EA Sports F1 24 chega com a temporada já em pleno andamento, mas ainda assim consegue apresentar uma proposta sólida. Com modos revistos e algumas adições, dá aquele alento para mais um ano de corridas a alta velocidade nas pistas virtuais da Fórmula 1. Contudo, é importante estar preparado para uma adaptação às novas físicas.
EA Sports F1 24 traz mais uma temporada para a série, marcando mais uma entrada no calendário anual que já se tornou numa tradição entre os amantes da Fórmula 1. Este ano, apresenta modificações consideráveis nas físicas e no comportamento dos veículos, melhorias em vários modos de jogo, algumas pistas atualizadas e a remoção de características que não acrescentam nada ao pacote global. Com estas atualizações, EA Sports F1 24 pretende não só manter os seus fiéis seguidores, mas também atrair um público ainda mais vasto para o excitante mundo da Fórmula 1 virtual.
De facto, estes lançamentos anuais tendem a tornar-se um pouco redundantes, com uma constante dança de conteúdos, pequenos ajustes visuais e a óbvia atualização das equipas e dos seus pilotos. É compreensível que, com apenas um ano pela frente, não haja espaço para mudanças radicais, mas este ano parece que a EA Sports/Codemasters encontrou tempo extra e decidiu apostar na redefinição da física e do comportamento dos carros. Esta opção não me agradou particularmente, estava à espera de uma mudança no sentido de tornar a condução dos carros agradável, mas ao mesmo tempo próxima da simulação, e a minha primeira impressão é que a tornaram um pouco mais “arcade”, ao ponto de redefinirem muita da abordagem do ano passado relativamente à afinação dos carros.
Indo direto ao que é familiar: os modos multijogador, que não sofreram grandes alterações, regressam de forma óbvia e essencial. O modo “história” (Braking Point) voltou a desaparecer, e os supercarros foram retirados, algo que muitos questionaram o porquê de lá estarem. Temos o regresso dos habituais modos de treino, voltas rápidas, corridas entre outros. Esta edição é tão familiar em tantos aspetos que, por vezes, nem parece um jogo novo. No entanto, quando as coisas estão bem, não é preciso remexer muito, e isso não é necessariamente uma coisa má.
Modo Carreira
O aspeto que sofreu mais alterações foi o Modo Carreira, onde agora podes escolher entre pilotos reais ou, como antes, optar por criar o teu próprio piloto e competir diretamente com os melhores do mundo. Este modo sofreu uma transformação significativa, permitindo uma experiência mais profunda. Agora, os jogadores podem entrar na pele de um verdadeiro piloto de Fórmula 1, criar e experimentar cenários com que sempre sonharam ou até reescrever a história das lendas da Fórmula 1. Com o Modo Carreira revitalizado, é possível explorar a vida multifacetada de um piloto de F1, desde as corridas até às decisões estratégicas fora da pista, dando uma dimensão mais completa à experiência de ser um piloto.
As outras componentes do modo Carreira permanecem muito semelhantes, incluindo a gestão da equipa, o upgrade das componentes dos carros e a administração de contratos e cumprimento de objetivos. Esses fundamentos sólidos foram mantidos, sofrendo apenas ajustes pontuais. Além disso, a nova abordagem permite aos jogadores vestirem a pele dos grandes pilotos reais da Fórmula 1 da atualidade e até heróis do passado, como Michael Schumacher, Ayrton Senna, Nigel Mansell, entre muitos outros. Essas adições enriquecem a experiência, oferecendo uma imersão ainda mais profunda no mundo competitivo da Fórmula 1.
F1 24 tem agora uma nova forma de experimentar o modo Carreira através do Challenge Career, um formato que oferece cenários curtos e dinâmicos que são atualizados. Neste modo, os jogadores assumem o papel de um piloto e de uma equipa reais, deparando-se com desafios que são idênticos para todos. Após a conclusão destes desafios, os jogadores acumulam pontos e vão evoluindo na classificação global. No final de uma época o jogador com a pontuação mais elevada será coroado campeão.
