No que diz respeito aos monitores gaming, a AOC consolidou-se como uma escolha confiável, conhecida por oferecer tecnologia de ponta e funcionalidades inovadoras. Os monitores de jogos da AOC frequentemente apresentam especificações impressionantes, como taxas de atualização elevadas, tempos de resposta reduzidos e ecrãs vibrantes, garantindo que os jogadores possam mergulhar totalmente nos mundos virtuais que exploram.
Com uma grande reputação a combinar com o desempenho e acessibilidade, a AOC destaca-se como uma marca que compreende as necessidades únicas dos jogadores e esforça-se constantemente para aprimorar as suas experiências de jogo.
E tudo isto pode ser aplicado ao monitor AOC U27G3X, lançado em novembro de 2023. Após algumas semanas de experimentação, é possível estarmos perante um dos melhores monitores de sempre criados pela AOC, o que é uma afirmação séria tendo em conta a vasta quantidade de produtos fantásticos que criaram ao longo do tempo.
Especificações gerais do AOC U27G3X
- Resolução: 3840 x 2160 pixels
- Proporção de imagem nativa: 16:9
- Tecnologia de apresentação: LED
- Ecrã táctil: Não
- Tipo de painel: IPS
- Formato do ecrã: Plano
- Rácio de contraste (típico): 1000:1
- Taxa máxima de actualização: 160 Hz
- Cores do ecrã: 16,7 milhões de cores
- Tipo de retroiluminação: W-LED
- Tempo de resposta: 1 ms
- Ecrã anti-reflexo: Sim
- Rácio de contraste (dinâmico): 80000000:1
- Ângulo de visão (horizontal): 178°
- Ângulo de visão (vertical): 178°
Comecemos pela sua impressionante resolução 4K UHD de 3840×2160: o ecrã de 27 polegadas deslumbra com imagens vibrantes e nítidas, proporcionando uma experiência visual imersiva e rica em detalhes. As cores vivas e precisas, abrangendo 96% da gama DCI-P3, garantem uma reprodução fiel da realidade, ideal para criadores de conteúdo e entusiastas de multimédia. Vale a pena notar que o monitor possui um painel IPS, com ângulos de visualização que podem chegar aos 178 graus, e ainda uma superfície não refletiva que minimiza o brilho do sol ou outras fontes luminosas.
Qualidade de imagem impressionante
Como se isso não fosse o suficiente, o monitor possui certificação VESA DisplayHDR 400, elevando a experiência visual a um novo patamar de realismo. Através desta tecnologia, as imagens ganham vida, com pretos mais profundos e detalhes mais nítidos em áreas claras e escuras do ecrã. Experimentei o monitor com jogos, filmes e até vídeos 4K aleatórios no YouTube: seja qual for a situação, o U27G3X sai sempre a ganhar e a diferença era abismal quando comparada ao meu portátil habitual.
Para efeitos de teste, decidi experimentar alguns jogos do Game Pass e perceber exatamente como se comportava o monitor. Usei Star Wars Jedi: Fallen Order, A Plague Tale: Requiem e Resident Evil 2 Remake como cobaias, todos eles jogos belos com uma imensidão de detalhes. Os resultados destes testes confirmam a capacidade do monitor de fornecer uma alta fidelidade de cores, contraste nítido e uniformidade luminosa.
Perfeito para gamers competitivos
Graças ao Adaptive-Sync, também incluído no dispositivo, podes dizer adeus ao screen-tearing; caso não estejas muito por dentro da linguagem, trata-se de uma tecnologia que alinha a taxa de fotogramas da GPU com a taxa de atualização do monitor; desta forma, o Adaptive-Sync garante uma transição suave entre os frames, proporcionando uma experiência visual mais coesa e envolvente. Em todos os jogos que joguei, não me recordo de ter experienciado screen-tearing uma vez que seja.
Aliado a isto, temos um tempo de resposta baixíssimo de apenas um milissegundo. Este valor indica o intervalo de tempo que leva para um pixel mudar de uma cor para outra. Quanto mais baixo for, melhor será a qualidade da imagem uma vez que evitará o efeito de “ghosting” ou arrasto de imagem, especialmente em cenas de movimento rápido. Mesmo em jogos com mais ação como Fallen Order, a ação desenrolava-se sem qualquer problema.
No entanto, este dispositivo foi feito especificamente com gamers de esports em mente, graças à sua alta taxa de atualização de 160Hz. Quanto maior for a taxa de atualização, mais vezes a imagem é renovada num segundo, proporcionando um gameplay mais suave e fluido. No caso específico do AOC U27G3X, não estamos perante a taxa de atualização mais alta do mercado – esta pode chegar a 240Hz – mas é mais do que suficiente para a maioria dos jogadores, incluindo os acérrimos fãs de jogos multiplayer frenéticos.
A falta de joystick pode irritar
De facto, apenas encontrei um defeito no U27G3X: a ausência do joystick. Pode parecer algo irrisório, até picuinhas da minha parte, mas garanto-vos que não. A AOC decidiu colocar uma série de botões na parte inferior do ecrã, o que torna a navegação pelos menus muito mais complicada e demorada. É muito fácil confundir os botões uns com os outros e tudo isto poderia ser facilmente evitado se houvesse algum tipo de mostrador luminoso que indicasse a sua posição e função.
Tirando este pequeno detalhe, nada mais tenho a apontar. Como seria de esperar, a montagem do monitor é prática e rápida, o seu design é simples mas eficaz, e é possível baixá-lo ou girá-lo de maneira a posicioná-lo da forma mais confortável possível. Existem vários modos de jogos diferentes disponíveis (FPS, RTS, Racing, ou podes personalizar tu mesmo), múltiplas entradas HDMI e DisplayPort, e um preço mais barato do que estava à espera – na Amazon, pode ser adquirido por $469.99.
Assim sendo, se és o tipo de gamer que prioriza performance e qualidade de imagem, esta é uma opção de topo no mercado atual de monitores. A marca AOC raramente falha nos seus lançamentos e o AOC U27G3X é mais uma prova nesse sentido, um dispositivo de alto calibre com um preço estranhamente acessível.
Consulta mais informações no site da AOC.
Prós: | Contras: |
|