclui ainda um repouso na parte esquerda para posicionarmos o nosso polegar, longe de pressionarmos erradamente os botões laterais. A carcaça parece ser feita de um duro plástico e encontra-se revestida por uma superfície rugosa que impede a mão de escorregar, mesmo nas sessões de jogos mais intensas.
Outro dos pontos dignos de foco são: os 13 botões personalizáveis que agilizam ainda mais as sessões de gaming – com especial ênfase para jogos multiplayer frenéticos – possibilitando uma combinação infinita de comandos e tornando ainda mais fácil executar determinadas ações; as diversas formas de conexão, como Razer HyperSpeed Wireless, Bluetooth ou utilizando o cabo USB-C; o facto de a bateria poder durar 210 horas, dependendo obviamente do modo de conexão.
O Razer Synapse merece uma última menção, até porque funciona de forma simbiótica com o rato e permite uma calibração e personalização sem igual. O meu conselho é que descarregues o software o mais cedo possível, até porque podemos descrevê-lo como uma extensão do próprio dispositivo que o torna ainda mais fiável.
O preço é que não é para todos
Já tive a oportunidade de experimentar vários ratos, incluindo da própria Razer, e acredito que este é o melhor que a marca já criou. Isto é algo que não se pode afirmar de forma leviana, porque os produtos por ela criados são consistentemente bons, com um nível de qualidade acima da média. O único ponto negativo que posso destacar é o que aponto frequentemente aos produtos da Razer: o Basilisk V3 Pro 35k é bastante caro – custa €179.99 de acordo com o website oficial – e este é um preço intolerável para a maioria dos consumidores. Existem boas opções no mercado por valores exponencialmente mais baixos, e cada um terá de avaliar por si mesmo se o rato valerá um investimento tão avultado.
Mas a sua qualidade fala por si: fácil de utilizar, muito confortável, com um tracking soberbo e um jogo de luzes que lhe dá um aspeto elegante, este é o rato ideal para qualquer pessoa. Não vejo como a Razer pode melhorá-lo em lançamentos futuros.
Prós: | Contras: |
|
|