Uma parcela considerável dos jovens tem abolido a camisinha de suas práticas sexuais. Mas será que essa é uma atitude consciente e responsável? Quais as implicações disso, de fato, na vida de cada um?
Vamos falar disso agora, respondendo a algumas questões de jovens como você.
É verdade que muita gente está deixando de usar a camisinha?
Infelizmente, sim. Isso é um erro. Muitos jovens abandonam a camisinha, por exemplo, logo que o namoro fica mais consistente. Outros nem usam nas relações eventuais. Outros ainda estão tão confiantes nos medicamentos para tratar o HIV e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) que pararam de se preocupar com os riscos (e as dificuldades em jogo) de uma possível contaminação. E, aí, não usam camisinha de jeito nenhum.
Mas a dica é: vale rever essas ideias e comportamentos, e entender de vez que sexo saudável, responsável e também prazeroso requer, sim, o uso de camisinha, em todas as transas, desde a primeira vez.
Mas quem nunca usou, ou parou de usar, qual o motivo para retomar o uso do preservativo?
Há vários. Um deles: alguns vírus e bactérias podem permanecer durante anos no nosso organismo, mas como que “adormecidos”, ou seja, sem dar sinais de doença ou infecção. Até que, de repente, numa fase de baixa resistência do corpo, esses vírus ou bactérias se manifestam, trazendo sintomas de doenças e infecções. Ou seja, antes de os sintomas aparecerem, ninguém percebeu que já tinha, ou que estava se relacionando com quem tinha, alguma IST. Em casos como esses, a IST pode ter sido contraída, ou transmitida, por quem não usou camisinha. E aí há que se lidar com todas os incômodos, as complicações para a saúde e as dificuldades que as IST costumam trazer, cada qual a sua maneira. Enfim, gente esperta não arrisca: usa sempre camisinha.
Tem alguma dica para o uso da camisinha ser mais tranquilo?
Tem sim. Os jovens devem treinar vestir a camisinha durante a masturbação: com o pênis ereto, pressione com os dedos o reservatório que fica na pontinha da camisinha e desenrole o preservativo até a base do pênis. Depois, continue a masturbação. Após a ejaculação, é só retirar o preservativo, dar um nó para conter o líquido ejaculado e jogar no lixo. Vale repetir isso algumas vezes, até ficar o mais natural possível, para ser tranquilo e confortável vestir a camisinha assim que o pênis estiver ereto, na hora da relação a dois.
E para as jovens, qual a dica?
Existe a camisinha feminina e as jovens podem e devem treinar o uso antes também, da mesma forma que os jovens, na hora da masturbação. A camisinha feminina tem dois aros, sendo um deles (revestido por um material extrafino) para introduzir no orifício vaginal, e o outro para deixar por fora do canal vaginal, recobrindo parcialmente os grandes lábios. Ao final da transa, é só retirar, dar um nó e jogar no lixo.
A dica, portanto, é: treine antes, o quanto for necessário, pois acostumar-se com o jeito de vestir a camisinha é fundamental para deixar tudo mais tranquilo na hora que estiver a dois. E vale lembrar: a dois, deve-se usar apenas uma camisinha por vez (ou a feminina, também chamada de preservativo interno, ou a masculina, o preservativo externo).
É isso! Até semana que vem!
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.