Dragon Age: The Veilguard, o mais recente título da BioWare, lançado a 31 de outubro de 2024, tem provocado muita discussão na comunidade gaming devido à diversidade de opiniões e ao suposto fraco desempenho comercial.
Corinne Busche, diretora do jogo, sugeriu que uma campanha de ódio e ataques coordenados nas críticas contribuíram para o mau desempenho do jogo. Em declarações ao Inverse, Busche disse que “o discurso a que assistimos é o resultado de tempos altamente polarizados” e realçou a importância de criar jogos inclusivos onde todos sintam que são parte integrante.
“Acho que devíamos falar sobre isso”, diz Busche. “É difícil. Cresci numa altura em que se sentia que estávamos ali para celebrar os jogos e ter estas experiências partilhadas, e essa vontade ainda existe. Acho que o discurso que vemos é o resultado de tempos altamente polarizados, e talvez seja um pouco ingénuo. Sei que é difícil quando temos de fazer a pergunta: este jogo é para mim? O meu lugar é aqui? E os jogos são melhores quando podemos dizer que sim, o teu lugar é aqui”.
“Eu sei, e algo que é muito importante para mim, é que os jogos são inerentemente diversificados quando pensamos na dimensão destas equipas e nas especializações que têm dentro delas. Quando temos grupos grandes, complexos e diversificados de pessoas que se juntam para fazer algo, é claro que o jogo vai ser um reflexo dessas equipas”, diz Busche. ”Penso que temos de ter em conta que podemos criar as experiências mais autênticas e melhores quando nos ligamos ao que nos faz ser os produtores, e a vocês, os fãs, quando nos ligamos aos elementos que nos tornam distintamente humanos, e isso significa diferenças.”
No entanto, as críticas apontam para problemas internos na conceção e execução do jogo como os principais fatores para a sua fraca prestação. Dragon Age: The Veilguard apresenta uma mudança considerável em relação aos títulos anteriores da série, adoptando um estilo mais centrado na ação, o que resultou num combate mais dinâmico, mas menos estratégico. Para além disso, a narrativa, embora visualmente impressionante, foi considerada por alguns como menos aprofundada e com menos impacto nas escolhas dos jogadores, elementos que anteriormente definiam a série.
As avaliações do jogo são o reflexo desta divisão. No Metacritic, o jogo tem uma pontuação de 76 no PC, 82 na PS5 e 85 na Xbox Series X, indicando uma receção geralmente positiva por parte da crítica especializada. No entanto, entre o público, as pontuações caem para uma média de apenas 3,9 numa escala de 0 a 10, revelando um descontentamento mais alargado da parte dos jogadores.
Em termos de vendas, The Veilguard ficou aquém das projeções, com estimativas que apontam para cerca de 1,5 milhões de unidades vendidas face ao objetivo inicial de 10 milhões. O jogo já está atualmente disponível com descontos significativos em várias plataformas, o que reforça a dificuldade em expandir a sua base de jogadores. As alterações à jogabilidade e à narrativa, que se afastaram das expectativas dos fãs de longa data, podem ter contribuído para este resultado.
Embora fatores externos possam ter influenciado a perceção pública de Dragon Age: The Veilguard, as críticas e o desempenho comercial indicam que as alterações à fórmula tradicional da série tiveram um papel significativo na sua receção.