As ações da Gjensidige Forsikring subiram 8,6% após a divulgação dos resultados financeiros do quarto trimestre, que superaram as expectativas do mercado. A seguradora norueguesa reportou um lucro de 1.203 milhões de NOK, 25% acima do consenso, principalmente devido ao forte desempenho em seus serviços de seguros.
Os analistas do Barclays comentaram sobre os resultados: “Esperamos uma reação positiva no preço hoje, com todos os números principais significativamente melhores que as expectativas. As margens devem acelerar ainda mais à medida que os aumentos de preços continuam e a inflação diminui. A solvência agora está em níveis fortes, apoiando dividendos totais mais altos.”
As receitas de seguros da empresa atingiram 10.019 milhões de NOK, superando o consenso em aproximadamente 2% e marcando um aumento de 11,2% em relação ao ano anterior em uma base comparável. Esse crescimento foi impulsionado principalmente por ajustes de preços no setor Privado, com os preços de seguros de propriedade subindo 11% e os preços de seguros de automóveis aumentando 15%, em comparação com a inflação de sinistros de 11% e 6%, respectivamente. Janeiro viu aumentos de preços ainda mais acentuados, com as taxas de seguros de propriedade e automóveis subindo 17% e 19%, respectivamente.
O resultado do serviço de seguros se destacou em 1.670 milhões de NOK, 32% acima das expectativas, graças a uma melhoria significativa no índice de sinistralidade. O índice de sinistralidade melhorou 3,8 pontos percentuais para 71,1%, impulsionado por uma melhoria de 4,8% no índice de sinistralidade de frequência subjacente, particularmente na Noruega.
As grandes perdas no custo de risco (CoR) foram 1 ponto percentual menores em 3,1%, equilibradas por praticamente nenhum ganho de run-off em 0,1% e um ligeiro aumento no ajuste de risco para 0,4%. O índice combinado subjacente foi 3,8 pontos percentuais melhor que o consenso.
No entanto, o prejuízo antes dos impostos em Pensões foi de -58 milhões de NOK, contrastando com a previsão de consenso de um lucro de 65 milhões de NOK, impactado por resultados negativos de marcação a mercado devido a taxas mais altas. O resultado de investimento foi de 208 milhões de NOK, superando significativamente o consenso em cerca de 130 milhões de NOK, influenciado positivamente por altos rendimentos correntes, estreitamento dos spreads de crédito e mercados de ações favoráveis.
A solvência melhorou para 185%, aproximadamente 5 pontos percentuais melhor do que o esperado, e aumentou 21 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Isso se deveu principalmente à aprovação do módulo de tempestade no PIM, que contribuiu com um aumento de 18% anunciado em novembro.
O dividendo total por ação (DPS) foi fixado em 10 NOK, com 9 NOK como ordinário e 1 NOK como dividendo especial, cerca de 5% acima do consenso do mercado.
Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.