Fechar menu
Brasil Eleve

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias do Brasil Eleve

    O que há de novo

    Haddad diz que governo agiu certo em fraudes no INSS

    maio 12, 2025

    Governo e bancos farão “pente-fino” em empréstimos consignados

    maio 12, 2025

    Índia desponta em meio à guerra comercial

    maio 11, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Brasil Eleve
    Anunciar
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
    Brasil Eleve
    Home » Mudar roteiro mental sobre sexo é importante na menopausa – 08/04/2025 – Equilíbrio
    Saúde

    Mudar roteiro mental sobre sexo é importante na menopausa – 08/04/2025 – Equilíbrio

    Brasil ElevePor Brasil Eleveabril 8, 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar
    Whatsapp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail Link de cópia


    A menopausa é quando a menstruação de uma mulher para devido a níveis hormonais mais baixos

    Baixa libido, secura vaginal e alterações extremas de humor. Esses são alguns dos sintomas que as mulheres costumam sentir durante a menopausa.

    Para muitas, essas mudanças podem começar até dez anos antes da menopausa, o período conhecido como perimenopausa.

    Suzan está na faixa dos 40 anos e mora em Vancouver, Canadá. Ela está passando pela perimenopausa e diz que “o sexo ficou muito doloroso. Ainda tenho desejo sexual, mas a dor me desanima. Eu não tinha certeza do que estava acontecendo e, para ser honesta, levei um tempo para falar sobre isso com meu médico.”

    Com o aumento da expectativa de vida, as mulheres podem esperar viver cerca de um terço de suas vidas na pós-menopausa. A menopausa é quando a menstruação de uma mulher para devido a níveis hormonais mais baixos. Isso marca o fim dos anos reprodutivos de uma mulher e pode causar muitas mudanças físicas e psicológicas.

    Aziza Sesay, clínica geral e defensora da educação em saúde no Reino Unido, diz que a secura vaginal, que pode levar a uma relação sexual dolorosa, é o resultado direto de um declínio nos níveis do hormônio estrogênio. Mas, como em muitas culturas é tabu para as mulheres falarem sobre sua vida sexual, ela diz que “ainda há mulheres que acreditam que sexo doloroso é normal e que é nossa responsabilidade como mulheres em relacionamentos heterossexuais suportar essa dor para agradar nossos homens.”

    Aziza diz que por causa dessas crenças muitas mulheres podem não vir diretamente até ela para abordar esses problemas. “Elas podem continuar sofrendo em silêncio”, ela acrescenta.

    Hormônios e sintomas ocultos

    O estrogênio é o hormônio responsável pela libido, juntamente com a testosterona, que os ovários também liberam. Quando esses níveis hormonais começam a cair, as mulheres experimentam mudanças em seu desejo sexual.

    Rosie tem 45 anos e mora na Alemanha. Ela passou por uma histerectomia aos 30 anos após ser diagnosticada com câncer de ovário. O procedimento levou a uma menopausa forçada precoce. Ela conta à BBC que as mudanças pelas quais passou foram drásticas. “Eu costumava gostar muito de sexo e, de repente, ele desapareceu, eu não conseguia sentir nenhum estímulo físico.”

    Nazanin Maali, psicóloga e terapeuta sexual na Califórnia, diz que na maioria das vezes as mulheres que estão passando pela menopausa vêm até ela por falta de desejo e dor durante o sexo. “Em muitos casos, elas se sentem presas. Mas também há muitas mulheres que querem fazer sexo, mas simplesmente não estão mais interessadas em relações sexuais com penetração”, explica ela.

    Todas

    Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres

    Mas não é somente a secura vaginal ou a baixa libido que tornam o sexo menos desejável para as mulheres nesta fase de suas vidas. Para Yas, de 49 anos, que mora no Reino Unido, infecções recorrentes do trato urinário foram a razão pela qual ela perdeu o interesse em sexo. “Perdi todo o interesse em sexo porque sempre tenho infecções terrivelmente dolorosas depois”, contou à BBC. Ela diz que por muito tempo os médicos não diagnosticaram esse problema como relacionado à menopausa.

    Sesay explica que as infecções do trato urinário também são um efeito colateral de níveis mais baixos de estrogênio. “As pessoas pensam em estrogênio e pensam em períodos ou no aspecto reprodutivo dele, mas o estrogênio é um hormônio tão incrível que funciona em todo o nosso corpo, dos folículos capilares à nossa pele. O estrogênio é responsável por lubrificar a vagina e a uretra e uma queda no estrogênio torna o tecido ao redor da uretra fino e seco e mais propenso a infecções”, diz ela.

    Em muitas culturas, a sexualidade feminina é definida como puramente relacionada à reprodução e, portanto, há um equívoco de que a vida sexual das mulheres acaba após a menopausa. Maali acrescenta que valorizar as mulheres por sua juventude pode tornar difícil essa fase de suas vidas e “isso chega a algumas mulheres com uma sensação de pesar”.

    Mas ela também diz que tem pacientes “que começam a ter o melhor sexo de suas vidas após a menopausa.”

    Quais tratamentos estão disponíveis?

    De acordo com Maali, “todos esses desafios da menopausa têm soluções e há muitas intervenções médicas e não médicas que podem ajudar as mulheres a continuar tendo uma vida sexual ativa e a desbloquear mais prazer”.

    Haldita, de 65 anos, mora em Londres e sua vida sexual ficou mais agitada com a menopausa, pois coincidiu com seu divórcio. “Eu me separei aos 43 anos e meus sintomas de perimenopausa começaram aos 45-46. Eu estava tipo, viva! Finalmente me senti livre, e comecei a ter uma vida sexual muito saudável e excitante naquela época”.

