É como uma pintura nova para um carro que conduzes há anos, brilha e cheira a fresco, mas é uma experiência altamente familiar. No entanto, Rush e FC IQ são novidades que merecem fortes elogios nesta missão de agradar a Gregos e Troianos.
EA Sports FC25 não engana e nem sequer pretende enganar seja quem for: é uma experiência muito familiar que recorre a refinamentos para se diferenciar do que foi apresentado em setembro de 2023. Com um ritmo anual de lançamentos, a equipa da EA Sports tem cerca de 10 meses para desenvolver o próximo título de uma das séries mais vendidas anualmente, o que limita o processo. Além disso, o futebol em si permanece o mesmo, as grandes novidades terão de chegar na forma de melhorias gráficas, animações mais realistas ou modos de jogo que ramificam a jogabilidade tão familiar.
É aqui que entram esforços como VOLTA e agora Rush, uma experiência 5v5 altamente energética, construída a partir da jogabilidade 11v11, para se apresentar como algo realmente empolgante. Tal como aconteceu na beta e no acesso antecipado a Rush, estas primeiras horas com a versão final de FC 25 estão a confirmar que este modo tem o potencial para conquistar de uma forma que infelizmente VOLTA não conseguiu. Parte disso está relacionado com a diversão do futebol 5v5, mas também com a progressão unificada criada com o passe de temporada.
De uma forma muito resumida, mesmo nesta fase inicial, FC 25 é um jogo de futebol muito similar ao que foi feito no anterior, mas agora existe um design de progresso partilhado e um novo modo de jogo que está a roubar protagonismo ao modo principal. Se a EA Sports conseguir continuar a dinamizar a experiência geral como está a fazer em FC 25 e tornar Rush num dos merecedores centros da experiência, este poderá ser o primeiro toque para um melhor futuro da série, mas este já parece seu o jogo mais divertido dos últimos 10 anos.
Rush cumpre com o propósito
Quando a EA Sports apresentou Rush como a grande novidade para FC 25, o primeiro contacto gerou entusiasmo e a sensação que poderia tornar-se na grande novidade, capaz de conquistar de imediato. Nesta primeira semana com a versão final de FC 25, foi difícil largar Rush. É uma experiência divertida, que dura apenas 7 minutos e através da qual podes ganhar recompensas para diversos modos de jogo, incluindo novos jogadores ou packs Ultimate Team. O passe de temporada Rush até te permite jogar Pro Clubs e ganhar recompensas Ultimate Team.
Rush é uma experiência 5v5, construída a partir da jogabilidade do modo 11v11, mas com uma energia muito própria, capaz de transmitir aquela sensação que tens ao jogar com os teus amigos no pavilhão da tua escola. A EA Sports apresenta condições específicas (jogadores abaixo de uma média geral) e incentivos para ganhar mais pontos, o que significa que as equipas atualmente estão muito diversificadas. É rápido encontrar jogadores, as partidas são rápidas e Rush cria uma energia muito boa e dinâmica para EA Sports FC 25.
Nas equipas de 5, a IA controla o guarda-redes, tu controlas apenas 1 jogador, e tens a ajuda de 3 outros humanos. Com amigos, a experiência fica muito melhor pois conversas e combinas jogadas, mas mesmo com aleatórios através do matchmaking a experiência Rush conquista. A jogabilidade que já conheces é adaptada para um campo mais pequeno, com ajustes nas regras (cartão azul que deixa um jogador suspenso por um minuto, por exemplo) e mesmo com goleadas, é divertido.
Se sentes que não consegues resistir ao apelo da jogabilidade de EA Sports FC, mas estás cansado da toxicidade que está a afetar parte da experiência, nomeadamente no competitivo do Ultimate Team, Rush poderá ser precisamente o que precisas. A EA Sports continua a trabalhar para diversificar as possibilidades de passar o tempo a jogar. Alguns podem estar desgastados da toxicidade no competitivo, outros podem não gostar de jogar a solo contra a IA apenas para ganhar recompensas, enquanto outros podem adorar suar em Division Rivals. Cada um joga o que gosta, mas Rush é efetivamente uma lufada de ar fresco, com enorme dinamismo e que alcança um positivo efeito social que poucos outros modos conseguem.
A jogabilidade ainda é o que era
Como experiência construída em meros meses, FC 25 é sem surpresas uma continuação do que chegou antes, com pequenos refinamentos, mas muito familiar. Isto significa que muitos dos feitios e defeitos estão todos aqui. Os jogadores podem mover-se agora de forma ligeiramente mais lenta, poderás até sentir que algumas animações exigem melhor posicionamento para conseguir executar passes e remates com maior eficácia, mas tudo o que fazias no anterior resulta aqui.
