Quase 40 juristas, deputados, senadores e parentes de envolvidos nos atos do 8 de janeiro prometem realizar uma super live na tarde desta quarta-feira (8) para apresentar detalhes “da maior farsa da história do Brasil”. A transmissão ao vivo acontece das 14h às 22h no canal do YouTube da Associação dos Familiares e Vítimas do 8/1 (Asfav) e contará com oito blocos.
O objetivo, de acordo com a advogada Gabriela Ritter, presidente da Associação, é trazer um contraponto à “narrativa imposta pela grande mídia e pelo Supremo Tribunal Federal (STF)” em relação aos atos do 8 de janeiro. Nesta quarta, por exemplo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de uma cerimônia para lembrar o 8/1 com entrega de obras de arte restauradas e um “abraço simbólico” na democracia.
Então, “na live, traremos a verdade dos fatos do 8 de janeiro”, afirma Ritter, citando que os convidados apresentarão “provas de que tudo foi uma farsa”. Além disso, ela adianta que serão atualizadas informações a respeito dos presos, exilados e também das tramitações dos pedidos de anistia e de contagem pública de votos, considerada uma das principais reivindicações dos envolvidos no 8/1.
Para isso, o primeiro bloco da live será apresentado pela jornalista Cristina Graeml, que conversará com representantes da Asfav para trazer uma visão atualizada dos fatos. Logo depois, a advogada Fabiana Barroso conversa com o ex-desembargador Sebastião Coelho, o Procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro e o advogado e professor especialista em liberdade de expressão, André Marsiglia. Juntos, mostrarão as irregularidades nos processos, como o fato de os envolvidos nos atos serem tratados pior que traficantes.
Ainda segundo a presidente da Asfav, a live continua com histórias dos presos do 8/1, como as apresentadas no projeto “Vozes do 8 de Janeiro”, e com uma análise das investigações norte-americanas relacionadas ao processo eleitoral do Brasil em 2022. O tema será apresentado pelo influenciador Paulo Figueiredo e contará com participação da juíza Ludmila Lins Grilo e dos jornalistas Luís Ernesto Lacombe, Allan dos Santos e Max Cardoso.
Deputados e senadores também participam da live nesta quarta-feira
A programação também conta com o deputado federal Marcel van Hattem, que se tornou alvo do STF recentemente, e com os parlamentares Rodrigo Valadares, Bia Kicis, Julia Zanatta, Eduardo Girão e Magno Malta. Em suas participações, eles devem tratar das denúncias feitas no exterior, informações relacionadas aos familiares dos envolvidos no 8/1 e do PL da Anistia.
Eventos realizados em 8 de janeiro de 2024
No ano passado, advogados, jornalistas e parlamentares também realizaram uma super live para tratar do 8 de janeiro e das irregularidades cometidas nos processos. Na mesma data, o presidente Lula realizou uma solenidade chamada de “Democracia Inabalada” para relembrar os atos e comemorar a atuação da Justiça contra os envolvidos.
De acordo com organizadores da transmissão ao vivo desta quarta-feira (8), o governo insiste em uma suposta “trama golpista do 8 de janeiro” e, com base nessa narrativa, tem perseguido, incriminado e causado a morte de inocentes.
“Este mesmo consórcio que celebra o salvamento do que chamam de ‘democracia’, hoje assume contornos de uma ditadura, que oprime os fracos e viola os direitos dos mais humildes”, pontua a organização na chamada do vídeo no canal da Asfav, no YouTube.
A live também será transmitida pela TV Flórida, Fio Diário, Radio Auriverde Brasil, Yes Brasil USA, pelas redes sociais da Cristina Graeml e pelo Paulo Figueiredo Show.