Investing.com – Um recente salto nas ações do setor de semicondutores deve atingir um “platô” ainda este ano, segundo analistas do Jefferies.
As fabricantes de chips dispararam em 2024, refletindo o aumento no interesse pelos processadores necessários para alimentar os data centers que sustentam o desenvolvimento da inteligência artificial (IA). No acumulado do ano, o Philadelphia Semiconductor Index subiu mais de 19%.
VEJA TAMBÉM: Quais são as melhores ações de tecnologia em 2025?
Em particular, as ações da Nvidia (BVMF:) (NASDAQ:), cujos chips otimizados para IA tornaram-se sinônimos do entusiasmo em torno das aplicações dessa tecnologia emergente, valorizaram-se 171% no ano passado.
Embora esperem que esse aumento nas ações de semicondutores atinja o pico entre “março e abril”, com crescimento anual em torno de 24%, os analistas do banco, liderados por Janardan Menon, argumentaram em nota aos clientes que o “potencial de alta para a maioria das ações de chips deve ser modesto” em 2025.
“[D]ado que a demanda em grandes mercados finais como PCs, smartphones, servidores gerais, [Internet das Coisas], eletrônicos de consumo e redes ainda é fraca e os níveis de inventário estão baixos, não prevemos nenhum ciclo de baixa neste ano”, escreveram os analistas. “Em vez disso, projetamos um ciclo de semicondutores estável, com crescimento saudável de dois dígitos para o restante de 2025.”
As tendências de preços nas ações de chips devem permanecer “estáveis”, segundo os analistas, que acrescentaram que o desempenho dessas ações nos próximos 12 meses dependerá, provavelmente, da confiança dos investidores nas perspectivas de crescimento de receita e lucro dessas empresas em 2026.
Em relação a ações específicas, os analistas afirmaram preferir a fabricante holandesa de wafers ASM em vez da concorrente local ASML (AS:), argumentando que a ASM está “mais posicionada” para se beneficiar do aumento dos gastos com chips lógicos avançados e tem menor exposição às turbulências no mercado chinês.
Eles observaram que a ASML, “embora com risco reduzido para 2025”, precisa garantir entre 5 bilhões e 6 bilhões de euros em pedidos por trimestre para cumprir as expectativas de 2026. Mas essa meta pode ser complicada pelo impacto em um cliente importante, a Samsung (KS:), que tem enfrentado custos extras ao tentar fornecer chips de alto desempenho para a Nvidia, segundo os analistas.
**
PROTEJA SUA CARTEIRA! Com um clique, você sabe se uma ação pode subir ou se paga dividendos confiáveis no InvestingPro e ainda tem acesso a:
- ProPicks: Estratégias que usam IA para selecionar ações explosivas.
- Preço-justo: Saiba se uma ação está cara ou barata com base em seus fundamentos.
- ProTips: Dicas rápidas e diretas para descomplicar informações financeiras.
- Filtro avançado: Encontre as melhores ações com base em centenas de métricas.
- Ideias: Descubra como os maiores gestores do mundo estão posicionados e copie suas estratégias.
- Dados de nível institucional: Monte suas próprias estratégias com ações de todo o mundo.
- ProNews: Acesse notícias com insights dos melhores analistas de Wall Street.
- Navegação turbo: As páginas do Investing.com carregam mais rápido, sem anúncios.