De igual forma, aqueles problemas irritantes como os guarda-redes defendem frequentemente a bola na direção de um adversário que está isolado e pronto para marcar persistem. As fintas são as mesmas, o foco na corrida e agilidade permanece, mas no meio de muito que é igual, existem pequenas diferenças.
Se fazes parte daqueles que jogam com o dedo colado ao R2/RT, poderás sentir maiores problemas para dominar ou manter a bola, passar com eficácia exige posicionar melhor o futebolista, e até poderás sentir que os guarda-redes estão mais eficazes, menos suscetíveis a cometer erros. No entanto, muitos dos momentos de comédia, que podem ser criticados como erros por alguns jogadores, ainda estão aqui presentes.
EA Sports FC 25 não é uma revolução e cada vez fica a ideia que a produtora nem sequer pretende isso. Numa era na qual a equipa conta com a ajuda de jogadores profissionais e streamers para desenvolver os jogos, com precioso feedback sobre o que resulta, também contam com estatísticas sobre os modos mais populares e onde passamos a maioria do tempo. Tudo isto é afinado para tentar produzir uma experiência capaz de agradar a casuais, moderados e extremamente dedicados.
No entanto, com FC25, sei que mesmo com as futuras atualizações que vão mexer com a jogabilidade, com o sentir que estou desgastado para o competitivo em Ultimate Team, após jogar Carreira, e perder o interesse em cartas novas, terei Rush para sentir diversão e me manter ativo.
A FC IQ conquista
Com um refinamento da interface, pequenas melhorias nos modos carreira para os tornar mais intuitivos e dinâmicos, EA Sports FC25 chega como uma pintura nova para um veículo que já conduzes há vários anos. No entanto, tal como Rush, a FC IQ parece ter um impacto positivo na experiência geral que a EA Sports apresenta este ano. Esta ajuda da inteligência artificial não se está a traduzir nas esperadas melhorias nos comportamentos dos jogadores que não controlas durante o jogo, mas está a demonstrar o tal promovido aprofundamento tático.
Para este jogo de 2024, a EA Sports prometeu que iria aprofundar as possibilidades tácticas ao teu dispor, isso foi conseguido. Fora do campo, podes verificar que os PlayStyles te permitem personalizar ainda mais um atleta (as evoluções também continuam a ajudar nisso), tens um novo patamar de PlayStyles, e tens mais ferramentas táticas para te tornares num verdadeiro treinador. É um aprofundamento que permite aos mais exigentes e dedicados explorar com maior rigor as possibilidades ao seu alcance.
Dentro do campo, a FC IQ parece trabalhar melhor para os casuais, os que não querem perder tempo nos menus e na gestão. Como é habitual, o esforço e a dedicação vão recompensar, mas quem tem menos tempo e procura na mesma competir, a FC IQ oferece uma nova camada de ferramentas. Os menus rápidos (via D-Pad) foram alterados para permitir rápido acesso a alterações táticas básicas. Podes na mesma ativar armadilhas de fora de jogo e pressão, mas agora a FC IQ analisa o teu comportamento e após algum tempo de jogo oferece-te diversas táticas que te podem ajudar a ter maior sucesso.
Além da possibilidade de selecionar rapidamente se queres um futebol mais ofensivo ou defensivo, podes escolher várias táticas que alteram automaticamente a tua equipa e o comportamento dos jogadores, sem qualquer esforço teu e muito superior ao que acontece nos jogos anteriores. Tendo em conta que isto pode resultar numa mudança errada das posições de alguns jogadores, aprofundar o teu conhecimento e investir tempo nos menus de gestão tática antes do jogo é sempre recomendado, mas como ferramenta de ajuda rápida aos que não querem perder tempo, está bem conseguida.
Um futebol muito familiar, com um pouco mais de adrenalina
Não há como negar e os intervenientes nem sequer o pretendem fazer, EA Sports FC 25 é um jogo muito similar ao anterior, construído a partir do que foi feito nos anos anteriores, como se fosse uma continuação dos esforços. Rush é realmente uma grande diversão e um modo capaz de divertir, ao ponto de acreditar que vai tirar protagonismo ao modo de 11 para muitos dos que apostam anualmente na série, tal é a sua energia. Especialmente porque este é um jogo que melhora diversos aspectos da experiência geral, mas cuja jogabilidade está muito próxima do que chegou em 2023.
Prós: | Contras: |
|
|