Em seu último torneio como profissional, o espanhol Rafael Nadal abriu as quartas de final da Copa Davis nesta terça-feira (19) com derrota para o holandês Botic Van de Zandschulp.
Van de Zandschulp fechou o jogo em 2 sets a 0, com um duplo 6-4, em uma hora e 50 minutos na Martin Carpena Arena, em Málaga.
“Provavelmente foi meu último jogo, perdi o primeiro e último. A decisão não cabe a mim, mas se eu fosse o capitão, colocaria outro jogador. Talvez a decisão mais fácil seja me trocar por Roberto [Bautista]”, disse Nadal em entrevista coletiva após a partida.
Esta é apenas a segunda derrota de Nadal em um jogo de simples pela Copa Davis, torneio em que o espanhol de 38 anos soma 29 vitórias. Também foi a primeira derrota diante de Van de Zandschulp, a quem já venceu duas vezes na carreira.
Dono de 22 títulos de Grand Slam e quatro da Copa Davis, Nadal não disputava um jogo oficial desde a derrota nas quartas de final do torneio olímpico de duplas nos Jogos de Paris, em 31 de julho.
“No final, sabia que poderia ser meu último jogo como profissional, por isso os momentos prévios foram emocionantes, difíceis de gerir. Tentei fazer da melhor maneira possível, controlar, mas às vezes é difícil. Não posso agradecer o suficiente às pessoas que me ajudaram, o público foi incrível, como sempre na Espanha“, afirmou o tenista.
Na sequência, Carlos Alcaraz venceu Tallon Griekspoor por 2 sets a 0, parciais de 7-6 (7/0) e 6-3, em uma hora e 25 minutos, e o confronto entre holandeses e espanhóis será decidido no jogo de desempate entre duplas.
A Espanha busca o sétimo título da Copa Davis, enquanto a Holanda tenta igualar ou melhorar sua melhor campanha, uma semifinal em 2001.
Sem reação
No primeiro set, Nadal foi rapidamente colocado em dificuldade por Van de Zandschulp em seus games de serviço.
Claramente menos ágil e eficiente do que nos seus melhores anos, o espanhol teve o saque quebrado no nono game e acabou derrotado no primeiro set por 6-4.
Na segunda parcial, Nadal foi quebrado novamente logo no primeiro e no quinto game e Van de Zandschulp abriu 4-1. Mas o ex-número 1 do mundo teve seu momento ao devolver uma das quebras e esboçar uma reação para levantar o público.
No entanto, o holandês conseguiu manter a vantagem construída para selar a vitória, fechando o segundo set com o mesmo placar do primeiro.
“Tentei ter a melhor energia possível, mas não foi suficiente, Botic foi melhor que eu hoje. Nada a dizer, foi tomada a decisão de que eu jogasse, sabíamos que era uma decisão um pouco arriscada. Mas David [Ferrer, treinador da Espanha] nos viu treinar e achou que era o adequado no aspecto esportivo”, declarou Nadal.
“No início, acho que nós dois estávamos nervosos com toda a multidão. É o que significa jogar contra Rafa na Espanha, ele é provavelmente o melhor atleta que o país já teve”, disse Van de Zandschulp.
Quem passar entre Espanha e Holanda vai enfrentar na semifinal da Copa Davis o vencedor do duelo entre Alemanha e Canadá, que jogam na quarta-feira (20).