Ainda no que diz respeito às novidades de F1 24, temos finalmente pistas que foram atualizadas após anos de espera. Silverstone é uma delas, recebendo uma grande atualização tanto na pista como nos seus arredores. O circuito belga de Spa-Francorchamps também sofreu alterações consideráveis, com destaque para a emblemática secção Eau Rouge & Raidilon, que foi redesenhada e tem agora uma área de escape actualizada. Além disso, foram efectuadas melhorias no Circuito Internacional de Lusail e no Circuito de Jeddah Corniche. Estas atualizações eram muito aguardadas e, em alguns casos, há muito esperadas.
Físicas e comportamento dos carros
Agora o “elefante na sala”, as novas físicas em F1 24. São muito diferentes, tudo devido à opção da Codemasters de efetuar alterações significativas em relação ao ano anterior. Sente-se logo que se entra em pista pela primeira vez: os carros têm uma grande tendência para sobrevirar, como se estivéssemos a conduzir com um comando em vez de um volante. A frente do carro é mais propensa a sobrevirar, o que me incomodou bastante, porque estava habituado a um comportamento mais controlado do carro, especialmente quando conduzia com um volante. Há uma sensação de que a frente está um pouco desligada da traseira do carro, e só com muitas horas de ajuste é que consegui tornar a condução mais “realista” e, acima de tudo, mais agradável.
Esta alteração às físicas é algo controversa e pode desmotivar alguns veteranos da série da EA Sports. No entanto, pode representar uma melhoria para os recém-chegados ao jogo, pois certas curvas que anteriormente eram mais desafiantes a alta velocidade são agora mais fáceis de abordar. Por outro lado, esta mudança também traz consigo uma dificuldade adicional: é muito mais fácil perder o controlo do carro nas curvas mais lentas. Os peões à saída destas curvas são mais frequentes, exigindo um ajuste minucioso da configuração do carro ou uma utilização mais intensiva do controlo de tração para manter a estabilidade.
Outra particularidade marcante são os corretores de trajetória, que são agora demasiado baixos. Em F1 23, um corretor que podia fazer o carro perder o controlo, em F1 24, o mesmo corretor parece uma passadeira. É estranho sentir esta diferença mesmo em corretores de perfil mais elevado, onde, na realidade, os carros de Fórmula 1 perdem completamente o equilíbrio e até sofrem danos consideráveis. Por alguma razão que ainda não consegui perceber, no título deste ano, os corretores são muito mais amigáveis. Esta mudança tem impacto na sensação de realismo, tornando os corretores em certas pistas mais tolerantes do que seria de esperar de uma experiência autêntica de Fórmula 1.
Inicialmente, as alterações às físicas dos carros não me agradaram muito, mas com o passar do tempo e alguns ajustes tanto na configuração dos veículos como no próprio volante, consegui recuperar o prazer que tinha ao jogar F1 23. No entanto, no que diz respeito aos corretores, já não os posso manipular, uma vez que essa capacidade está nas mãos da Codemasters, e estou confuso com a mudança para uma abordagem mais facilitadora para o piloto.
Em termos visuais, as diferenças não são muito marcantes; há uma melhoria na iluminação e alguns pilotos receberam ajustes adicionais na sua apresentação física, mas pouco mais se destaca. O jogo parece ser uma versão melhorada do ano anterior, com alguns toques adicionais, mas nada de extraordinário a este respeito. Em termos de som, os padrões são os mesmos; o som dos carros é extraordinariamente bom, todos eles são fiéis à realidade e transmitem uma sensação de potência impressionante. É também de salientar a inclusão de comunicações de rádio reais dos pilotos, que são aplicadas em momentos-chave, como no final de uma corrida, fornecendo feedback sobre o desempenho.
Conclusão
EA Sports F1 24 apresenta-se como uma edição sólida, traz consigo algumas novidades convincentes ao mesmo tempo que deixa de fora opções menos relevantes, concentrando-se inteiramente na competição de Fórmula 1. No entanto, é inegável que enfrenta alguns problemas, sendo o mais relevante a total reformulação das físicas, embora seja possível contornar este facto com algumas horas de dedicação. Ainda que não represente um salto substancial em relação às edições anteriores, o jogo é robusto e honra este desporto apaixonante. Para mim, que aprendi a gostar da Fórmula 1 com as emocionantes batalhas entre Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost e a lenda Ayrton Senna da Silva, o jogo mantém viva essa paixão.
Prós: | Contras: |
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