O Dia de Ação de Graças é o feriado mais tradicional dos Estados Unidos. No Brasil, apesar de não ser feriado, a data faz parte do calendário festivo por meio de lei e é comemorada por diversas igrejas e comunidades. Imagem de arquivo – Dia de Ação de Graças.
Divulgação
O Thanksgiving, Dia de Ação de Graças, é um dos feriados mais tradicionais dos Estados Unidos, sendo considerado, por vezes, uma data mais importante do que o Natal. No Brasil, apesar de não ser feriado, a data também é comemorada.
O Dia de Ação de Graças é uma data comemorativa oficial no Brasil, reconhecida pelo governo do então Presidente Eurico Gaspar Dutra em 1949, por meio de uma lei, após uma sugestão do embaixador Joaquim Nabuco.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Apesar de não ter se tornado uma data popular entre os brasileiros ou até mesmo no comércio, a comemoração virou tradição para algumas denominações de igrejas protestantes.
Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, por exemplo, a festividade é comemorada por diversas igrejas e comunidades, mesmo fora de colônias britânicas. A Igreja Presbiteriana da cidade é uma das que comemoram a data.
Segundo o pastor Jeferson Carvalho Alvarenga, que prega na Igreja Presbiteriana, a data é importante para quem faz parte dessa religião. Ele conta que a rotina no dia costuma ser simples, mas significativa, sendo um dia de reflexão, oração e de estar com a família.
“Usualmente, nossa rotina no dia é bastante comum. É mais a questão do encontro da nossa comunidade para agradecermos juntos e também fazermos uma refeição juntos! As pessoas levam comida e partilhamos a mesa juntos, em sinal de gratidão a Deus”, contou.
Pastor prega em igreja presbiteriana em São José dos Campos.
Jeferson Carvalho Alvarenga / Arquivo pessoal
O pastor explica que a origem do feriado remonta ao século XVII, nos Estados Unidos, quando os peregrinos comemoraram uma colheita abundante após um inverno rigoroso.
Desde então, o Dia de Ação de Graças se tornou uma celebração da gratidão e uma oportunidade de reflexão sobre as conquistas que cada um teve e a presença de Deus na própria vida.
“Esse feriado, que era eminentemente religioso, acabou se tornando um feriado para celebração da gratidão e o fato dele estar no final do ano faz as pessoas refletirem um pouco sobre como foi aquele ano, as coisas boas que aconteceram e como a gente pode ser grato por elas”, afirmou.
“No contexto das comunidades que eu lidero, nós usamos o Dia Internacional de Ação de Graças como uma forma da gente parar para refletir um pouco nas graças que Deus tem nos dado e como podemos tornar a gratidão mais presente no nosso dia a dia, não apenas nesse dia específico”, completou.
Dia de Ação de graças é celebrado por fieis em São José dos Campos
Keila Coelho Neto Vieira Gloria / Arquivo Pessoal
A prática da gratidão também é destacada pelos fiéis da igreja. Keila Coelho Neto Vieira Glória, de 57 anos, de São José dos Campos, celebra a data com a família, reunindo amigos e preparando uma mesa decorada com temas que remetem à colheita e à provisão.
Antes do jantar, a família dela tem o hábito de fazer um momento especial de gratidão. Segundo ela, não são agradecidas somente vitórias, mas as dificuldades também são valorizadas, considerando como conseguiram superar as adversidades.
“Lembramos das bênçãos, das dificuldades, das incertezas e das vitórias e agradecemos a Deus por tudo! É um dia extremamente importante para nossa família, pois a gratidão e o perdão são práticas essenciais ao nosso viver. Quando paramos um dia para agradecer, vemos o quanto temos focado no que não temos, nos levando a murmurar e reclamar. Vemos que temos muito a agradecer”, avaliou.
Neste ano, a celebração tem um significado ainda mais profundo para Keila e a família, pois o marido dela está em uma batalha contra o câncer.
“Agradecemos de forma especial por cada dia de vida. Meu marido está com câncer no cérebro, fez uma retirada parcial do tumor há 14 dias. Agradecemos porque até aqui nos ajudou o Senhor, e por isso estamos alegres e pedimos que Ele nos ajude nas próximas etapas da vida”, concluiu.
Imagem de arquivo – Perus são perdoados na Casa Branca antes do Dia de Ação de Graças.
Susan Walsh/AP Photo
Feriado nos Estados Unidos
Data tradicional em solo americano, o Dia de Ação de Graças é marcado pelo costume das famílias em se reunirem para um grande almoço, com pratos como peru, molho doce, purê de batata, couve de bruxelas e torta de abóbora para sobremesa, por exemplo.
Reunidos, os norte-americanos aproveitam a data para agradecer pelas graças e conquistas que obtiveram ao longo do ano que está quase chegando ao fim.
Por ser um dia para passar com a família, é uma das datas que mais movimenta o tráfego aéreo e as estradas dos Estados Unidos, com pessoas saindo de diversos cantos do país para voltar pra casa e passar a data com os parentes.
A origem do feriado mais aceita historicamente fala sobre confraternização entre peregrinos ingleses e indígenas para comemorar colheita bem-sucedida após trabalho conjunto.
Celebrado na quarta quinta-feira de novembro, o Dia de Ação de Graças deu origem também a um fenômeno comercial na sexta-feira subsequente: a Black Friday, dia em que lojas de todos os setores promovem descontos para aproveitar o feriado prolongado nos EUA.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Créditos
Assine para atualizações
Receba as últimas notícias do Brasil Eleve