Um bom headset tornou-se essencial para a experiência gaming definitiva: a capacidade de ouvir cada detalhe, desde passos subtis até explosões estrondosas, não só aprimora a qualidade do áudio como também adiciona uma camada estratégica ao gameplay.
De facto, o som pode muitas vezes passar-nos ao lado num meio tão visual como são os videojogos; no entanto, se prestarmos atenção, é fácil perceber como eles são fulcrais, ajudando a enaltecer o produto de uma forma quase subconsciente.
Além disso, a comunicação clara e nítida proporcionada pelos microfones incorporados permite uma colaboração eficiente com colegas de equipa, seja em competições online ou em narrativas cooperativas. Em última análise, a importância de um bom headset transcende a mera funcionalidade, promovendo novos patamares sensoriais e uma conexão mais profunda com o universo virtual.
Infelizmente, nem sempre temos fundos suficientes para adquirir uns headphones topo de gama e, por vezes, é necessário fazer alguns sacrifícios; no entanto, existem opções bem em conta no mercado e os GXT 490 FAYZO são um ótimo exemplo.
Tivemos a possibilidade de experimentá-los durante os últimos dias e, ao longo deste artigo, poderás ler as nossas impressões dos mesmos. Eis algumas características gerais:
- Som Surround 7.1, com drivers de 50mm
- Design amigo do ambiente, feito com 85% de plástico reciclado
- Software incluído para personalizares a tua experiência
- Iluminação LED
Uns headphones versáteis, para PC e consolas PlayStation
De facto, estamos perante uns headphones muito fáceis de utilizar, com uma abordagem plug and play; basta ligares ao dispositivo pretendido usando uma porta USB e eles funcionarão imediatamente, sem qualquer entrave a nível de emparelhamento. Criados com o PC, portátil e consolas PlayStation em mente, este não é de todo o produto ideal para os jogadores da Nintendo Switch ou smartphones (não existe também qualquer menção à Xbox e, infelizmente, não os conseguimos testar na consola da Microsoft).
De um ponto de vista estético, o dispositivo é bastante atraente, se bem que simples. Com um design totalmente preto, aquilo que mais salta à vista é a bonita iluminação LED em cada um dos altifalantes, que lhe dá uma aparência futurista; como já seria de esperar, todo ele é acolchoado, tanto nas laterais como no topo, o que significa que o conforto foi certamente um dos objetivos da Trust.
Mas não é só; os altifalantes podem ser ajustados de maneira a encaixarem-se devidamente na cabeça e, para além disso, existem uma série de botões no próprio dispositivo que permitem executar ações rápidas: uma roldana para alterar o volume do som, um botão para desligar o microfone e outro para mudar o esquema de cores dos LED (entre três opções disponíveis).
Qualidade física inferior mas microfone super claro
Comparativamente aos melhores headphones do mercado, é percetível a qualidade física inferior dos GXT 490 FAYZO apenas pegando neles e sentindo os próprios materiais. Mas tendo em conta que os mesmos podem ser adquiridos por cerca de 50 euros, parece-me um preço justo para aquilo que oferecem.
O mesmo pode ser dito do som: não é aquele som rico e ribombante de outros produtos que analisei no passado, parecendo-me soar um pouco mais “abafado” e distante; mas mesmo assim, eles fazem um trabalho mais do que satisfatório e em momento algum senti-me defraudado: quer estivesse a jogar, a ouvir podcasts ou a ver vídeos aleatórios na Internet.
A maior surpresa de todo o pacote foi o seu microfone; ao clicar no botão do “Play” nas gravações teste que fiz, fiquei assoberbado com a clareza do som e a ausência de ruído exterior. Com toda a honestidade, já analisei no passado headphones topo de gama, de marcas bem conhecidas e a custar várias centenas de euros, e os GXT 490 FAYZO superam-nos largamente neste campo. Fiquei boquiaberto! Jamais me passou pela cabeça que o som do microfone fosse assim, e posso aconselhá-los para aqueles interessados em criarem podcasts, gravações ou outro tipo de conteúdos semelhantes.
Conclusão
Assim sendo, acho os GXT 490 FAYZO um ótimo produto para aqueles utilizadores que procuram uma boa relação qualidade/preço; não tem Bluetooth, o que poderá ser desapontante para muitos e coloca vários dispositivos automaticamente de parte por não terem entrada USB, mas os auscultadores compensam noutros aspetos – som, design e microfone. Simples mas eficazes.