Fechar menu
Brasil Eleve

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias do Brasil Eleve

    O que há de novo

    como o governo pretende atrair big techs ao Brasil

    maio 8, 2025

    Governo ressarcirá vítimas do INSS, mas irá atrás de associações

    maio 8, 2025

    Isenção do IR pode causar mais distorções que benefícios

    março 21, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Brasil Eleve
    Anunciar
    • Início
    • Últimas notícias
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
    Brasil Eleve
    Home » Cidadania italiana: o que muda com as novas regras anunciadas pelo governo
    Turismo e Viagem

    Cidadania italiana: o que muda com as novas regras anunciadas pelo governo

    Brasil ElevePor Brasil Elevemarço 29, 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar
    Whatsapp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail Link de cópia




    Agora apenas filhos ou netos de pessoas nascidas na Itália terão direito a solicitar cidadania por direito de sangue. Reforma também inclui projeto de lei que proíbe consulados de processar pedidos. Imagem de uma passaporte italiano
    Francesca Tirico na Unsplash
    O governo da Itália endureceu nesta sexta-feira (28/03) a lei que concede o direito à cidadania aos descendentes de italianos nascidos no exterior. A medida deve impactar diretamente descendentes que moram no Brasil e na Argentina.
    O objetivo, segundo o governo, é conter a “comercialização” do passaporte italiano e o aumento de solicitações, vindas principalmente da América do Sul – para onde milhões de italianos emigraram nos séculos 19 e 20.
    “A nacionalidade não pode ser um instrumento para poder viajar para Miami com um passaporte europeu”, disse o ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, em entrevista coletiva depois que o Conselho de Ministros aprovou a nova legislação.
    O que muda com a nova regra
    A Itália concede sua nacionalidade seguindo, entre outros, o princípio do “jus sanguinis” (direito de sangue), ou seja, por descendência ou filiação, o que levou muitos estrangeiros, descendentes de antigos emigrantes italianos, a reivindicá-la.
    Pelas regras atuais, qualquer pessoa que consiga provar que teve um ancestral italiano vivo após 17 de março de 1861, quando o Reino da Itália foi criado, pode solicitar a cidadania. Dessa forma, não havia limite de gerações para solicitar cidadania por sangue.
    Mas o decreto aprovado nesta sexta-feira muda esta orientação e estipula que os descendentes de italianos nascidos no exterior só receberão a cidadania automática por duas gerações: ou seja, se pelo menos um dos pais ou avós tiver nascido na Itália.
    Com isso, mesmo quem seja filho ou neto de brasileiros que obtiveram a cidadania italiana anteriormente, mas não nasceram no país europeu, não poderá solicitar o benefício.
    As regras valem para novos pedidos apresentados a partir de 0h desta sexta-feira, no horário italiano. Ou seja, apenas quem protocolou um pedido até as 19h59 do dia 27 de março, no horário do Brasil, está sujeito à norma antiga. Nada muda para quem já possui a cidadania ou o passaporte italiano.
    “A partir da meia-noite você não poderá mais solicitar a cidadania com as regras antigas, mas somente se tiver até avós italianos”, disse o ministro, em declaração publicada pelo jornal italiano Corriere Della Sera.
    O decreto tem força de lei e vale por 60 dias, período que o parlamento italiano deve analisá-lo e mantê-lo, ou descartá-lo. A coalizão de direita liderada pela primeira ministra Giorgia Miloni, porém, detém maioria no Legislativo e vem se mostrando favorável a políticas anti-imigração.
    Leia também:
    Feriado da Páscoa e de Tiradentes: veja destinos brasileiros para economizar e fugir da muvuca
    R$ 20 mil em passagens e volta adiada: os perrengues de brasileiros após incêndio em aeroporto de Londres
    Outras mudanças serão discutidas no parlamento
    Na segunda fase da reforma proposta pelo governo italiano, um projeto de lei será apresentado para obrigar que os italianos nascidos ou residentes no exterior mantenham vínculos reais com o país europeu, exercendo seus direitos e deveres na Itália pelo menos uma vez a cada 25 anos.
    Isso muda o atual modelo, que não obriga qualquer comprovação de vínculo com o país europeu após solicitada a cidadania.
    A reforma também inclui um segundo projeto de lei que vai revisar o procedimento de reconhecimento de cidadania. A nova regra obrigará os interessados em obter a cidadania a apresentar seu pedido diretamente ao Ministério das Relações Exteriores da Itália, em Roma, não sendo mais possível aplicar nos consulados locais.
    Diferente do decreto, os dois projetos de lei precisam ser aprovados pelo Parlamento Italiano para terem validade, mas consulados italianos em diversos países, incluindos o Brasil, já informaram que vão suspender temporariamente os pedidos até segunda ordem.
    O governo argumenta que a proposta vai aliviar os consulados e prefeituras italianas de processar milhares de pedidos que chegam todos os anos. Atualmente, ao menos 60 mil solicitações estão em análise pela burocracia italiana.
    Governo critica comercialização do passaporte e salto de pedidos
    O ministro Antonio Tajani afirmou que o número de italianos nascidos ou residentes no exterior aumentaram 40% na última década, de 4,6 milhões para 6,4 milhões. Na América do Sul, o número de descendentes com nacionalidade reconhecida passou de 800 mil para mais de dois milhões nos últimos 20 anos.
    Na Argentina, os pedidos de cidadania italiana concedidos passaram de 20.000, em 2023, para 30.000 em 2024. No Brasil, as solicitações aprovadas saltaram de 14.000 em 2022 para 20.000 no ano passado. No país, há diversos relatos de cidadãos que aguardam anos na fila do atendimento para conseguirem solicitar o benefício. Na Venezuela foram quase 8.000 pedidos aprovados em 2023.
    A Itália tem uma população de cerca de 59 milhões de pessoas, que vem diminuindo na última década. O Ministério das Relações Exteriores estimou que, sob as regras antigas, de 60 a 80 milhões de pessoas no mundo poderiam ser elegíveis para a cidadania italiana.
    Tajani defendeu ainda que a norma combate empresas que lucram ao ajudar pessoas a rastrear seus ancestrais e buscar certidões de nascimento necessárias para os pedidos – sobrecarregando os cartórios municipais com demandas por documentação.
    “Estamos agindo de forma muito rigorosa contra aqueles que querem ganhar dinheiro com a oportunidade de se tornarem cidadãos italianos”, disse Tajani.
    “Infelizmente, nos últimos anos, houve abusos que foram além do interesse real em nosso país”, continuou o ministro.
    Novas regras de imigração
    As críticas sobre o atual modelo de cidadania por ancestralidade partem principalmente de movimentos conservadores, que afirmam que o sistema é injusto, pois concede o benefício a pessoas sem vínculo significativo com a Itália. Por outro lado, filhos de imigrantes nascidos e criados na no país, precisam esperar até os 18 anos para poder solicitar um passaporte.
    O novo decreto segue políticas anunciadas pela premiê italiana, Giorgia Meloni, que lidera um partido de ultradireita. Também nesta sexta-feira, seu gabinete afirmou que usará duas instalações administradas pela Itália localizadas perto da costa da Albânia como centros de deportação.
    As unidades foram abertas em outubro passado como centros de processamento para possíveis solicitantes de asilo que tenham sido interceptados no mar, um projeto experimental que está sendo observado de perto pela União Europeia.
    Mas os ministros de Meloni concordaram que os centros agora servirão principalmente como instalações de repatriação para manter os migrantes que devem ser enviados de volta aos seus países de origem.
    A mudança faz com que migrantes que já chegaram às costas italianas possam ser enviados para um país não pertencente à UE para aguardar suas repatriações.



