O governador de Nova Jersey, nos EUA, Phil Murphy, do Partido Democrata, chamou atenção na terça-feira (10) para uma série de relatos sobre supostos drones que estariam sobrevoando o estado. Segundo Murphy, autoridades locais receberam somente no último domingo (8) quase 50 denúncias relacionadas a drones sem identificação que estariam sobrevoando a região.
Mesmo reconhecendo que parte dessas aparições poderia estar inflada por enganos ou sobreposições de registros, Murphy reforçou a importância de manter as autoridades informadas.
“Achamos que isso está sendo superestimado, mas não é um número nulo”, disse o governador, acrescentando que, até o presente momento, não vê “qualquer motivo de preocupação para a segurança pública”.
Em paralelo, um comunicado conjunto divulgado pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) e do FBI nesta quinta-feira (12) buscou acalmar os ânimos, enfatizando que, até agora, não há evidências que confirmem tais ameaças.
“Não temos evidências, neste momento, de que os avistamentos relatados de drones representem uma ameaça à segurança nacional ou pública, ou tenham alguma conexão estrangeira. O FBI, o DHS e nossos parceiros federais, em estreita coordenação com a Polícia Estadual de Nova Jersey, continuam a empregar pessoal e tecnologia para investigar esta situação e confirmar se os voos de drones reportados são realmente drones ou, ao invés disso, aeronaves tripuladas ou avistamentos imprecisos. Historicamente, já encontramos casos de identificação equivocada, em que os drones relatados eram, na verdade, aeronaves tripuladas ou instalações. Estamos apoiando as forças de segurança locais em Nova Jersey com diversos métodos de detecção, mas não confirmamos nenhuma das supostas observações visuais por meio de detecção eletrônica”, diz o texto das agências federais.
Segundo o New York Times, a Casa Branca também reforçou esse entendimento, por meio do porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.
“Após revisar as imagens disponíveis, parece que muitas das supostas aparições são, na verdade, aeronaves tripuladas operando de forma legal”, disse Kirby em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira.
Apesar das negativas, a preocupação do público parece não ter se dissipado. Os relatos sobre o avistamento de drones estão ocorrendo desde de novembro, segundo a imprensa americana. As aeronaves teriam sobrevoado pelo menos dez condados em Nova Jersey, de acordo com o Times, bem como áreas sensíveis, como o Arsenal de Picatinny, base de pesquisa militar dos EUA, e a maior reserva de água do estado, o Reservatório de Round Valley. A Administração Federal de Aviação (FAA) chegou a restringir o uso de drones em determinados espaços aéreos, incluindo o campo de golfe em Nova Jersey que pertence ao presidente eleito Donald Trump.
Testemunhas apontam para drones “maiores e mais sofisticados” do que o comum, especialistas ouvidos pelo Times ressaltam que, muitas vezes, aviões comerciais, helicópteros e até brinquedos são confundidos com drones, sobretudo à noite, quando a identificação visual é mais difícil. O jornal americano citou que autoridades locais têm utilizado diversas ferramentas, desde helicópteros até tecnologias avançadas de detecção, mas ainda não conseguiram confirmar a presença real de drones ilegais sobre o território.