Forza Horizon 5 foi lançado originalmente em outubro de 2021, mas ainda é o melhor do género, incrivelmente divertido, abundante em conteúdos e com uma qualidade gráfica impressionante. É o pináculo dos esforços da Playground Games na sua divertidíssima fórmula de condução arcada em mundo aberto.
Forza Horizon 5 é sem dúvida um dos melhores jogos de carros desta geração, provavelmente um dos meus favoritos de sempre. É o pináculo de uma série construída a partir de Forza, que através da sua pura diversão arcada conquistou popularidade suficiente para se erguer como um monstro próprio. A diversão imediata que sentes ao pegar num dos mais de 500 carros presentes no jogo é algo que ainda nenhum dos que tentam copiar a Playground Games conseguiu.
A aposta numa condução menos realista permite uma aposta total na diversão, no prazer de conduzir sem as regras que temos de obedecer na vida real ou nos jogos de simulação. Acelerar pelos belos locais de um enorme mapa sem restrições com boa música e visuais espetaculares ainda é um incrível prazer, algo que podes confirmar em Forza Horizon 5.
Este é o culminar de todos os esforços efetuados pela Playground Games desde que começou a trabalhar na série, mas se para a audiência Xbox e PC existe todo um historial, para quem o vai jogar na PS5 é muito provavelmente o primeiro contacto com o jogo e a própria série. Tendo em conta que foram lançados 3 jogos Forza Horizon em 5 anos, a audiência PlayStation não passou pela probabilidade de sentir cansaço após centenas de horas em Forza Horizon 3 ou Forza Horizon 4 quando este chegou.
Mesmo com propostas como The Crew Motorfest ou Test Drive Unlimited Solar Crown, Forza Horizon 5 ainda é o rei do seu estilo de corridas arcada frenéticas, um forte atestado à sua qualidade pois chega à PS5 mais de 3 anos após a chegada das primeiras versões. Por um lado, os jogadores PS5 só entram na série no quinto jogo, mas pelo outro, começam a jogar com o pináculo dos esforços da Playground.
As principais novidades de Forza Horizon 5 estão no local, o México, e nos seus visuais que podem facilmente surpreender com detalhes ultra-realistas, como a iluminação, asfalto, sistema de danos, detalhes nos interiores dos carros, entre outros. Nesta recriação do México, desenhada como um brilhante recreio para condução a velocidades estonteantes, tens desertos, selvas, praias, e até um vulcão ativo. No meio da bela natureza, tens algumas povoações e uma cidade de maior tamanho, cujas luzes iluminam o céu noturno e criam um efeito sensacional.
No entanto, a diversidade de locais e terrenos é mais do que uma forma de nos deixar de olhos arregalados, também é forma de transportar as corridas arcada para várias classes de veículos em diversos tipos de corridas, que podem até passar pela terra e asfalto de forma dinâmica, sempre com o intuito de despertar descargas de adrenalina em quem joga. A Playground é especialmente eficaz nisto com a ajuda da banda sonora, eletrizante e que reforça muito bem a sua posição de jogo que te “faz sentir bem”. Além disso, o jogo tem sistema dinâmico de hora, dia e estações, que transformam visualmente o jogo e conseguem ter impacto na jogabilidade.
Jogabilidade que diverte de imediato
A respeito de jogabilidade, a experiência arcade significa que é extremamente fácil de pegar e jogar, mas mesmo após 5 jogos já lançados, a Playground Games merece elogios pelo quão bem afinada está. Maximizar a diversão é o lema da produtora, que conseguiu criar um sistema de condução que exige dedicação (para vencer todas as provas do festival tens de te aplicar), mas que te agarra imediatamente. Se tivermos em conta que o festival se expande rapidamente com imensas corridas ou eventos espalhados pelo mapa de jogo, rapidamente ganhas recompensas e desbloqueias carros.
Na verdade, isto até poderá soar estranho, Forza Horizon 5 pode deixar-te assoberbado com o ritmo de recompensas, uma vez que em poucas horas podes tornar-te dono de centenas de carros sem saber qual conduzir. Nas corridas, tens restrições a respeitar, mas existem eventos com carros próprios e ao passear livremente pelo mapa podes obter mais XP ou dinheiro se melhorares um carro, por isso saltar frequentemente entre carros poderá não ser do agrado de todos.
Desenhado para otimizar a diversão e criar uma sensação de comunidade, Forza Horizon 5 tem uma forte componente social explorada ao longo de vários eventos e da possibilidade de participar em provas criadas pela comunidade. Isto sem esquecer as pinturas criadas pela comunidade. Tendo em conta que os jogadores Xbox e PC já criam conteúdos desde 2021, tens aqui muita coisa para todos os carros. Convém ter em conta que és obrigado a unir uma conta PSN a uma conta Microsoft para jogar e a tua lista de amigos Xbox surge nas tabelas Forza Horizon 5.
Forza Horizon 5 é claramente um jogo para os apaixonados pelos automóveis, uma celebração da diversão desprovida de qualquer sensação de desgaste para os jogadores na PS5. Com uma jogabilidade que considero perfeita, está mesmo espetacularmente afinada para otimizar a diversão imediata, o trabalho da Playground Games peca apenas na inteligência artificial, que parece inconsistente. Umas vezes parece demasiado competente, noutras nem por isso. Além disso, ajustar os níveis de dificuldade nem sempre resulta, pois, o atual pode ser muito fácil, mas o próximo muito difícil.
Conclusão
Com uma qualidade gráfica absolutamente soberba, uma jogabilidade arcada que te vai deixar entretido de forma imediata e sem querer largar o comando, Forza Horizon 5 chega à PS5 como um fenomenal título de condução arcada em mundo aberto. A correr a 4K nativa e 60fps, Forza Horizon 5 é também um dos mais belos jogos da geração PS5.
Prós: | Contras: |
|
|