    Créditos

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Link de cópia

    Related Posts

    Novo parque da Disney nos Emirados Árabes: como será a atração

    maio 8, 2025

    Vaticano é um país: Estado tem guarda de mais de 500 anos e nenhum pet; veja curiosidades

    maio 6, 2025

    A história da famosa prisão de Alcatraz, que Trump mandou reabrir

    maio 5, 2025

    8 dos lugares mais coloridos do mundo

    maio 5, 2025

    Barraco no avião: entenda quando o passageiro pode ser expulso do voo

    abril 29, 2025

    Vaticano tem guarda de mais de 500 anos e nenhum pet: veja curiosidades sobre a cidade-estado casa do papa

    abril 26, 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte e design.

    Últimas postagens
    Manter contato
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Não perca

    o que os aproxima — e o que os separa

    maio 8, 2025

    Concordância em questões como o repúdio ao aborto e à ideologia de gênero. Discordância em…

    Dino diz que OAB atua por “interesses imediatos”

    maio 8, 2025

    Moraes se irrita com Mendonça e os dois trocam farpas no STF

    maio 8, 2025

    Recent Posts

    • o que os aproxima — e o que os separa
    • Dino diz que OAB atua por “interesses imediatos”
    • Moraes se irrita com Mendonça e os dois trocam farpas no STF
    • Procuradores da PGR levaram R$ 294 milhões em penduricalhos
    • Marina fala em desmonte do licenciamento ambiental – 08/05/2025 – Ambiente

    Recent Comments

    Nenhum comentário para mostrar.
    maio 2025
    D S T Q Q S S
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
    « abr    
    Sobre nós
    Sobre nós

    Brasil Eleve - Informação de Crescimento um portal de notícias sobre economia, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

    Envie-nos um e-mail: contato@brasileleve.com

    Facebook Instagram Pinterest YouTube
    Nossas escolhas

    Minha primeira vez com tênis de placa – 08/05/2025 – No Corre

    maio 8, 2025

    Arquibancadas vazias são o retrato do Brasileiro feminino – 08/05/2025 – O Mundo É uma Bola

    maio 8, 2025

    Atletas trans veem aumento de barreiras no esporte – 08/05/2025 – Esporte

    maio 8, 2025
    Mais popular

    o que os aproxima — e o que os separa

    maio 8, 2025

    Leão XIV deve trocar bispos de importantes cidades no Brasil

    maio 8, 2025

    Qual era o papel de Robert Prevost durante o papado de Francisco

    maio 8, 2025
    Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados por bomscript.com.br
    • Início
    • Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.