Você sabia que o Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu é pioneiro no cultivo de hortas e pomares na América Latina? Conheça os benefícios A tendência de instalar hortas e pomares em hotéis e resorts está ganhando força como parte das práticas de ESG . Elas ajudam a reduzir o impacto ambiental ao cultivar alimentos localmente, diminuindo transporte e desperdício. Socialmente, contribuem no envolvimento da comunidade e na educação dos hóspedes sobre sustentabilidade e alimentação saudável. Em termos de governança, reforçam o compromisso do hotel com práticas sustentáveis, fortalecendo sua imagem e oferecendo uma experiência diferenciada aos clientes.
Hortas e pomares no Bourbon
Divulgação
Mas como funciona o cultivo de hortas e pomares em hotéis? O Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), foi inaugurado em 1973 já contando com essa estrutura. Trata-se de um hotel pioneiro neste sentido. E, atualmente, é possível presenciar toda economia circular de alguns alimentos valiosos na gastronomia oferecida na unidade.
O passo a passo
Tudo começa no cultivo de mudas sob condições ideais de crescimento, como nutrientes, água, sombreamento, incidência de luz e clima.
O desenvolvimento de frutíferas depende de um manejo cuidadoso, respeitando a distância entre as árvores, a qualidade do solo, a disponibilidade de água e as condições climáticas adequadas para cada espécie. Além disso, práticas como podas regulares, adubação correta e controle de pragas são essenciais para garantir o crescimento saudável e produtivo das frutíferas.
Hortas e pomares no Bourbon
Divulgação
Os benefícios
Um fruto produzido in natura, sem o uso de agrotóxicos, possui diversas qualidades. Ele tende a ser mais nutritivo, preservando melhor suas vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, oferece um sabor mais autêntico e natural, livre de resíduos químicos. Esse tipo de produção também respeita o meio ambiente, promovendo a biodiversidade e a saúde do solo, enquanto oferece um alimento mais seguro e saudável para o consumo humano.
Bourbon Resorts
Divulgação
O uso de alimentos in natura garante sabores mais intensos, frescos e autênticos, elevando a qualidade dos pratos. Além de proporcionar texturas e aromas naturais, esses ingredientes valorizam a experiência gastronômica com produtos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar.
Mais curiosidades
A compostagem é uma prática sustentável que transforma resíduos orgânicos, como cascas de frutos, em adubo natural rico em nutrientes, sem contaminação química. Esse processo resulta em um fertilizante de alta qualidade, que melhora o solo e reduz a necessidade de produtos sintéticos.
Para ser eficiente, é necessário equilibrar materiais “verdes” (nitrogênio) e “marrons” (carbono), além de monitorar aeração, umidade e temperatura.
A compostagem é fundamental para a produção de alimentos, pois melhora a qualidade do solo, enriquecendo-o com nutrientes e matéria orgânica, o que resulta em uma melhor estrutura e capacidade de retenção de água. Além disso, o adubo de compostagem fornece nutrientes essenciais para as plantas de forma equilibrada e sustentável. Ao transformar resíduos orgânicos em adubo, reduz-se a quantidade de lixo e as emissões de gases. Por fim, promove um ciclo fechado de produção de alimentos, diminuindo a dependência de fertilizantes químicos e tornando a agricultura mais econômica e ambientalmente amigável.
Horta Bourbon
Divulgação
Alimentos frescos
Divulgação
Alimentos frescos
Divulgação
Alimentos frescos
Divulgação
Bourbon é referência nesse quesito
Além do Bourbon Cataratas do Iguaçu, a Bourbon Hospitalidade investe nesse diferencial em outras unidades. Por exemplo, o Bourbon Resort Atibaia, situado a apenas 60 km da capital paulista, mantém uma horta, e o Gran Bourbon Hotel Asunción, no Paraguai, tem uma horta hidropônica Tekove. Em todas elas, o que é produzido é utilizado nos restaurantes dos empreendimentos.
Tekove no Paraguai
Divulgação
Créditos
Assine para atualizações
Receba as últimas notícias do Brasil Eleve