A umidade e a presença de restos de alimentos fazem da esponja de cozinha o ambiente ideal para o crescimento de fungos e bactérias. Mas, tomando os cuidados certos, ela não precisa ser motivo de preocupação.
É necessário higienizar e fazer a substituição da bucha periodicamente, afirma Paulo Sanches, professor de microbiologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara.
“Caso você não cuide dessa esponja, a possibilidade de proliferação de micro-organismos que podem causar uma doença na gente é bastante grande. Tudo o que a gente lava na cozinha, em algum momento, vai ter contato com o nosso alimento. E, a partir desse contato, a gente pode colocar esses micro-organismos para dentro do nosso corpo e eles causarem algumas doenças, como uma dor de barriga, uma infecção alimentar”, explica.
A seguir, veja as orientações do especialista para cuidar da sua esponja.
Quando é preciso trocar a esponja?
Se você lava-louça diariamente, o ideal é substituí-la a cada 15 dias, recomenda o professor. Mas esse prazo pode aumentar ou diminuir de acordo com o uso, diz ele.
O mais importante é ficar atento às características da bucha e fazer a troca antes que ela perca a firmeza e comece a ficar desbotada, com as fibras desgastadas ou bolinhas na parte abrasiva. Quando isso acontece, ela não consegue remover as sujeiras mais incrustadas nos pratos e utensílios, mesmo que você não as esteja vendo. Além disso, quanto maior o tempo de uso, maior o risco de contaminação por fungos e bactérias.
Sanches também afirma que é preciso ficar atento ao cheiro da esponja. Normalmente, quando ela fica guardada em um pote fechado, com acúmulo de água, é comum sentir um odor forte vindo dali. Isso é resultado da proliferação de micro-organismos e, então, a orientação é descartá-la.
Como limpar a esponja?
O professor recomenda fazer uma higienização simples todos os dias, sempre depois do uso, e outra, mais completa, pelo menos uma vez por semana.
Limpeza diária
1. Retire todo o resto de alimentos;
2. Umedeça a esponja;
3. Aplique detergente;
4. Aperte a bucha até formar bastante espuma;
5. Enxágue-a;
6. Pressione bem para tirar o excesso de água;
7. Guarde-a em um local seco e arejado.
Limpeza semanal
1. Deixe a esponja submersa em uma mistura de água sanitária e água por cerca de 15 minutos —a proporção é a mesma usada para higienizar frutas e verduras: uma colher de sopa para um litro de água;
2. Retire a bucha e coloque-a em uma panela com água fervente por 15 minutos;
3. Depois de esfriar, aperte bem para tirar o excesso de água;
4. Guarde-a em um local seco e arejado.
Onde deixar a esponja?
É fundamental que ela fique em um local seco. Se você gosta de guardá-la dentro de um pote, para manter a pia organizada, prefira um recipiente com furos no fundo e que não seja tampado.
“Esses potinhos sem escoamento nem ventilação são um perigo”, afirma Sanches. “As bactérias adoram esse ambiente de umidade. E, se algum resto de comida ficou, isso vai ajudar bastante na proliferação de bactérias.”
Posso usar a mesma esponja da louça para limpar o fogão?
Sim. Não há problema em utilizar a mesma bucha para fazer a limpeza do fogão ou da pia. Mas é interessante higienizá-la depois do uso. O que não se deve fazer é levar a esponja da cozinha para lavar outros ambientes, principalmente o banheiro.
Há uma alternativa mais ecológica?
Sim. A necessidade de troca constante da esponja acaba sendo prejudicial ao meio ambiente, porque o material tem reciclagem difícil e pouco viável do ponto de vista econômico. Há fabricantes que contam com programas de coleta e reciclagem, mas a verdade é que a maior parte dessas esponjas é descartada no lixo comum.
Uma opção é substituir o modelo convencional pela bucha vegetal. “A vantagem é que, uma vez que você termina de usá-la e vai fazer o descarte, ela não é poluente, porque é biodegradável, e pode ser utilizada inclusive para compostagem“, diz Sanches.
O especialista afirma que os cuidados com a bucha vegetal devem ser os mesmos. Ela deve ser higienizada e trocada periodicamente.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.