Um ônibus capotou em uma ribanceira e deixou ao menos 17 pessoas mortas na tarde deste domingo (24) na serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A pasta havia inicialmente divulgado que eram 23 mortos, mas fez uma retificação por volta das 20h.
Em nota, a pasta afirma que, de acordo com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), 16 vítimas tiveram o óbito confirmado no local do acidente e outra, uma gestante, deu entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), mas não resistiu aos ferimentos. Outras 28 pessoas foram resgatadas com vida e estão sendo atendidas em unidades hospitalares.
Por conta da falta de visibilidade, o trabalho de resgate foi encerrado por volta das 20h deste domingo e será retomado nas primeiras horas desta segunda-feira (25). Os bombeiros somam 45 pessoas no total, entre feridos e mortos, mas explica que ainda não é possível confirmar que este seja o número final de vítimas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o coletivo caiu na ribanceira ao lado da pista por cerca de 20 metros, parando em uma área de difícil acesso. Há crianças e adolescentes entre as vítimas. Os nomes dos passageiros não foram divulgados.
A prefeitura de União das Palmares disse à Folha que se tratava de um ônibus escolar contratado pelo município e cedido à Secretaria de Cultura para o projeto Pôr do Sol na Serra, lançado em 2021.
O projeto levava pessoas —turistas, estudantes e moradores em geral— para conhecer a região, onde há o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Segundo a prefeitura, o veículo “era terceirizado e estava com todas as vistorias em dia, tendo passado por inspeção recente, realizada poucos dias antes do ocorrido”.
“Todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas”, acrescentou.
A prefeitura também disse que está oferecendo apoio assistencial e psicológico às famílias e amigos das vítimas, “disponibilizando toda a estrutura do município para atender às suas necessidades neste momento de dor”. O município decretou luto de três dias.
O governador Paulo Dantas (MDB) também decretou luto oficial de três dias no estado.
“Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas”, disse Dantas, em nota.
O governo estadual havia disponibilizado 21 leitos de UTI Pediátrica e três de UTI para adultos, de acordo com recomendação da equipe médica que assiste as pessoas feridas. As vítimas estão sendo encaminhadas para o Hospital Geral do Estado e para o Hospital Metropolitano.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse em uma rede social que está “muito impactada com a notícia do trágico acidente” e prestou solidariedade aos familiares das vítimas.
“Estamos acompanhando a situação e confiando no trabalho das equipes de resgate. Em um mês tão importante para todo país, da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece ainda mais profundamente”, escreveu ela.
Na serra da Barriga fica o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que recebe muitos turistas nesta época do ano —o Dia da Consciência Negra foi celebrado na última quarta-feira (20).