A Prefeitura de Pindamonhangaba também divulgou os horários de funcionamento dos cemitérios e as missas que serão realizadas no sábado (2) durante o feriado de Finados. Cemitério São José dos Campos
Divulgação/Urbam
Os cemitérios municipais das duas maiores cidades da região — São José dos Campos e Taubaté — devem receber, neste sábado (2), Dia de Finados, cerca de 70 mil visitantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Como é tradição, a demanda de público deve aumentar consideravelmente comparado aos dias comuns, por isso, os locais vão ampliar os horários de visitação para a população.
Em São José, 50 mil pessoas são esperadas nos cinco cemitérios municipais neste sábado. Segundo a Urbanizadora Municipal (Urbam), foram realizados serviços de manutenção para receber os visitantes.
A Urbam informou ainda que as pessoas que forem visitar túmulos podem saber a localização exata do jazigo através de um sistema de buscas online. Funcionários estarão auxiliando os visitantes no dia.
Veja o horário de funcionamento:
Cemitério Maria Peregrina (Santana): 7h às 18h;
Cemitério Distrital Eugênio de Melo: 7h às 18h;
Cemitério Colônia Paraíso (Morumbi): 7h às 18h;
Cemitério Padre Rodolfo de Komorek (Centro): 6h às 18h;
Cemitério José Ribeiro de Souza (São Francisco Xavier): 7h às 18h.
Horários das missas:
Missas no Cemitério Maria Peregrina (Santana): 8h, 10h e 16h.
Missas no Cemitério Distrital Eugênio de Melo: 8h, 10h e 16h.
Missas no Cemitério Colônia Paraíso (Morumbi): 8h, 10h, 12h e 16h
Missas no Cemitério Pe. Rodolfo de Komorek (Centro): 7h, 9h (Missa com o Bispo Dom César), 11h e 16h.
Missa no Cemitério José Ribeiro de Souza (São Francisco Xavier): 9h.
Taubaté
Em Taubaté, a estimativa da Prefeitura é que pelo menos 20 mil pessoas visitem os cemitérios da cidade neste sábado. Os cemitérios também passaram por manutenções para receber os visitantes.
De acordo com a Prefeitura, os cemitérios municipais do Belém e do Quiririm vão funcionar das 7h às 18h, sem interrupção.
Cemitério municipal do Belém, em Taubaté
Laurene Santos/TV Vanguarda
Para o cemitério do Belém, o Executivo informou que a Travessa da Saudade pode ser parcialmente interditada devido ao movimento.
A Prefeitura pediu ainda para aqueles que forem aos cemitérios que deem preferência às flores artificiais e evitem potes ou recipientes que possam acumular água, a fim de contribuir para a prevenção da dengue.
Veja o horário de funcionamento:
Cemitério do Belém – 7h às 18h
Cemitério do Quiririm – 7h às 18h
Jacareí
Em Jacareí, os cemitérios municipais Campo da Saudade e Jardim da Paz funcionarão das 6h às 18h neste sábado (2). Ambos os locais terão programação de missas — confira abaixo.
Veja os horários das missas:
Missas no Campo da Saudade: 7h, 9h, 11h e 16h.
Missas no Jardim da Paz: 7h, 9h, 11h, e 14h.
De acordo com a Prefeitura de Jacareí, o Campo da Saudade é o cemitério mais antigo da cidade, construído em 1871. O espaço possui 7.513 jazigos. Já o cemitério Jardim da Paz foi construído em 1981 e tem 9.380 jazigos.
Pinda
A Prefeitura de Pindamonhangaba não divulgou a expectativa de quantos visitantes devem ir aos cemitérios da cidade, mas divulgou o horário de funcionamento de cada unidade.
Segundo a administração, o Cemitério Municipal Central vai funcionar das 7h às 17h, enquanto o Cemitério de Moreira César deve funcionar das 8h às 18h. O cemitério particular Memorial da Paz vai abrir das 8h às 18h.
Os horários de missa no Cemitério Municipal de Pinda no sábado (2) serão:
7h30: Paróquia Nossa Senhora da Assunção
11h30: Paróquia São Vicente de Paulo
13h00: Paróquia Nossa Senhora das Graças
15h00: Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Já no Cemitério da Irmandade do Santíssimo, que fica dentro do Cemitério Municipal, a missa acontecerá às 9h, sendo realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.
O Cemitério de Moreira César terá missa às 10h com a Paróquia São Benedito, enquanto o Cemitério Memorial da Paz terá missa às 10h com a Paróquia Sant’Ana.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Créditos
Assine para atualizações
Receba as últimas notícias do Brasil Eleve