Uma coleção com alguns dos melhores jogos de luta da Capcom, que ainda hoje são incrivelmente divertidos de jogar. Melhor do que isto só mesmo remasters HD ou remakes, mas não vais conseguir parar de jogar e querer partilhar com amigos
Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics é um autêntico doce vindo dos céus, através do qual a Capcom e a Marvel Entertainment salvam milhões de fãs que cresceram com estes jogos ou simplesmente ouviram mitos sobre a sua existência. Nesta coleção com 7 jogos, muitos deles aclamados clássicos das suas gerações, nenhum deles estava disponível de forma fácil numa plataforma atual e qualquer fã ou curioso estava forçado a investir rios de dinheiro em hardware e software retro.
Tendo em conta o quão adorados são alguns destes jogos, sem falar no estatuto de Marvel vs Capcom 2, esta Marvel vs. Capcom Fighting Collection só pode ser descrita como a Capcom a responder às preces de milhões. Ao fazê-lo com elevado carinho ao ponto de incluir diversas opções de personalização, segredos e rollback netcode, a companhia mostra que realmente estava ciente do quão adorados são estes jogos.
A meio da década de 90, mais precisamente em 1994, a Capcom lançou X-Men: Children of the Atom, algo que na altura uma criança descreveria como “Street Fighter, mas com X-Men”, um clássico de culto que jamais se apagou da memória de quem teve a oportunidade de o jogar. Um ano mais tarde, a companhia foi mais longe, expandiu-se para o resto do universo e lançou Marvel Super Heroes, no qual capturou a épica luta contra Thanos que perseguia as Pedras do Infinito (algo que décadas mais tarde se tornaria num novo furor, agora nos cinemas).
Num ritmo absolutamente feroz e característico da altura, a Capcom elevou este olhar ao universo Marvel para um terceiro patamar, o cruzamento entre universos com X-Men vs Street Fighter de 1996. No ano seguinte, a Capcom subiu novamente a fasquia ao lançar Marvel Super Heroes vs Street Fighter e se pensavas que isto era o expoente destes jogos, deste cruzamento de universos, a Capcom mais além com Marvel vs Capcom: Clash of Super Heroes em 1998, no qual todo o universo Marvel e franquias Capcom se confrontaram. No entanto, foi em 2000, com Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes que a Capcom alcançou o clímax nestes confrontos, um jogo que ainda hoje permanece como um dos melhores de sempre no seu género, seja pela sua escala como pela qualidade do seu gameplay.
Todos estes jogos estão aqui presentes, nas suas versões arcade, acompanhados por The Punisher, um jogo de 1993 que meio mundo desconhecia e que até hoje não tinha recebido uma versão de consola ou PC. É realmente uma coleção impressionante, digna de imensos elogios e muito carinho, especialmente porque a Capcom não se limitou a seguir pelo essencial, que já deixariam milhões em êxtase, e prestou atenção aos pequenos detalhes.
Mesmo antes de entrares num dos jogos, já podes perceber o esforço da Capcom ao passar pelo Museu com ilustrações, documentos de desenvolvimento, e bandas sonoras de cada projeto. Podes aceder a um menu para personalizar diversas opções para ajustar controlos, dificuldade e outros parâmetros jogo a jogo, foi inserido suporte para rollback netcode nas partidas online de cada, torneios, modo treino, diversos filtros e fundos, e até uma opção para gravar a qualquer momento.
Quando entras nos jogos, isto é especialmente gratificante para os veteranos da Capcom, descobrirás segredos como personagens escondidas e requisitos a cumprir para enfrentar personagens secretas, tal como nas versões originais. É mais uma forma da Capcom relembrar a altura em que estes segredos, sem guias ou internet, se tornavam em mitos urbanos. X-Men: Children of the Atom permite-te enfrentar e jogar com Akuma, Anita e Thanos estão presentes como personagens jogáveis em Marvel Super Heroes, Cyber Akuma está em Marvel Super Heroes vs Street Fighter, por exemplo. São toques que revelam o desejo de agradar os fãs e combinam muito bem o efeito nostálgico com a lição de história.
Tendo em conta que X-Men vs Street Fighter e Marvel vs Capcom 2 são dois dos meus jogos favoritos de todos os tempos, nos quais passei centenas de horas e serviram como bálsamo numa das piores fases da minha vida, a possibilidade de os conseguir jogar de forma fácil e conveniente já é por si só uma alegria, mas estão aqui presentes 7 jogos que qualquer fã de jogos de luta em 2D, principalmente da Capcom, vai adorar jogar. Mais do que isso, são apresentados de uma forma que podes partilhar com familiares, com os mais novos que provavelmente nunca viram ou ouviram falar deles.
Esta Marvel vs. Capcom Fighting Collection é absolutamente brilhante e cumpre em pleno o seu propósito, o fácil acesso a memoráveis clássicos que até hoje figuram entre as maiores lendas da Capcom. Atualmente, o mundo do entretenimento poderá estar transformado ao ponto destes jogos parecerem algo banal, afinal de contas Fortnite recebe parcerias inesperadas de forma regular, mas na década de 90 foram acontecimentos que encheram de alegria os fãs destes dois universos.
Além disso, cada um destes jogos exibe um brilho especial, característico da década de 90, quando estes jogos eram produzidos como se o orgulho de cada funcionário estivesse em risco. As animações são soberbas, tendo em conta a tecnologia da sua altura, o gameplay é preciso e eletrizante, mostrando o talento de cada equipa para produzir jogabilidade, visuais e mecânicas dignas de aclamação. Obrigado Capcom.
Prós: | Contras: |
|
|