Ao longo dos últimos meses, a Sony Interactive Entertainment redobrou os seus esforços para ampliar a gama de acessórios que podes associar à PlayStation 5, a sua mais recente consola. Além de um novo comando profissional chamado Dualsense Edge, o reprodutor remoto oficial chamado PlayStation Portal, e o comando de acessibilidade Access, a companhia expandiu a gama de auriculares Pulse.
Quando a Sony apresentou as ambições sonoras da sua PS5, com a tecnologia de áudio Tempest 3D, os Pulse 3D surgiram em destaque como a sua solução oficial. São auriculares pensados para quem deseja um som mais rico e vibrante nas suas sessões com a consola. Desfrutar de um belo jogo com o som a ganhar profundidade e até verticalidade é algo que decididamente transforma as experiências, especialmente se nos transmitem com maior autenticidade as ambições das produtoras.
Num momento em que os Pulse Elite chegaram às lojas, mais uma opção over-ear, a PlayStation apresentou em dezembro a sua própria opção in-ear, dedicada a todos os que sentem desconforto com dispositivos de maior dimensão em torno das suas orelhas. Desenvolvida pela própria PlayStation, é um dispositivo que poderá despertar estranheza quando já existem os InZone Earbuds da própria Sony.
Se tiveste a oportunidade de ver a a nossa cobertura aos Sony Inzone Earbuds, sabes que prefiro uma solução in-ear, devido ao conforto. Os over-ear podem exibir fortes argumentos na qualidade sonora, mas por vezes o desconforto que causam, especialmente no verão, pode tornar uma opção in-ear atrativa.
Principais destaques
É aqui que entram os Pulse Explore, uma opção oficial da PlayStation. De forma rápida, posso partilhar que estes auriculares lançados em dezembro de 2023 conseguem bons argumentos, mas a experiência geral que vais obter aqui fica aquém do desejado. Tudo dependerá do quão fortes são os seus pontos positivos no contexto da tua experiência pessoal, se preferes in-ear devido ao conforto e queres uma experiência sem fios ou se não tens qualquer problema com over-ear e fios não te fazem confusão. Diferentes soluções para diferentes necessidades.
Principais destaques:
- Inclui caixa de transporte e carregamento
- Leves e confortáveis
- Transdutores eletromagnéticos planos para melhorar qualidade de som gaming
- Tecnologia PlayStation Link para ligação sem fios sem perdas
- Podes ligá-los a dois dispositivos
- Microfone melhorado com rejeição de ruído através da IA
Compatível com diversos dispositivos e com a possibilidade de os usar dentro e fora de casa, os Pulse Explore tornam-se numa opção curiosa para os donos de uma PS5, especialmente porque inclui bons argumentos no som das experiências gaming. A tecnologia de transdutores eletromagnéticos planos é mesmo o destaque e conseguem aquela sensação de “estou a ouvir sons que nunca ouvi neste jogo”, tal é a pureza do som gaming.
- Caixa de transporte: A caixa de transporte dos Pulse Explore permite-te levá-los para fora de casa. Acabaste de jogar na PS5 e ao sair de casa queres ouvir música no telemóvel ou portátil? A caixa permite-te fácil transporte para os arrumar quando não quiseres ouvir mais música pois é relativamente pequena e leve.
- Leves e confortáveis: Os Pulse Explore são exatamente o que procurava em termos de conforto. In-ear que colocas facilmente nos ouvidos e não incomodam após várias horas a jogar. Se sentes desconforto com o peso ou temperatura dos over-ear, é uma opção a ter em conta e que traz para a PS5 o que muitos já consideram padrão no mobile.
- Qualidade de som gaming: A PlayStation procura evidenciar o som gaming dos Pulse Explore com os transdutores eletromagnéticos e a qualidade convence. Mesmo que seja necessário recorrer ao equalizador para reforçar os graves e aumentar o som devido à ausência de cancelamento de ruído, a experiência de som gaming é muito competente. O efeito 3D do som e a sensação que escutas tudo a vir de uma direção específica está aqui presente e é o seu melhor argumento.
- Conectado a dois dispositivos em simultâneo: Uma das melhores funcionalidades dos Pulse Explore é a possibilidade de os conectar à PS5 através do PlayStation Link e ao mesmo tempo mantê-los ligados a um telemóvel ou PC por Bluetooth. Isto permite-te jogar com uma boa qualidade de som e atender chamadas, por exemplo. Também podes optar por jogar e ouvir um podcast ou música, algo que me é muito conveniente quando estou simplesmente a “farmar”.
- Microfone: Não esperes ter aqui a qualidade de um dispositivo específico para capturar a tua voz ou até o mesmo de um auricular que posiciona o microfone mais próximo da tua boca. A qualidade da tua voz está longe da ideal, capturar um gameplay com a tua voz poderá tornar muito difícil escutá-la, mas consegue surpreender ao cancelar o ruído à tua volta. Mesmo que a qualidade da tua voz seja má, não escutarás o ruído de quem está à tua volta.
- Compatibilidade: Sim, a compatibilidade com PS5, PlayStation Portal, PC, Mac e mobile é mesmo um bom ponto a seu favor. Podes usá-lo facilmente entre diversos dispositivos e como são tão pequenos e leves, podes usá-los de forma conveniente dentro e fora de casa. Para muitos, isto não terá especial importância, mas para outros poderá ser uma espécie de solução universal.
As principais contrapartidas
Tecidos estes elogios aos Pulse Explore, preciso deixar uma menção a duas especificidades que reduzem a qualidade geral da experiência. É fácil usar os Pulse Explore e sentir que exibe bons argumentos envoltos em fraquezas evidentes, que acabam por ter um forte impacto na experiência geral:
- Bateria: a bateria dos Pulse Explore dura pouco. Quando existem no mercado soluções como os Sony Inzone Earbuds cuja bateria dura até 12h, os Pulse Explore conseguem apenas 5h a jogar. A caixa carrega os auriculares e prolonga a sua vida para o dobro, mas é pouco. Mesmo que as tuas sessões não durem tanto, limita o potencial do uso dentro e fora de casa, limita a sua conveniência. Sentirás que passas pouco tempo sem os carregar.
- Cancelamento de ruído: Enquanto auriculares especialmente focados no gaming, a qualidade sonora é mesmo muito boa. No entanto, devido à ausência de cancelamento de ruído, os seus argumentos para uso fora de casa (seja a ver filmes ou ouvir música) caem totalmente por terra. Se os vais usar unicamente em casa para gaming, aumentar o volume ajuda a eliminar muito do ruído em redor, mas conseguirás na mesma escutar sons exteriores que quebram a imersão.
Conclusão
Após passar um mês com os Logitech Astro A50X, uma autêntica delícia para os teus ouvidos, qualquer outro auricular ficará aquém, mas mesmo com as expectativas ajustadas, é difícil não sentir que as limitações dos Pulse Explore pesam demasiado. Especialmente quando já existem no mercado opções como os Inzone Earbuds da própria Sony, que conseguem uma boa relação entre tecnologia, funcionalidades e preço. Atualmente, é praticamente impossível não olhar para os Pulse Explore como o protótipo de uma futura boa ideia.
Prós: | Contras: |
|
|