No verão, as plantas exigem cuidados especiais. “Elas vão estar produzindo mais, crescendo mais. Por isso, é tão importante que tenham níveis adequados não só de água, mas de nutrientes”, afirma Rainer Grassmann, professor da área de paisagismo e jardinagem do Senac São Paulo.
Veja, a seguir, as orientações do especialista para manter a saúde e a beleza das plantas na época mais quente do ano.
Rega
Pode ser necessário aumentar a frequência das regas. Se no inverno você costuma molhar a planta uma vez por semana, no verão, talvez seja preciso fazer isso duas ou mais vezes.
Mas é sempre importante observá-la. Uma dica é enfiar o dedo na terra antes de regar. Se ela ainda estiver úmida, é melhor esperar.
Prefira molhar a planta no começo da manhã ou no fim da tarde, para que ela aproveite melhor a água. Evite fazer a irrigação na hora mais quente do dia, por volta das 12h. Mas, claro, se você tiver apenas esse horário, é melhor regar do que não regar.
Neste período de calor, muita gente acha que é uma boa ideia deixar água acumulada no pratinho, para que a planta possa usá-la quando precisar. Mas isso não é recomendado, porque pode causar o apodrecimento das raízes, além de ser um risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue.
O pratinho, aliás, nem é necessário. Ele só serve para proteger o móvel ou o piso onde o vaso está apoiado. Vale lembrar que, para qualquer planta, é fundamental escolher vasos com furos no fundo.
Luz
É importante ter atenção nesta época porque a posição do Sol muda. Observe se as suas plantas continuam recebendo a quantidade recomendada de luz e sombra.
Se a planta estiver sob incidência solar muito forte, avalie se é o caso de levá-la para um local um pouco mais sombreado. Se ela ficar muito seca ao longo do dia, mesmo com a quantidade adequada de rega, isso pode ser um sinal de que vale a pena fazer a mudança.
Adubação
Pode ser feita no início da estação para ajudar no desenvolvimento das plantas neste período. Dê preferência para os adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, que vai fornecer macro e micronutrientes e, ao mesmo tempo, melhorar a estrutura do solo.
Com cuidado para não danificar as raízes, remova um pouco da terra na parte superior do vaso, misture-a com o húmus e coloque novamente no lugar. Depois, proteja o solo com uma camada de cobertura vegetal, como palhada ou esfagno (musgo). Repita o processo a cada dois meses —no outono e no inverno, o intervalo pode ser maior.
Se optar por um adubo químico, como o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), tenha atenção para não fazer uma dosagem maior e acabar queimando as raízes. Aplique de acordo com as recomendações do fabricante.
Troca de vaso
Se perceber que a planta está precisando de mais espaço, transfira-a para um vaso maior e faça a adubação nesse momento. Assim, ela vai conseguir aproveitar essa fase do verão para se desenvolver.
Pragas
Com a natureza mais ativa, vale a pena ficar atento ao aparecimento de pragas. Mas, se as plantas estiverem saudáveis, com os nutrientes necessários e a quantidade de rega adequada, elas serão mais resistentes ao ataque de insetos e outros bichinhos.
Para saber como identificar e eliminar cada tipo de praga, clique neste link.
Poda
O verão não é o melhor período para fazer podas, segundo o professor. É possível remover folha secas, mas o ideal é que a planta cresça de forma saudável ao longo de toda a estação e, no outono, uma poda maior seja feita.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.