Michel Koch, Diretor Criativo da Dont Nod, falou sobre as intensas críticas dirigidas à Deck Nine, a produtora responsável por Life is Strange: Double Exposure, cujo lançamento está previsto para 30 de outubro de 2024.
Embora o estúdio Dont Nod de Koch tenha sido responsável pelos jogos originais de Life is Strange, a Deck Nine tomou as rédeas nos últimos anos, criando Before the Storm, True Colors e agora Double Exposure. Neste último jogo, são revisitadas personagens icónicas como Max Caulfield, cujo destino e enredo suscitaram fortes divergências entre os fãs da série.
Koch mostrou-se desapontado com o nível de hostilidade que alguns fãs demonstraram em relação às decisões criativas da Deck Nine. Embora reconheça que ainda não jogou o jogo e que talvez abordasse a narrativa de forma diferente, Koch frisou que as críticas devem ser construtivas e não de ódio.
Defendeu o processo criativo, referindo a complexidade e subjetividade inerentes à narrativa, e encorajou os fãs a respeitarem a direção artística da produtora, mesmo que esta seja diferente das vossas expectativas. Koch recordou que enfrentou reações semelhantes quando Dont Nod introduziu novas personagens em Life is Strange 2, dando especial atenção aos esforços de expansão de um universo tão querido, ao mesmo tempo que se equilibra a ligação dos jogadores à história original.
Life is Strange: Double Exposure permite que os jogadores escolham entre diferentes desfechos do primeiro jogo, incluindo diferentes desfechos de relacionamento para Max e Chloe, uma escolha narrativa que também dividiu a base de jogadores. Apesar da insatisfação de alguns, a abordagem da Deck Nine abre a porta a novas interpretações, o que deverá trazer uma nova diversidade à série.
“Desde o lançamento do LiS DE, tenho visto muita tensão e mensagens de ódio contra os criadores da Deck Nine.
Ainda não joguei o jogo e não faço ideia para onde estão a levar a história.
Mas o que eu sei é que nada justifica odiar as pessoas pela forma como escreveram o seu jogo!”
“Compreende que eles mutilaram as personagens que tu e os teus colegas criaram.”
“Pelo que li, penso que não teríamos escrito as coisas da mesma maneira. Mas senti o mesmo com a banda desenhada e com o Before the Storm e acabei por aceitar isso.
Tenho quase a certeza que quando jogar o jogo completo não vou reconhecer as minhas personagens, mas isso também é inevitável com escritores diferentes.
“