O embargo à análise da placa gráfica Arc B580 da Intel foi levantado hoje – a segunda geração da arquitetura GPU da empresa, que suporta totalmente a aprendizagem automática acelerada por hardware e o ray tracing. A Intel está a apontar diretamente para o jogador de baixo custo com a Arc B580 de 250 dólares, prometendo 12 GB de VRAM e um desempenho médio que é, de acordo com os seus próprios parâmetros de referência, cerca de 10% mais rápido em média do que o líder de mercado: A RTX 4060 8GB da Nvidia, mais dispendiosa. A B570 será lançada em janeiro, com um ligeiro corte nos shaders, na largura de banda e na VRAM (10 GB), com um preço sugerido de 220 dólares.
A Arc B580 foi-nos enviada na semana passada e é uma peça impressionante. A placa de referência de edição limitada é bem construída, totalmente silenciosa em funcionamento e requer apenas uma entrada de alimentação PCI-e de oito pinos, com o funcionamento geral a registar um consumo de energia de cerca de 170-180W no máximo. As saídas de ecrã são o trio padrão de DisplayPorts, apoiado por uma saída HDMI 2.1. À semelhança dos Arcs anteriores, o HDMI parece ter alguns problemas com as placas de captura – frustrante para o nosso fluxo de trabalho, mas ultrapassável com um cabo DisplayPort para HDMI.
Então, porque é que não há uma análise completa e de várias páginas da Eurogamer? Devido a algumas alterações fundamentais na nossa configuração de análise comparativa, não podemos apresentar a nossa habitual série de números – é necessária uma atualização tecnológica nos bastidores do CMS da Eurogamer. No entanto, o nosso fluxo de trabalho de vídeo está a funcionar, por isso aconselho-te a veres o vídeo abaixo. Ficará com uma ideia do motivo pelo qual estamos a atualizar o nosso sistema de análise comparativa (mais dados, mais jogos, testes mais holísticos) mas, mais importante, poderá ver o Arc B580 em ação – e é bom!
Arc B580 | Arc B570 | |
---|---|---|
Núcleos Xe | 20 | 18 |
Fatias de renderização | 5 | 5 |
Unidades RT | 20 | 18 |
Motores de IA XMX | 160 | 144 |
Relógio gráfico | 2670MHz | 2500MHz |
Memória | 12GB | 10GB |
Interface de memória | 192-bit | 160-bit |
Largura de banda da memória | 456GB/s | 380GB/s |
Picos de TOP | 233 | 203 |
Potência total da placa | 190W | 150W |
O desempenho do ray tracing é o ponto alto da grande batalha contra a RTX 4060. Em Alan Wake 2 nas definições altas com RT baixo (a única definição que não utiliza o path tracing), estamos a obter reflexos e reflexos de transparência que excedem a qualidade na versão PS5 Pro. A 1080p nativos, a B580 bate a RTX 4060 em 29% e está 51 pontos à frente da RX 7600, embora tenha algum stutter que a Nvidia não tem. O Dying Light 2, na mesma resolução, está 14% à frente da Nvidia e 51 pontos à frente da AMD, enquanto o Metro Exodus em definições extremas supera a concorrência: 16 por cento à frente da RTX 4060, ultrapassando a RX 7600 com uma vantagem de 77 por cento. Nem tudo é fácil para a Intel – a diferença de desempenho diminui em Avatar, mas, em geral, RT é o destaque.
Em termos de rasterização, a RTX 4060 é mais competitiva, com Alan Wake 2 em definições elevadas a parecer muito semelhante à B580. A RX 7600 avança, embora tanto a AMD como a Intel apresentem mais uma vez stutter que não se vê nas placas Nvidia. Entretanto, em Black Myth: Wukong, a Nvidia está a ganhar cerca de nove por cento. A RTX 4060 é fascinante pela forma como fica fora de ritmo com a RT desactivada no Cyberpunk 2077, por isso não é surpresa ver a B580 a ganhar 23%. Forza Horizon 5? É praticamente igual para igual entre a Intel e a Nvidia, mas ambas as placas apresentam um desempenho de referência a 1440p superior a 60 fps na definição extrema. Não se esqueça de que, com todos estes resultados, a Arc B580 tem 12 GB de VRAM e custa menos 50 dólares.
Houve alguns problemas durante os testes. A Intel considera que os problemas com os controladores estão ultrapassados, mas descobri que o desempenho no meu teste de referência Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (essencialmente a cena de abertura) estava a stutter muito, tanto com como sem ray tracing. O Cyberpunk 2077 com ultra ou psycho RT também não funcionou corretamente, fixando o meu PC. A Intel diz que é um problema que o jogo está a ter com um Ryzen 7 9800X3D, mas isto não se aplica a nenhuma outra GPU que testei. A questão é a seguinte: só estou a testar uma gama relativamente pequena de títulos modernos e, se há problemas com dois deles, não posso deixar de me perguntar quantos mais títulos terão problemas.
Os jogos antigos foram sempre um ponto fraco dos lançamentos da primeira geração da Arc e, embora o meu velho favorito, Assassin’s Creed Unity, tenha sido remendado para o domínio do bom desempenho, o Call of Duty Infinite Warfare teve sempre problemas, crashando no primeiro nível da campanha. Com a Arc B580, há os mesmos problemas de compilação de sombreadores (mais de 20 minutos para compilar na Arc!), só que desta vez nem sequer consegui iniciar a campanha sem que o jogo bloqueasse.
Em suma, a Arc B580 é um produto de sonho em muitos aspectos – é o mais próximo de uma rutura que vamos ver num mercado maduro como o dos gráficos para PC. Há já algum tempo que nos temos vindo a queixar da estagnação do mercado de GPUs abaixo dos 300 dólares. Temos vindo a queixar-nos de que 8 GB de VRAM não são suficientes para uma nova placa gráfica que pretende proporcionar experiências com qualidade de consola. Não ficámos propriamente satisfeitos com os escassos aumentos de desempenho de geração para geração oferecidos pela RTX 4060 e pela RX 7600, que eram adequados mas não eram de modo algum excitantes.
A B580 tem um preço agressivo, a relação preço/desempenho é a melhor da sua classe, o ray tracing é excelente e o XeSS é muito, muito bom. Preocupa-me apenas o facto de o suporte para o upscaling da Intel não ser tão frequente como o FSR e o DLSS – por exemplo, porque não é suportado no Alan Wake 2? Geração de fotogramas XeSS 2? Na batalha para colocar online o nosso novo fluxo de trabalho de análise comparativa, não tive tempo de o testar, mas estou ansioso por o experimentar – a Intel promete um pipeline de IA completo.
Entretanto, a Intel Arc B580 é uma proposta altamente atractiva e um tiro no braço para um dos segmentos de mercado mais estagnados. O nosso conselho anterior para esta classe de produto era adquirir uma RTX 4060, se necessário, ou comprar uma RTX 3060 barata pelos seus 12 GB de memória framebuffer. A Arc B580 torna o processo de decisão muito mais difícil. Tendo em conta a sua origem, não creio que a Intel pudesse ter lançado um produto melhor. Seria uma compra obrigatória se não fosse o facto de o DLSS se ter tornado tão predominante e crucial. Mesmo assim, é altamente digno de consideração.