Além do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que parabenizou o primeiro papa americano da história, Leão XIV, outros líderes mundiais felicitaram o novo pontífice nesta quinta-feira (8) e lhe desejaram sucesso. Confira abaixo:
Javier Milei
O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou no X uma imagem de Inteligência Artificial com um leão trajando vestes papais, numa brincadeira com o nome escolhido pelo cardeal Robert Prevost para o seu pontificado.
“As forças do céu deram seu veredito claramente. Sem mais palavras, Meritíssimo. Fim”, escreveu Milei.
LAS FUERZAS DEL CIELO HAN DADO SU VEREDICTO DE MODO CLARO.
No más palabras Sr. Juez.
Fin. pic.twitter.com/vcck2yyrn9— Javier Milei (@JMilei) May 8, 2025
O governo argentino emitiu uma nota na qual pediu que o novo papa atue “com força em defesa dos pilares que sustentam a civilização: a vida, como dom principal; a liberdade, como dom sagrado do Criador; e a propriedade privada”.
Vladimir Putin
O ditador russo desejou “sucesso” ao novo papa em uma mensagem divulgada pelo Kremlin. “Estou confiante de que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver com base nos valores cristãos que nos unem”, disse Putin.
Giorgia Meloni
A primeira-ministra italiana divulgou uma carta desejando sucesso a Leão XIV “com afeto filial”.
“Os italianos olharão para o senhor como um guia e um ponto de referência, reconhecendo no papa e na Igreja a autoridade espiritual e moral que deriva de sua mensagem inesgotável de amor, caridade e esperança, que brota da Palavra de Deus”, escreveu Meloni.
Emmanuel Macron
O presidente da França divulgou uma declaração na qual disse esperar que “este novo pontificado traga paz e esperança”.
“Um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao papa Leão XIV, a todos os católicos da França e do mundo, envio uma mensagem fraterna”, afirmou o mandatário francês.
Friedrich Merz
O chanceler alemão, que tomou posse esta semana, desejou a Leão XIV “muita força, saúde e a bênção de Deus para as tarefas que o aguardam”.
“Você oferece esperança e orientação a milhões de fiéis em todo o mundo nestes tempos de grandes desafios. Para muitas pessoas, você é um farol de justiça e reconciliação. Na Alemanha, as pessoas olham para o seu pontificado com confiança e expectativa positiva”, afirmou Merz numa declaração.
Ursula von der Leyen
“Desejamos que seu pontificado seja guiado pela sabedoria e força, enquanto ele [Leão XIV] lidera a comunidade católica e inspira o mundo por meio do seu compromisso com a paz e o diálogo”, afirmou a chefe da Comissão Europeia.
Israel
O presidente israelense, Isaac Herzog, disse que espera que o pontificado de Leão XIV ajude a “estreitar o relacionamento entre Israel e a Santa Sé e fortalecer a amizade entre judeus e cristãos na Terra Santa e em todo o mundo”.
“Que seu papado seja um período de construção de pontes e entendimento entre todas as religiões e povos”, acrescentou.