A Investing.com — O Office Properties Income Trust (OPI) teve sua classificação de crédito do emissor elevada para ‘CCC’ de ‘CCC-‘ pela S&P Global Ratings após uma recente oferta de troca privada. A empresa também melhorou sua posição de liquidez de curto prazo, levando à remoção de todas as classificações do CreditWatch, onde foram colocadas em 25 de novembro de 2024. Apesar da elevação, a perspectiva permanece negativa.
As notas sênior garantidas de março de 2029 da empresa também viram uma elevação em sua classificação de nível de emissão para ‘B-‘ de ‘CCC+’, com a classificação de recuperação permanecendo em ‘1’. No entanto, as classificações das notas sênior garantidas de setembro de 2029 e das notas sênior não garantidas permaneceram inalteradas em ‘CCC’ e ‘CCC-‘, respectivamente. A classificação de recuperação para as notas de setembro de 2029 foi revisada para ‘3’ de ‘2’, enquanto as notas não garantidas viram uma revisão para ‘5’ de ‘3’.
As novas notas sênior garantidas de março de 2027 do OPI receberam uma classificação de nível de emissão de ‘B-‘ e uma classificação de recuperação de ‘1’. A perspectiva negativa reflete a pressão contínua de liquidez e o risco de refinanciamento devido aos vencimentos de dívida próximos e ao acesso limitado ao capital. Espera-se que o desempenho operacional da empresa permaneça sob pressão devido a ventos contrários seculares e vencimentos significativos de arrendamentos no curto prazo.
Como parte de sua oferta de troca, o OPI emitiu 445 milhões de dólares em novas notas sênior garantidas de 3,25% com vencimento em 2027 e 11,5 milhões de ações de seu patrimônio comum. Os recursos foram usados para contabilizar 340 milhões de dólares de suas notas sênior não garantidas de 4,5% com vencimento em fevereiro de 2025. As novas notas de 2027 serão garantidas por garantias de primeira prioridade em 35 propriedades de escritórios, garantias de segunda prioridade em 19 propriedades e garantias de certas subsidiárias.
Além disso, o OPI anunciou o fechamento de 17 vendas de propriedades no quarto trimestre de 2024 por um total de 114,5 milhões de dólares. Esses fundos, juntamente com o caixa disponível, serão utilizados para pagar os 113,1 milhões de dólares restantes das notas sênior não garantidas de 4,5% com vencimento em fevereiro de 2025. As propriedades vendidas estavam 44% ocupadas, com um prazo médio de arrendamento remanescente de 2,3 anos, o que deve fortalecer o portfólio remanescente da empresa.
Apesar dessas medidas, o OPI ainda enfrenta um risco significativo de refinanciamento devido aos próximos vencimentos de dívida e acesso limitado ao capital. A empresa tem um resgate obrigatório de 125 milhões de dólares de suas novas notas garantidas de 2027 com vencimento até 1º de março de 2026, e 140,5 milhões de dólares de suas notas sênior não garantidas com vencimento em junho de 2026. Outras dívidas incluem um empréstimo a prazo e uma linha de crédito rotativo com vencimento em janeiro de 2027, 80,8 milhões de dólares em notas sênior não garantidas com vencimento em fevereiro de 2027 e novas notas sênior garantidas de 2027 com vencimento em março de 2027.
Espera-se que o desempenho operacional da empresa permaneça desafiador no próximo ano. Em 30 de setembro de 2024, a porcentagem de locação do OPI caiu para 82,8% de 89,9% um ano antes. A receita operacional líquida da empresa diminuiu 5,8% nos primeiros nove meses de 2024. A empresa tem 14,2% de sua receita de aluguel anualizada expirando do final do terceiro trimestre até o final de 2025.
As classificações do OPI poderiam ser rebaixadas à medida que seus vencimentos de dívida se aproximam se um inadimplemento de pagamento, reestruturação de dívida ou troca sob pressão for esperado nos seis meses seguintes. No entanto, uma ação positiva poderia ser tomada se a empresa refinanciar com sucesso seus próximos vencimentos de dívida e melhorar sua posição de liquidez.
Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.