Muitas famílias preparam as ceias de fim de ano sob a lógica do “melhor sobrar do que faltar”. Mas, para evitar o desperdício, é preciso conservar os alimentos que não foram consumidos da forma correta.
Não dá, por exemplo, para deixar a comida a noite toda em cima da mesa, para depois levá-la à geladeira. Nem resolver comer uma sobra após ela já ter passado vários dias dentro do refrigerador.
O risco é ter uma intoxicação alimentar, cujos sintomas podem ser náuseas, vômitos, cólicas, diarreia, febre e mal-estar. O quadro pode ser mais grave em idosos, crianças e pessoas com a imunidade comprometida, alerta Welliton Donizeti Pupolin, conselheiro do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP/MS).
A seguir, veja as orientações do especialista para armazenar as sobras das ceias de Natal e Ano-Novo.
Por quanto tempo a comida pode ficar sobre a mesa?
A recomendação é que tanto os pratos quentes quanto os frios fiquem por no máximo uma hora em temperatura ambiente. “Os alimentos devem passar o menor tempo possível na zona perigosa para a multiplicação microbiana, que é de 10ºC a 60ºC”, explica Pupolin, que também é professor do curso de nutrição da Unip (Universidade Paulista).
Uma dica é não servir toda a comida de uma vez. Vale, por exemplo, deixar na geladeira uma parte da maionese e só levá-la à mesa quando for necessário fazer a reposição.
Para evitar a contaminação, também é importante que as pessoas não falem ou tussam sobre a comida. Por isso, o ideal seria que as travessas não ficassem no centro da mesa enquanto todo mundo come. Uma alternativa é dispor os pratos em um aparador ou em uma outra mesa.
Além disso, é fundamental que os utensílios estejam bem limpos. Nunca use o mesmo talher do seu prato para se servir.
Como guardar as sobras?
Transfira os alimentos para potes limpos, feitos de vidro ou de plástico livre de BPA (bisfenol), com tampas herméticas. Caso não seja possível, cubra a travessa onde foi servida a comida com tampa ou plástico filme. Deixe os recipientes nas prateleiras superiores da geladeira.
Mas evite sobrecarregar o equipamento. Quando ele fica lotado, o ar frio não circula direito e, assim, o tempo de conservação de tudo que está ali dentro diminui.
Uma sugestão: antes da ceia, mude termostato para a refrigeração máxima.
Quanto tempo as sobras duram na geladeira? E no freezer?
As sobras vão durar até três dias se a geladeira estiver na temperatura ideal (cerca de 4ºC). Mas, se o equipamento estiver muito cheio e a porta for aberta várias vezes nesse período, o tempo até o consumo deve ser reduzido.
No freezer, os alimentos podem ser guardados por até 30 dias (se a temperatura ficar entre -18ºC e -10ºC).
Pode comer as sobras frias?
Sim. Se todas as recomendações acima forem respeitadas, não há problema em comer as sobras frias. No entanto, é mais seguro aquecê-las. Porque, caso tenha havido multiplicação de micro-organismos por algum motivo, eles serão eliminados com o calor.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.