Por mais dinheiro que invistas no teu setup gaming, jamais poderás usufruir dele a 100% sem um elemento muito específico: podes ter o processador mais rápido do mundo ou placa gráfica mais recente e poderosa, mas isso pouco importará se o monitor não os consegue acompanhar. Assim sendo, é sempre importante escolher um bom dispositivo, especialmente quando pretendemos jogar jogos multiplayer frenéticos onde cada fotograma da ação é essencial para o sucesso.
A AOC estabeleceu-se como uma das principais marcas no mercado neste segmento, tendo lançado vários monitores de diferentes gamas, com características distintas e com públicos-alvo diferentes na mira. Lançado este ano, a AOC teve a amabilidade de nos disponibilizar um dos seus mais recentes dispositivos – o Q27G4X – e tenho trabalhado e jogado nele desde então (é literalmente o local onde estou a escrever esta análise!).
Tal como temos vindo a ser habituados, a AOC tem mais um êxito em mãos, com o Q27G4X a oferecer uma relação qualidade-preço praticamente imbatível e que é cada vez mais difícil de encontrar nos dias que correm. Este monitor de 27 polegadas possui uma resolução 1440p com uma suave taxa de atualização de 180 Hz e ainda um tempo de resposta de 1 ms, preenchendo todos os requisitos até do gamer mais exigente.
Comparando o ecrã do AOC com o do meu habitual e leal portátil (o meu único ponto de referência possível), a diferença é abismal, aos mais diversos níveis, com a resolução QHD do Q27G4X a léguas de distância: a qualidade de imagem é extraordinariamente nítida e mesmo o texto mais pequeno permanece legível e bem definido. Quer fosse a trabalhar, a jogar ou a navegar de forma aleatória na Internet, este monitor parece ter a capacidade de dar vida extra a qualquer imagem ou vídeo. De facto, olhando de volta para o ecrã do meu portátil, tudo parece ligeiramente mais inanimado e desfocado, quase como se me tivesse esquecido de colocar os óculos.
Como seria de esperar num monitor deste calibre, as cores são nítidas e pujantes, algo que pode ser levado a níveis ainda mais extremos graças ao HDR400. É sempre difícil expressar este tipo de conteúdos visuais em meras palavras (aliado ao facto de haver um carácter subjetivo), mas o facto de o monitor possuir um painel Fast IPS e 1,07 mil milhões de cores já dá uma ideia mais concreta daquilo que espera o consumidor em termos de qualidade de imagem.
Responde às necessidades dos gamers atuais
Para efeitos de análise, decidi também experimentar vários jogos que já tinha instalados no computador, muitos deles jogos de competição que serão certamente beneficiados pelas características do monitor: Fortnite, Rocket League, Need for Speed e South Park: Snow Day. É aqui que o AOC Q27G4X mostra o seu verdadeiro valor, com um desempenho perfeito em todos os títulos usados como cobaias: com uma taxa de atualização de 180 Hz, os vestígios de motion blur ou ghosting são praticamente nulos, e os jogos comportaram-se lindamente com uma grande fidelidade visual. Claro está, vindo de um ecrã mais antigo, esta diferença é ainda mais evidente e seria bastante desapontante se tal não fosse o caso!
De um ponto de vista estético, o monitor prima pela simplicidade. Todo preto, não possui muitas características distintivas excetuando o seu suporte em forma de hexágono. Não existem esquemas de cores ou de luzes típicos neste tipo de dispositivos, apenas uma carcaça preta brilhante, com vários botões na parte inferior direita para aceder ao menu de opções. Quanto à ergonomia, e como já é tradição, o monitor pode ser manipulado para cima e para baixo ou rodado para os lados de maneira a posicioná-lo da forma mais confortável.
Este já não é o primeiro monitor que analiso da marca e, curiosamente, partilha de uma característica muito irritante que apontei previamente: a falta de um joystick. Pode parecer algo dramático da minha parte, mas circular pelos menus é bastante difícil, especialmente se estiveres numa zona mal iluminada. Apenas o botão on/off possui iluminação, pelo que circular pelas diferentes opções torna-se num exercício de tentativa e erro até pressionarmos o local certo. Tudo isto seria facilmente evitado se os símbolos no monitor tivessem algum tipo de iluminação, para saberes exatamente onde os botões se encontram e para que servem.
Um preço ridiculamente baixo
De uma forma geral, estamos perante um outro grande dispositivo por parte da AOC, mas a surpresa maior ainda está por vir: o seu preço. Em momento algum imaginei que o AOC Q27G4X fosse custar 269,90€, mas esse é de facto o seu valor de mercado. Isto coloca-o automaticamente ao alcance de muitos jogadores com menos possibilidades, ao mesmo tempo que oferece todas as funcionalidades que procuramos nos dias de hoje, quer a nível de imagem, quer em termos de desempenho.
Caso tenhas em vista comprar um monitor, esta é sem dúvida uma opção a considerar: sem grandes floreados, a AOC quis entregar um produto que respondesse às necessidades dos jogadores e fê-lo com bastante sucesso. Para além de um dispositivo atrativo e ergonómico, estamos perante um artigo capaz de aprimorar a experiência oferecida por alguns dos jogos mais populares da atualidade, e que poderá ser uma ótima porta de entrada para aqueles que querem iniciar-se no mundo dos esports.
Consulta mais informações no site da AOC.
Prós: | Contras: |
|