Há alguns anos, um dos treinadores da minha academia local me abordou durante o treino com uma oferta tentadora: gostaria de uma sessão de personal training gratuita? Por que não, pensei. Como maratonista, estou sempre em busca de conselhos sobre como melhorar minha rotina de força.
Conversamos sobre meus objetivos por um minuto antes de ele me pedir para subir na balança. Eu hesitei. Por que eu precisava me pesar? Ele parecia surpreso —eu não queria perder peso? Ficou rapidamente claro que esse não era o ajuste certo.
Em academias grandes, é comum que personal trainers abordem pessoas enquanto elas se exercitam para encontrar novos clientes, e algumas academias oferecem sessões de treinamento gratuitas para novos membros. Mas muitos especialistas em fitness dizem que é melhor considerar seus objetivos de fitness e que tipo de apoio você realmente deseja antes de marcar uma consulta.
Treinadores podem ser caros, e se você vai contratar um, certifique-se de que eles sejam compatíveis com seus objetivos e estilo motivacional —em vez de deixar que um venha até você.
Saiba o que procurar, de acordo com personal trainers, treinadores e proprietários de academias.
Identifique seus objetivos
Você obterá o máximo de um personal trainer se delinear alguns objetivos tangíveis com antecedência. Você está procurando instrução, como levantar pesos com a forma correta? Está buscando orientação e responsabilidade antes da sua primeira corrida? Ou está voltando de uma lesão e procurando orientação específica sobre como se exercitar com segurança?
Depois de determinar seu objetivo, procure um treinador cujas especialidades se alinhem com suas necessidades. Rene Wiley, treinador da Nike, recomendou discutir seus objetivos com um potencial treinador e perguntar sobre sua experiência relevante. Se eles não tiverem o histórico certo para ajudá-lo a progredir, devem ser capazes de direcioná-lo para alguém que tenha.
Cole Reagan, personal trainer em Nova York, sempre pergunta aos seus possíveis clientes sobre seus objetivos e o raciocínio por trás deles. Ambas as respostas o ajudam a entender sua trajetória e mentalidade, e permitem que ele decida se são uma boa combinação.
Fique atento a sinais de alerta
As credenciais de um treinador são apenas parte do quadro —eles também devem ser capazes de se adaptar às necessidades e personalidades de diferentes clientes.
Quando estiver conhecendo potenciais treinadores, procure “alguém que pareça ter empatia”, diz Reichlin. “Parece óbvio, mas eles devem ser empáticos com seu passado em relação ao fitness.”
Quem quer que você escolha para trabalhar deve “motivar e apoiar você da maneira que pareça motivacional e de apoio para você”, acrescenta.
Mas tenha cuidado com treinadores que oferecem promessas irreais ou soluções mágicas, diz Reagan. Existem alguns treinadores que prometem progressão rápida e dramática ou dizem que você queimará um certo número de calorias durante cada sessão. “Não é assim que o corpo funciona”, diz ele.
Wiley afirma que seu treinador deve observar como você reage a diferentes exercícios e estar ansioso para ouvir. Há uma grande —mas às vezes sutil— diferença entre dor e desconforto, diz ele. Um bom treinador deve ajudá-lo a entender a distinção, para que você possa progredir.
Prepare-se para a consistência
Contratar um treinador é uma coisa, mas manter-se com um treinador é outra, diz Reagan.
A consistência é a coisa mais importante ao iniciar uma rotina de exercícios, diz ele, então seja realista sobre o que é conveniente para você.
“Sua escolha precisa ser acessível”, diz Reagan. Ir para uma nova academia pode ser emocionante no início, diz ele, mas a base do seu treinador “precisa estar perto do seu apartamento ou do seu trajeto, ou será difícil manter a longo prazo.”
Você e seu treinador devem estar igualmente dedicados à sua consistência, diz LaLonde, e a agenda deles deve refletir isso. Se encaixar uma consulta inicial se mostrar difícil entre suas agendas, isso pode ser um sinal de que o treinador está realmente muito ocupado para aceitá-lo.
Teste sua compatibilidade
A compatibilidade com seu treinador é fundamental, diz Wiley. Se você tiver uma indicação de um amigo, alguns treinadores podem permitir que você participe de sua consulta individual como um teste.
Você também deve perguntar aos treinadores sobre seu estilo motivacional e discutir o que funciona melhor para você. Reagan sempre pergunta às pessoas o quanto ele deve pressioná-las, tanto durante quanto entre as sessões.
“Quanta responsabilidade você quer de mim?” ele pergunta. Para aqueles que querem muito: “Eu vou te ligar”, diz ele.