Marathon é o novo shooter de extração da Bungie e tem lançamento marcado para 23 de setembro de 2025, na PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. O jogo baseia-se num formato multijogador competitivo e cooperativo, no qual equipas de até três jogadores exploram o planeta abandonado Tau Ceti IV em busca de saque, enquanto defrontam outros jogadores e inimigos controlados por IA.
Marathon contará com seis personagens jogáveis no lançamento, cada uma com habilidades únicas, e três mapas iniciais, com um quarto mapa a ser adicionado numa data posterior. O jogo será compatível com cross-play e cross-save entre todas as plataformas, mas não será gratuito; o preço ainda não foi anunciado.
A revelação de Marathon deu origem a comparações com Concord, um shooter live-service lançado pela Sony em agosto de 2024, que foi retirado do mercado ao fim de menos de duas semanas devido à má recetividade. Com o fracasso de Concord, a Sony encerrou o estúdio Firewalk Studios.
Foi precisamente neste contexto de comparações que Stephan Williams, antigo produtor da Firewalk Studios e atualmente na Digital Extremes, decidiu desabafar no Reddit. Numa mensagem partilhada no subreddit Marathon, Williams disse que “foi devastador” ver o projeto Concord fracassar, admitindo os erros, mas também dando destaque ao empenho da equipa na produção do jogo. “Ninguém se sente tão mal como aqueles que investiram o seu tempo no jogo na esperança de entreter jogadores de todo o mundo”, escreveu. Obrigado VG247.
“Muitos jogadores conhecem Concord e o que aconteceu com esse projeto. Concord não conseguiu inspirar os jogadores, e as mensagens foram ouvidas em alto e bom som. Foi muito doloroso ver o nosso projeto falhar e ser motivo de chacota para muitos online.
Trabalhei em Concord e dei o meu melhor. Não conseguimos, mas por favor não castiguem os outros pelos nossos erros. Somos todos seres humanos que estão a tentar criar algo especial e Marathon não é diferente. Sê gentil e tem calma, porque os videojogos são feitos para serem divertidos.”
Com 17 anos de experiência na indústria, Williams partilhou que assistiu à apresentação de Marathon com entusiasmo, tendo referido a coragem da Bungie em apostar num novo projeto num género que ainda não está totalmente consolidado. “Vi as caras dos produtores no stream da Bungie e isso deu-me esperança e entusiasmo para o que está para vir”, disse, pedindo que Marathon não seja julgado com base no fracasso de Concord. “Criar algo diferente, que não é garantido e não é testado, requer coragem”, escreveu.
A fase alfa fechada de Marathon arranca a 23 de abril e decorre até 4 de maio, com inscrições abertas através do Discord oficial do jogo. O suporte para cross-play e cross-save está confirmado, e o lançamento inicial trará seis personagens jogáveis e três mapas, com atualizações sazonais prometidas de três em três meses.
Apesar da sombra de Concord, a Bungie quer seguir o seu próprio caminho, apoiando-se na experiência adquirida com séries como Halo e Destiny.
Vais dar uma oportunidade a Marathon?
Former Firewalk/Concord dev talks Marathon
byu/-MrSpug- inMarathon