    Quando se trata de reacender as chamas da paixão, a principal dica de Maali é “reavaliar seu roteiro sexual”. Ela diz que todos nós “temos uma imagem de como o sexo deve ser e o que é um bom sexo, mas conforme nossos corpos mudam, precisamos atualizar e mudar esse roteiro mental. Nesta fase da sua vida, pergunte a si mesma o que é um bom sexo para mim?”

    Ela também enfatiza as preliminares e a exploração do prazer sem penetração. “Alterações no tecido vaginal podem significar menos sensibilidade ali, então introduzir brinquedos sexuais, como vibradores, pode ajudar.”

    E se os sintomas da menopausa estão afetando sua vida sexual, Aziza Sesay aconselha “procurar ajuda e, se necessário, mudar de médico, não desista e não fique envergonhada.”

    Segundo Sesay, “em termos de tratamento, a TRH (Terapia de Reposição Hormonal) é a primeira da fila. Ela vem de diferentes maneiras: em forma de adesivo, gel ou pílula. Algumas pessoas podem não ter permissão para usar hormônios que passam pela corrente sanguínea como pílulas, mas sempre há os tópicos que podem ser usados diretamente na vagina.”

    Neda, que mora na Nova Zelândia, não podia tomar pílulas de TRH devido ao câncer que havia tido. “Mas me deram em uso tópico quando insisti que queria que a TRH melhorasse minha vida sexual. Ser diagnosticada com um tipo agressivo de câncer significava que os médicos não priorizavam minha vida sexual”, diz ela.

    Aziza diz que também existem tratamentos de venda livre, como lubrificantes e hidratantes vaginais, mas ela recomenda que as pessoas verifiquem os ingredientes para quaisquer sensibilidades. Para aquelas que estão passando por um enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, há fisioterapia do assoalho pélvico disponível.

    Mas o que ela sugere para todos, na menopausa ou não, é “mudanças no estilo de vida. Exercite-se, coma frutas e vegetais, reduza ou corte completamente o consumo de bebidas alcoólicas. Não fume. Mantenha seu peso.”

    Sesay defende o autocuidado: “O autocuidado não é egoísmo. Tente remover o estresse do seu ambiente. As mulheres geralmente tentam assumir muitas coisas, como se fôssemos a Supermulher. Peça ajuda e, se você não gosta de pedir ajuda, pelo menos aceite quando for oferecida a você.”



    Source link

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Link de cópia

    Related Posts

    Cérebro é propenso à negatividade, mas pode ser positivo – 12/05/2025 – Equilíbrio

    maio 12, 2025

    Restrições ao aborto têm impacto negativo na saúde mental – 12/05/2025 – Equilíbrio e Saúde

    maio 12, 2025

    Sou alcoólatra, alcoólica ou alcoolista, tanto faz – 12/05/2025 – Vida de Alcoólatra

    maio 12, 2025

    Saúde quer promover marca e captar emendas em ação do SUS – 12/05/2025 – Equilíbrio e Saúde

    maio 12, 2025

    Tirzepatida é mais eficaz para perda de peso – 11/05/2025 – Equilíbrio e Saúde

    maio 11, 2025

    Livro de 400 anos oferece conselhos sobre melancolia – 11/05/2025 – Equilíbrio

    maio 11, 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    Últimas postagens
    Manter contato
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Não perca

    Cérebro é propenso à negatividade, mas pode ser positivo – 12/05/2025 – Equilíbrio

    maio 12, 2025

    Você foi surpreendido por um colega de trabalho com um cookie de chocolate, mas um…

    Projeto de lei do ‘Pai Presente’ é fundamental para todos – 12/05/2025 – Vera Iaconelli

    maio 12, 2025

    Reino Unido endurece regras de imigração e dificulta acesso a cidadania

    maio 12, 2025

    Recent Posts

    • Cérebro é propenso à negatividade, mas pode ser positivo – 12/05/2025 – Equilíbrio
    • Projeto de lei do ‘Pai Presente’ é fundamental para todos – 12/05/2025 – Vera Iaconelli
    • Reino Unido endurece regras de imigração e dificulta acesso a cidadania
    • Ednaldo anunciou Ancelotti de olho em audiência no TJ-RJ – 12/05/2025 – Esporte
    • Algoritmos levam usuários a bolhas; entenda – 12/05/2025 – Tec

    Recent Comments

    Nenhum comentário para mostrar.
    maio 2025
    D S T Q Q S S
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
    « abr    
    Sobre nós
    Sobre nós

    Brasil Eleve - Informação de Crescimento um portal de notícias sobre economia, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

    Envie-nos um e-mail: contato@brasileleve.com

    Facebook Instagram Pinterest YouTube
    Nossas escolhas

    Ednaldo anunciou Ancelotti de olho em audiência no TJ-RJ – 12/05/2025 – Esporte

    maio 12, 2025

    Carlo Ancelotti: ‘novela acabou’, diz imprensa da Espanha – 12/05/2025 – Esporte

    maio 12, 2025

    Habemus técnico – 12/05/2025 – Sandro Macedo

    maio 12, 2025
    Mais popular

    não aceitaremos ultimato da Europa sobre trégua

    maio 12, 2025

    Papa Leão XIV confirma viagem à Turquia planejada por Francisco

    maio 12, 2025

    China diz que Brasil tem “papel vital” no cenário internacional

    maio 12, 2025
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por bomscript.com.br
    • Início
    • Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.