Religioso celebrou missa nesta sexta-feira (13), durante acampamento católico na comunidade fundada por Jonas Abib, que morreu há dois anos. Padre Marcelo Rossi prestou homenagens a Jonas Abib durante evento na Canção Nova
Reprodução/Canção Nova
Na semana em que a morte do monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), completou dois anos, o padre Marcelo Rossi defendeu, durante uma missa na comunidade, a canonização do religioso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Rossi celebrou uma missa na tarde desta sexta-feira (13) na Canção Nova, durante o acampamento católico Hosana Brasil, e prestou homenagens a Jonas Abib, citando “saudades” e a experiência que teve com ele em vida. Entre as homenagens, ele apontou que a Igreja deve reconhecê-lo como santo.
“Não posso deixar de lembrar [dos] dois anos do falecimento do nosso querido Padre Jonas. Guarda o que eu estou falando: não tardará, mas a Igreja vai reconhecer a santidade do nosso Padre Jonas”, disse.
Ainda durante a missa, Marcelo Rossi citou a própria caminhada religiosa, inspirada por Jonas Abib.
“Minha vocação não digo que foi com ele, mas todo o meu caminhar como seminarista foi [com o] Padre Jonas. É o meu pai espiritual”, acrescentou.
Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova
Divulgação/Canção Nova
Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, morreu aos 85 anos, em Cachoeira Paulista (SP), na noite do dia 12 de dezembro de 2022.
De acordo com a Canção Nova, a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. O religioso também tratava um mieloma (tipo de câncer) desde 2021.
Abib fundou, em 1978, a Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social. Hoje, a comunidade mobiliza milhares de pessoas em todo país e é reconhecida pelo Vaticano.
Canonização
Canonização é o processo da Igreja Católica para que uma pessoa possa ser reconhecida como santa. O nome vem de ‘cânon’, uma lista oficial da igreja em que o nome das pessoas canonizadas é inscrita.
O processo só é iniciado após a morte da pessoa e só pode ser aberto com autorização do Vaticano. A partir disso, um postulador é escolhido para levantar evidências de que a pessoa tem fama de santa.
Caso essa etapa seja aprovada, o religioso recebe o título de venerável e o procedimento passa para o próximo passo, que é a beatificação, que exige um milagre alcançado. Com o reconhecimento dessa etapa, a pessoa é considerada beata.
O último passo é a canonização, que, para ser alcançada, é necessária a comprovação de mais um milagre. A partir disso, a aprovação é feita pelo Papa, que declara a pessoa como santa.
Acampamento católico
Padre Marcelo Rossi pregou na 20ª edição do acampamento ‘Hosana Brasil’, que acontece na comunidade Canção Nova. A expectativa da comunidade é de receber 75 mil pessoas até o domingo (15), quando se encerra o evento.
Além de Rossi, outra atração é a presença do sacerdote católico Frei Gilson, que estará reunido junto a outros religiosos na madrugada deste sábado (14), às 3h45, para oração do Rosário.
Todo o evento é gratuito e aberto ao público. A sede da Canção Nova fica na Avenida João Paulo II, no bairro Alto da Bela Vista, cidade de Cachoeira Paulista.
Fiéis participam de acampamento católico na Canção Nova
Reprodução/Canção Nova
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Créditos
Assine para atualizações
Receba as últimas notícias do Brasil Eleve