Quando pensamos em dispositivos e periféricos gaming de alta qualidade, uma marca eleva-se num mercado cada vez mais saturado: a Corsair. Com ratos, teclados, headphones e uma vasta quantidade de outros produtos, o objetivo da Corsair é a criação de componentes com alta durabilidade e desempenho que facilitem a vida aos gamers exigentes da atualidade.
No passado, tive a oportunidade de analisar um dos seus ratos, que providenciou uma experiência muito prazerosa: apesar do design simplista, trata-se de um aparelho extremamente versátil, com uma grande sensação de robustez, segurança e durabilidade. Desta feita, pude experimentar um dos headphones da Corsair – o Virtuoso Max Wireless – que marcou a minha estreia com um destes aparelhos da marca.
Apresentamos-te o Virtuoso Max Wireless da Corsair
As expectativas eram altas e foram logo alicerçadas por algo que nunca vi anteriormente. Muitos headphones já passaram pelas minhas mãos mas esta foi a primeira vez que, incluído na caixa, vinha uma bela bolsa de transporte negra, com o logótipo da Corsair no topo. Feita de um material que lembra uma esponja endurecida, ela é ideal para transportar e guardar o dispositivo, ao invés de deixá-lo perdido numa qualquer gaveta.
Estas boas impressões estendem-se aos próprios headphones, que apresentam uma beleza fora do comum. De tons prata, ele parece reluzir ao mais pequeno feixe de luz, conferindo-lhe uma aparência luxuosa e futurista em igual medida. As laterais do aparelho parecem ser feitas de alumínio e incorporam um esquema luminoso circular que lhe dá um aspeto ainda mais atraente (e que pode ser personalizado).
Especificações do Virtuoso Max:
- Tipo: Headset gaming
- Cor: Silver
- Áudio: Dolby Atmos / Sound ID
- Conectividade: Sem fios simultâneo + Bluetooth
- Interface: Wireless 2,4 GHz, Bluetooth
- Compatibilidade: PC, Mac, PlayStation, Smartphones
- Microfone: Microfone omnidirecional com qualidade de emissão
- Bolsa de viagem incluída
Em termos ergonómicos, o Virtuoso MaxWireless segue os princípios que se tornaram imperativos nos headphones atuais, se bem que os resultados são mistos; as suas laterais são almofadadas, proporcionando um maior conforto, mas ainda assim é possível sentir resquícios do alumínio do aparelho. Nada propriamente catastrófico, mas existem opções mais consistentes neste campo. Por sua vez, e como já é habitual, é possível ajustar as laterais de maneira a criar um melhor encaixe na cabeça e nas orelhas.
Ao contrário de outros headphones analisados no passado, este não possui muitos botões. Tirando o próprio botão de ligar/emparelhar, há apenas um outro que vale a pena destacar e que muito vai ajudar os ouvintes mais ávidos de música: ele permite passar para a faixa seguinte, para a faixa anterior ou simplesmente pausar. De um ponto de vista pessoal, gosto pelo menos de ter a possibilidade de ajustar o volume do som com um rápido movimento de mão, mas isso é impossível com o Virtuoso Max.
Som espacial irrepreensível
Mas debrucemo-nos sobre aquilo que realmente importa: a qualidade do som. A Corsair esmerou-se, concebendo um dispositivo que se adequa aos jogos complexos da atualidade, com alta fidelidade de áudio. Quer seja para imergires-te na música e sons ambientais de jogo ou queiras usá-los para saberes da posição física dos teus inimigos e ganhares uma vantagem estratégica, o Virtuoso Max Wireless adequa-se a todas as situações.
Em termos técnicos, os headphones fazem uso de drivers de 50mm de grafeno que proporcionam uma qualidade sonora sem igual. Eles recorrem à tecnologia Dolby Atmos, permitindo que os sons sejam interpretados como objetos tridimensionais, e que muito difere do áudio stereo tradicional: enquanto que no último tudo parece provir de um posicionamento único, o Dolby Atmos cria uma mistura sonora que parece ter origem em múltiplos locais ao teu redor.
Aliado a tudo isto, eles possuem tecnologia de cancelamento de áudio que permite ao utilizador concentrar-se inteiramente no videojogo à sua frente e bloquear qualquer distração do mundo real; existe ainda a possibilidade de adotar um modo transparência, que permite a conexão entre ambos os mundos (real e virtual) sem nunca comprometer a qualidade sonora.
Áudio 3D informa-te da posição dos objetos
Pude experimentar o dispositivo com múltiplos jogos de maneira a tentar perceber como se comporta: ouço muito ruído exterior? Consigo aperceber-me da direção sonora? O áudio parece abafado? Essas são algumas perguntas às quais tento encontrar resposta e, no caso específico do Virtuoso Max, o veredito é muito positivo.
Após os meus testes, concluí que o áudio imersivo foi especialmente notório em jogos como Resident Evil 4 Remake, onde ouvimos a voz e passos de Leon próximos, mas o som ténue de um pássaro algures acima de nós, ou de um inimigo a aproximar-se pela lateral.
Relativamente ao microfone, ele é amovível, o que significa que podemos removê-lo sempre que não for necessária a sua utilização. Ele ilumina-se assim que é conectado ao dispositivo e inclui um botão on/off prático, permitindo ativá-lo ou desativá-lo com um movimento rápido. Quanto à qualidade sonora, ela parece-me seguir a lógica típica neste tipo de produtos: para gaming multiplayer é mais do que suficiente, mas não é opção indicada se o objetivo é uma gravação de alta qualidade.
Como já é hábito, podes ver o microfone em ação no player abaixo.
Um dispositivo versátil
Que mais se pode dizer sobre o Virtuoso Max? Ele é um dispositivo muito versátil, não só pelas plataformas por ele suportadas mas também pelos diversos modos de conexão. De acordo com a Corsair, ele pode ser utilizado no PC, Mac, Mobile, PlayStation e Switch através de uma conexão Bluetooth ou Wireless 2.4 GHZ (não possui entrada para jack).
Para além de tudo isso, se o software Corsair iCue for instalado, as capacidades dos headphones podem ser levadas ao extremo, quer a nível sonoro, quer a nível estético. Com ele, é possível ajustar o som de maneira a adequar-se à preferência do utilizador, assim como trocar o as cores do esquema luminoso do aparelho.
Assim sendo, o Virtuoxo Max Wireless é mais um produto de alta gama da Corsair, algo visível no seu avultado preço de 329,99€. Este valor coloca-o num patamar que poucos consumidores conseguem aceder, e é importante perceberem se ele reúne as condições absolutamente necessárias para justificarem o investimento. Se esse for o caso, ele torna-se automaticamente numa ótima opção, com uma qualidade sonora irrepreensível – que é um dos pilares fundamentais nuns bons headphones.
Prós: | Contras: |
|
|