A Huawei fez na noite desta quinta-feira (12), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o que chamou de lançamento global do smartphone Mate X6, marcando seu retorno às vendas no exterior. O aparelho já está destacado na loja online da Huawei Brasil.
Mas não é o mesmo Mate X6 lançado há duas semanas em Shenzhen, na China. Os consumidores internacionais só poderão adquirir uma versão do aparelho com seu sistema operacional compatível com o Android, EMUI 15, ou seja, com acesso a aplicativos americanos como Instagram e Netflix.
Por outro lado, seguirão sem acesso aos recursos mais vistosos de inteligência artificial do novo sistema operacional da Huawei, HarmonyOS Next, como os de pegar e transferir arquivos de um aparelho para outro com um gesto simples da mão (veja vídeo abaixo).
O retorno ao mercado global acontece após mais de cinco anos sob cerco americano crescente. No período, a gigante chinesa foi proibida de comprar chips avançados da taiwanesa TSMC, entre outras sanções.
“A Huawei está retomando seu mercado externo perdido”, comemorou em mídia social o jornalista Li Zexin, da agência oficial de notícias Xinhua, sobre o evento nos Emirados.
A empresa chegou a liderar brevemente a venda mundial de smartphones, deixando para trás a sul-coreana Samsung e a americana Apple, antes de perder acesso aos chips 5G e quase abandonar a produção de celulares.
No ano passado, lançou o Mate 60 com chip 5G próprio durante a visita à China da secretária do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, responsável pelas sanções, que foi surpreendida pelo anúncio e reclamou publicamente.
“Em apenas cinco anos, a Huawei alcançou 100% de produção doméstica de chips para a série Mate”, diz Yu Chengdong, que chefia a divisão de aparelhos de consumo da empresa. “A autonomia da indústria de semicondutores já aconteceu.”
O Mate X6 é o aparelho dobrável ligado à linha Mate 70, a atualização do Mate 60, e introduziu um chip com desempenho descrito como 40% superior à versão anterior, embora ainda de tecnologia 7nm, segundo a consultoria TechInsights.
Os celulares da nova linha são também os primeiros com o sistema HarmonyOS Next, que demanda aplicativos desenvolvidos especialmente para ele –ou pelo menos foi assim que eles foram anunciados, durante seu desenvolvimento.
Curiosamente, apareceu há poucos dias na AppGallery, a loja de aplicativos da Huawei, o EzsyAbroad, um emulador de Android para o HarmonyOS Next, que permite acessar os aplicativos americanos também no HarmonyOS Next. Seria para os usuários da China usarem no exterior.
Além do celular dobrável, o evento em Dubai, apresentado por um executivo europeu da Huawei, Andreas Zimmer, mostrou aparelhos como o fone FreeBuds Pro 4 e o tablet MatePad 11.5, além de uma linha de celulares mais baratos, Nova 13.
Sem o chamariz do HarmonyOS Next e seus recursos, o lançamento do Mate X6 se concentrou nas cores “clássicas” e no fato de ser ultrafino, além de detalhes como usar grafeno para manter baixa a temperatura do aparelho. Para o FreeBuds Pro 4, sublinhou o cancelamento de ruído.
O Mate X6 está à venda nos Emirados por 7.199 dirhams, equivalentes a R$ 11.768, com as entregas começando em duas semanas. E já está disponível para reservas em países do Sudeste Asiático como a Malásia e europeus como Alemanha e França. Na Europa, as vendas começam em janeiro.