Muitos cientistas se dedicam hoje à comunicação digital, há também alguns com olhares voltados para a comunicação popular, ocupando espaços entre movimentos sociais, e há aqueles que ainda preferem se comunicar apenas com seus pares, dentro da comunidade acadêmica.
O fato é que comunicar ciência é preciso, especialmente neste tempo em que a desinformação circula livremente nas redes, configurando-se uma ferramenta de manipulação da sociedade. A comunicação se tornou um desafio diante da instrumentalização da desinformação para alimentar o negacionismo científico. Por isso, para encarar os desafios que o mundo hoje impõe, precisamos de uma comunicação eficaz, capaz de mobilizar as pessoas para o enfrentamento e o combate à desinformação.
Foi com esse objetivo que, de 14 a 16 de novembro, ocorreu, no Rio de Janeiro, o Cria G20, uma iniciativa que faz parte do G20 Social. O evento reuniu criadores digitais para debater estratégias e ferramentas para aproximar mais a comunicação produzida das demandas populares acerca de temas importantes para o Brasil e para o mundo, como o combate à fome e o enfrentamento às mudanças climáticas.
A convite da Secretaria de Comunicação Social (Secom), nos dias 15 e 16, a pós-doutoranda no Centro de Estudos SoU_Ciência e divulgadora científica, Letícia Sarturi, participou do Cria G20. Apesar do enfoque do evento ser na comunicação digital de modo geral, a presença de cientistas foi representativa. E para incentivar cientistas a se comunicarem melhor com o povo, estar no Cria G20 foi uma oportunidade repleta de experiências importantes.
O evento teve uma programação diversificada com oficinas e debates sobre temas como educação midiática, comunicação popular, combate à desinformação, enfrentamento às mudanças climáticas, combate à fome, entre outros.
Na tarde do dia 16 foi realizada uma oficina sobre como o humor do cotidiano pode ajudar a esclarecer problemas complexos de forma acessível. Com a condução de Victor Camejo, Matheus Buente, Maria Bopp, Leo Suricate e Rhudson Victor, o encontro foi descontraído, mas cheio de inspirações. Comunicar com humor é uma forma de chegar aonde a ciência geralmente não chega. E se queremos popularizar a ciência, devemos adotar estratégias criativas e estar nos ambientes digitais, indo aonde o povo está.
Além do aprendizado pela troca de experiências, o Cria G20 foi um espaço de conexão entre comunicadores que têm em comum o compromisso com o povo, combatendo a desinformação, oferecendo informação de qualidade e acessível, para que a comunicação digital possa ser também uma referência na luta por justiça social e por um mundo melhor.
Outra iniciativa que busca engajar a comunidade científica em um diálogo aberto com a população é a Jornada pela Ciência e Educação, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no dia 25 de novembro de 2024. Essa ação busca promover a valorização da ciência, da educação e da pesquisa como pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável, além de fortalecer o papel da ciência como ferramenta na tomada de decisões informadas e democráticas, incentivando uma cultura de pensamento crítico e curiosidade científica.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.