Evento marca o encerramento das atividades de Educação Empreendedora em 2024 e valoriza a criatividade dos estudantes O Empreende – Startups Educacionais, ponto alto da Educação Empreendedora na rede de ensino municipal, celebrou nesta quarta-feira (4) os projetos de destaque feitos em 2024.
Em cerimônia realizada no Cefe (Centro de Formação do Educador), alunos e professores de diferentes escolas foram premiados pelas ações desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Autoridades e convidados prestigiaram os vencedores nas diversas categorias, que receberam certificados, medalhas e brindes cedidos pela Receita Federal.
O evento abrange desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, até o Ensino Fundamental, por meio do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria com o Sebrae.
Em todas as idades, os estudantes vivenciam experiências que estimulam comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais.
Os encontros envolvem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência. Entre os temas trabalhados estão: sustentabilidade, ecologia, robótica, ferramentas digitais e outros.
Durante o segundo semestre, as escolas abriram as portas para a comunidade escolar nas Feiras do Jepp, com a exposição das atividades e demonstrações dos alunos. Ao todo, foram mais de 70 mil visitantes entre as unidades.
Boas ideias
Para as turmas de 9º ano, o desafio é a elaboração de soluções criativas para problemas atuais em três segmentos: produto, serviço e tecnologia.
Após as etapas de seleção e avaliação por uma banca de jurados, os melhores trabalhos foram anunciados com muita comemoração pelos jovens.
Os integrantes do grupo “ModAce”, da Emefi Profª Leonor Pereira Nunes Galvão, não esconderam a emoção quando foram chamados para compor o pódio na categoria de serviços.
“Nossa ideia surgiu a partir de pesquisas sobre a dificuldade que algumas pessoas com deficiência têm para se vestir. Pensando nisso, criamos roupas que são mais fáceis de usar, com zíperes e botões em locais estratégicos. É estilo e acessibilidade juntos!”, explica Vitor Lipparelli, de 14 anos.
“Valeu muito a pena o nosso esforço. Aprendemos e evoluímos juntos, como falar bem em público, fazer uma boa apresentação, vamos levar esse conhecimento para a vida toda”, conta Stephany Oliveira, de 14 anos.
São José + Empreendedora
Coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), dentro do componente Enriquecimento Curricular, as atividades da Educação Empreendedora acontecem em todas as escolas municipais com mais de 54 mil alunos participantes, do Infantil ao Fundamental.
Com formações específicas para os professores, o programa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus objetivos.
Os alunos recebem ainda educação financeira e cidadania fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas e exercícios que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.
Estas ações e investimentos levaram São José dos Campos a ser reconhecida pelo Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola este ano.
Créditos
Assine para atualizações
Receba as últimas notícias do Brasil Eleve