Desde a chegada da PlayStation 5 em novembro de 2020, a Electronic Arts demonstrou esforços para tirar proveito das capacidades do mais recente hardware da Sony Interactive Entertainment. Seja com a presença do SSD para loadings mais rápidos, melhorias gráficas nas plataformas de atual geração ou especialmente com o uso do comando Dualsense, a produtora esforçou-se para aproveitar o trabalho da Sony nos seus projetos.
No caso da EA Sports, a popular produtora responsável por alguns dos jogos mais vendidos do mundo, como Madden NFL 25 e mais recentemente EA Sports FC 25, que acabou de chegar às lojas, é perceptível o desejo de usar as ferramentas ao seu dispor na PlayStation 5 para alcançar um maior nível de dinamismo nestes desportos interativos.
Tendo em conta que EA Sports FC 25 exibe uma forte probabilidade de figurar entre os jogos mais vendidos em 2024, existe uma igualmente forte possibilidade de o quereres jogar numa PlayStation 5, o que significará desfrutar de funcionalidades e melhorias que não estão ao alcance de quem ainda permanece numa consola de anterior geração.
Melhorias gráficas
Ao transitar para uma consola como a PlayStation 5, jogar EA Sports FC 25 representará um arranque mais rápido do menu para o relvado, graças ao SSD que possibilita loadings mais rápidos, mas também significa desfrutar de melhor qualidade gráfica. Este foi um dos principais destaques da EA Sports na sua campanha para promover a chegada de FC25 e com a versão final nas mãos, é possível confirmar isso.
A nossa review a EA Sports FC25 foi feita ao jogar a versão final numa PlayStation 5, o que nos permitiu descobrir as melhorias gráficas feitas pela equipa para a edição deste ano. Na nossa visita à sede da EA Sports, os produtores falaram-nos sobre o novo modo com visuais melhorados na PS5, mas agora tivemos a oportunidade de jogar nele para perceber se realmente cumpre com o prometido.
Este novo Modo Qualidade é o modo predefinido na PS5, no qual EA Sports FC25 corre a 4K e com o desempenho focado nos 60fps. O rácio de fotogramas poderá registar pequenas quedas, mas tens uma qualidade gráfica ainda melhor sobre as consolas de anterior geração, com melhores efeitos visuais, e animações na roupa e cabelo que podem tornar o futebol digital ainda mais dinâmico em termos visuais.
A equipa trabalhou para implementar oclusão ambiental por rastreio de raios, simulação de tecido, e melhorias nas sombras para reforçar o efeito 3D nos relvados e área envolvente. Isto foi feito com o objetivo de transmitir maior sensação de profundidade. Além disso, um dos pequenos detalhes em destaque é a transmissão da sensação do passar do tempo. O jogo pode começar durante o dia, mas na segunda parte terás um céu alaranjado, para mostrar que estás próximo do pôr do sol.
São pequenos detalhes que podem formar uma imagem geral mais atrativa. Mesmo que ainda existam alguns problemas ocasionais nos movimentos dos tecidos e cabelo, quando tudo corre como desejado, EA Sports FC25 na PS5 consegue uma qualidade visual capaz de impressionar. As repetições e destaques tornam-se ainda mais espetaculares.
Dualsense
Quem já joga numa PS5 já conhece certamente o efeito positivo que o Dualsense pode trazer para uma experiência. É um comando equipado com vibração dinâmica e gatilhos cuja resistência pode ser afinada para oferecer diferentes valores, contextualizados com o que acontece no jogo. São pormenores que já se tornaram parte do dia-a-dia de quem joga numa PS5, mas que ainda continuam a conquistar.
Em EA Sports FC25, a produtora continua a usar o comando Dualsense que acompanha a PS5 para engrandecer a experiência de jogo, à semelhança do que muitas outras produtoras fazem para dar às versões na consola da Sony uma camada extra de graciosidade. Apesar dos mais dedicados e profissionais até sentirem que isso pode incomodar, para a maioria dos casuais as funcionalidades Dualsense são um extra curioso.
EA Sports FC25 não apresenta a mesma intensidade de anteriores jogos de futebol digital da produtora, nos quais a resistência dos gatilhos L2 e R2 podia tornar-se muito intensa, mas ainda revelam diferentes níveis de intensidade de acordo com o desgaste dos jogadores e o tempo de corrida. Além do dinamismo oferecido pelos gatilhos, algo que serve como uma camada extra na interação com o futebol digital, tens a vibração dinâmica que é usada para reforçar a imersão.
Para quem deseja transitar para a PS5 e terá em EA Sports FC25 o seu primeiro jogo de futebol digital na nova geração, o Dualsense vibrará de forma dinâmica para te informar com níveis diferentes de vibração quando rematas ou sofres faltas, por exemplo. Até te indica a direção da qual sofreste uma falta através da vibração.
Futebol de nova geração
EA Sports FC25 para a PS5 coloca-te muito mais próximo da visão do futebol digital procurada pela editora. Na sua tentativa de recriar de forma fiel o futebol real, a EA Sports recorre a todas as ferramentas ao seu alcance para engrandecer o espetáculo. No caso da PS5, isso significa melhor qualidade gráfica e um comando que permite sentir muito mais o que se passa no relvado virtual.