Ter uma verruga plantar pode parecer como andar “em cima de uma pequena pedra a cada passo”, diz Steven Daveluy, professor de dermatologia na Universidade Estadual de Wayne em Detroit.
Diferente de outros tipos de verrugas —crescimentos pequenos e não cancerosos que podem surgir em várias partes do corpo— as verrugas plantares se desenvolvem apenas nas solas dos pés. Elas formam pequenos crescimentos redondos, ásperos e muitas vezes planos na pele, com pequenos coágulos sanguíneos no centro que se parecem com pontos pretos.
As verrugas plantares são comuns e várias opções de tratamento estão disponíveis. Mas elas são frequentemente “persistentes”, às vezes levando meses para desaparecer, segundo Daveluy.
Todas as verrugas são causadas pelo papilomavírus humano, que pode viver em várias superfícies, especialmente em locais comuns como piscinas públicas, chuveiros ou academias. Se você andar descalço com algum tipo de lesão na pele e for exposto ao vírus, uma verruga plantar pode se desenvolver, afirma Jacqueline Prevete, podóloga no Hospital NewYork-Presbyterian em Queens (EUA).
Ficar em pé ou andar pode colocar pressão sobre a verruga, forçando-a a crescer para dentro. Verrugas em outras partes do corpo, ao contrário, crescem para fora, formando um inchaço.
As verrugas plantares podem aparecer em qualquer época do ano. Mas Saylee Tulpule, podóloga e porta-voz da Associação Médica de Podiatria Americana, alerta que ela vê “uma grande quantidade de verrugas no outono”, logo após as pessoas terem desfrutado de atividades descalças de verão –em piscinas ou hotéis, por exemplo.
Segundo Daveluy, após uma pessoa ser exposta ao HPV, pode levar várias semanas ou alguns meses para desenvolver uma verruga plantar.
As verrugas plantares são contagiosas. Se você pegar uma, é possível desenvolver “lesões satélites” a partir do vírus se espalhando para partes próximas da sua pele. Elas também podem se espalhar por contato de pele a pele ou ao compartilhar sapatos.
Qualquer pessoa pode ter uma verruga plantar, mas pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos ou que têm histórico de verrugas podem ser mais suscetíveis, diz Daveluy. Elas também são mais comuns em crianças e adolescentes, que têm mais probabilidade de estar em contato próximo com outras pessoas ao praticar esportes ou na escola.
É possível tratá-las em casa?
As verrugas plantares podem desaparecer sem tratamento, mas pode levar anos. E como podem ser dolorosas ou desconfortáveis, e aumentar de tamanho com o tempo, as pessoas geralmente querem removê-las.
Líquidos, géis ou adesivos de venda livre feitos com ácido salicílico estão entre as opções de tratamento, mas sua eficácia é “uma questão de sorte”, afirma Tulpule. Isso porque eles podem não conter uma concentração de ácido suficientemente alta ou porque são usados incorretamente.
Outra opção é visitar um profissional de saúde, como um dermatologista ou podólogo, que pode diagnosticar verrugas plantares.
Um tratamento de consultório preferido é “pintar” a verruga com cantaridina, um medicamento tópico, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Isso faz com que uma bolha se forme, bloqueando o suprimento sanguíneo do crescimento. Cerca de uma semana depois, os médicos raspam a camada externa da pele e removem parte do tecido da verruga, mas você pode precisar de várias sessões para se livrar dela completamente.
A crioterapia, ou congelamento, é outra opção. No entanto, Prevete destaca que usar essa técnica pode ser doloroso na sola do pé. Também pode exigir múltiplos tratamentos e não é tão eficaz quanto a cantaridina. “Isso geralmente não é feito em uma única vez.”
Tratamentos a laser com anestésicos locais podem ser usados para verrugas que não respondem a outros métodos, diz a A.A.D. Daveluy explica que às vezes os médicos removem cirurgicamente verrugas plantares também.
No TikTok, alguns usuários afirmam que cobrir verrugas com fita adesiva por vários dias pode fazer você se livrar delas. Embora a pesquisa sobre esse método seja limitada, um pequeno estudo publicado em 2002 sugeriu que a fita adesiva pode ser mais eficaz do que a crioterapia no tratamento de verrugas comuns.
Embora Daveluy não estivesse ciente de estudos que comprovem que a fita adesiva funcione, ele disse que “não há mal em tentar”. Algumas pessoas até cobrem suas verrugas com fita adesiva após aplicar ácido salicílico.
Como posso prevenir verrugas plantares?
A estratégia mais eficaz é limitar atividades descalças em locais públicos, diz Tulpule. Use chinelos em chuveiros de academia e ao redor de bordas de piscina, e hidrate regularmente seus pés para prevenir rachaduras na pele.
A vacina contra o HPV ajuda a proteger contra cepas do vírus que causam verrugas genitais, mas não tem como alvo especificamente as variantes que causam verrugas plantares. No entanto, algumas evidências limitadas sugerem que a vacina pode ajudar as verrugas plantares e outros tipos de verrugas a desaparecerem mais rapidamente, então ele recomendou que qualquer pessoa elegível para a vacina a tome.
As solas dos pés e entre os dedos são comumente “ignoradas”. Prevete recomenda verificar regularmente essas áreas e procurar um profissional médico se notar alguma lesão nova ou em mudança na pele.