O começo do ano é o momento em que muita gente aproveita para colocar tudo em ordem. A seguir, veja sete dicas da organizadora pessoal Juliana Faria para acabar com a bagunça em casa.
1. Comece pelo lugar que mais precisa
A bagunça é tanta que você não sabe nem por onde começar? Então, a organizadora recomenda iniciar pelo cômodo cuja desorganização está interferindo mais no dia a dia.
“O resultado vai ficar visível e você já vai começar a colher os resultados de uma forma mais rápida”, afirma ela. Em muitas casas, esses ambientes são o quarto (principalmente o guarda-roupa) e a cozinha.
2. Não tente fazer tudo de uma vez
No início do ano, a empolgação pode ser grande para colocar tudo em ordem o mais rápido possível. Mas esse é um processo que demanda tempo e atenção. Nem profissionais, que muitas vezes têm a ajuda de uma equipe, conseguem resolver tudo em um fim de semana.
Não tire tudo dos armários de uma só vez. Você vai se cansar e, no fim, acabar guardando os itens de qualquer jeito, sem resolver a bagunça.
O ideal é fazer o trabalho aos poucos, de acordo com o tempo disponível. Você pode se dedicar, primeiro, à gaveta de talheres, por exemplo. Aí, se conseguir, ir para a parte das panelas e assim por diante. Sempre termine o que começou antes de passar para a próxima etapa.
3. Desapegue
Aproveite o momento para desapegar daquilo que você não utiliza mais. Isso será fundamental para que você consiga liberar espaço e fazer uma boa organização.
Se você não usa uma roupa ou objeto há mais de um ano, é um forte sinal de que a peça não precisa mais ser mantida —com exceção de itens de festa ou casacos pesados, por exemplo.
Mas, caso você ainda continue em dúvida, uma opção é criar um “espaço da indecisão”, onde você vai deixar aquilo com que você não sabe se quer ficar. Estabeleça um prazo para que as peças sejam utilizadas.
Para manter tudo organizado, o ideal é só comprar algo novo se o espaço no armário for liberado para isso.
4. Compre organizadores apenas quando for necessário
Pensando em facilitar a organização, muita gente sai comprando um monte de caixas, cestos e outros acessórios. “Muitas vezes, a pessoa compra o produto e ele não serve para nada, porque não está sendo usado com inteligência”, diz Juliana.
Depois de fazer o desapego, entenda qual será a melhor forma de organizar o que ficou. Veja se dá para usar o que você já tem ou se realmente precisa adquirir algum tipo de organizador. Então, tire as medidas dos armários antes de comprá-los.
Na cozinha, estruturas de aramado possibilitam aproveitar bem o espaço de prateleiras muito altas, criando uma segunda altura. Na despensa, cestos ajudam a acomodar enlatados e pacotes pequenos, para que seja mais fácil separar os itens em categorias.
Já nas gavetas do guarda-roupa, as colmeias são muito úteis para organizar peças pequenas, como calcinhas, meias e cuecas.
5. Pense na sua rotina antes de organizar
Entenda o que você mais utiliza no dia a dia e procure dispor esses itens de uma forma mais fácil de ver e de acessar. De nada adianta estar tudo lindo, organizado por tamanho ou por cores, se não ficar prático e funcional.
Em um armário, deixe as roupas ou objetos que você mais usa em prateleiras ou compartimentos que estão ao alcance das mãos, sem que seja preciso agachar ou se esticar muito para alcançá-los. Na parte inferior, guarde o que você usa menos e, no alto, o que você quase não usa.
6. Identifique
Fixar etiquetas ajuda a encontrar os objetos e devolvê-los. “Quando tudo em casa tem um endereço, fica mais fácil que as coisas voltem para o lugar correto”, afirma a organizadora.
Isso é ainda mais importante se algo precisou ser guardado no fundo do armário e não está visível. Numa despensa, por exemplo, você pode grudar uma etiqueta na prateleira identificando os produtos que estão na frente e os que estão no fundo, para que nada fique esquecido lá atrás.
7. Guarde sempre no lugar
O que mais favorece a desorganização é guardar as coisas no lugar errado, segundo Juliana. “Para esconder a bagunça quando uma visita chega, a pessoa abre o armário e coloca as coisas de qualquer jeito ali dentro. E aí começa o processo de bagunça de novo”, diz.
Nessa situação, ela sugere deixar os itens em um cesto ou uma sacola e guardar tudo no local correto quando for possível.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.