Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se abaixo.
A Roblox começou a implementar nesta semana uma série de melhorias em seus controles parentais e novas restrições para contas de usuários com menos de 13 anos de idade. A maioria das mudanças já está disponível e algumas devem entrar em vigor até o primeiro trimestre de 2025.
As novidades chegam pouco mais de um mês depois de a plataforma usada principalmente por crianças ser acusada de abrigar pedófilos pela Hindenburg Research, empresa de investimentos que publica relatórios sobre fraudes corporativas. A Roblox nega a acusação e diz ter uma das mais rigorosas políticas de comunidade do setor.
Em entrevista coletiva realizada na última quinta-feira (14), o diretor de segurança da Roblox, Matt Kaufman, negou que as ações tenham sido implementadas agora por razões externas à empresa.
- “Lançamos as coisas quando estão prontas. Não miramos datas específicas ou épocas do ano nem nada assim”, afirmou, lembrando que algumas das novidades estão em desenvolvimento há anos na empresa.
Coincidência ou não, as melhorias chegam em um momento oportuno, tendo em vista o impacto negativo do relatório da Hindenburg Research. Mas ainda há espaço para aperfeiçoamentos.
Veja a seguir as principais mudanças na plataforma:
Novos padrões para contas de menores de 13 anos
A Roblox agora passa a ter por padrão controles mais rígidos sobre como crianças menores de 13 anos podem se comunicar na plataforma. Além disso, alguns conteúdos só poderão ser acessados com a autorização de um adulto.
Como era antes:
-
Todas as conversas são monitoradas por sistemas automatizados que bloqueiam palavrões, dados pessoais e frases românticas ou de flerte, entre outros conteúdos considerados nocivos.
-
Todas as contas podiam mandar mensagens diretas para outros usuários.
Como ficou:
-
Além dos filtros já existentes, menores de 13 anos ficam impedidos de mandar mensagens diretas para usuários fora dos jogos e experiências —um adulto pode mudar essa preferência.
-
Por padrão, as crianças ainda podem mandar mensagens no chat público dentro de experiências, mas necessitam de aprovação do responsável para se comunicar de forma direta.
-
Experiências que têm como objetivo principal socialização com pessoas de fora da sua lista de amizades ou que permitam que os jogadores desenhem e escrevam livremente ficam bloqueadas para menores de 13 anos.
O que pode melhorar:
-
Apesar das proteções, as crianças podem facilmente burlar o sistema criando uma conta com idade maior de 13 anos. A Roblox não faz verificação de idade de usuários com menos de 17 anos –segundo a plataforma, por questões de privacidade.
Novo sistema de classificação de experiências
As experiências passam a ser classificadas em quatro níveis dependendo do tipo de conteúdo que elas disponibilizam. Dessa forma, a Roblox espera dar mais informações para os pais sobre o tipo de conteúdo que seus filhos estão consumindo.
Como era antes:
Como ficou:
-
Foram estabelecidos quatro níveis de maturidade de conteúdo:
-
Mínimo: Pode conter violência suave e ocasional, pouco sangue irrealista e/ou medo leve.
-
Leve: Pode conter violência suave frequente, sangue irrealista abundante, humor grosseiro leve e/ou medo suave frequente.
-
Moderado: Pode conter violência moderada, pouco sangue realista, humor grosseiro moderado, conteúdo de jogos de azar não jogáveis e/ou medo moderado.
-
Restrito: Pode conter violência intensa, sangue realista abundante, humor grosseiro moderado, temas românticos, conteúdo de jogos de azar não jogáveis, presença de álcool, linguagem forte e/ou medo moderado –acessível apenas por maiores de 17 anos após verificação de idade.
-
-
Contas de crianças com menos de 9 anos terão como padrão acesso apenas a experiências com nível mínimo ou leve.
O que pode melhorar:
-
O nível de maturidade das experiências é estabelecido de acordo com um questionário respondido por seus criadores e está sujeito a interpretações subjetivas sobre, por exemplo, a frequência de determinados conteúdos.
-
Os criadores não são obrigados a responder o questionário, o que faz com que muitas experiências fiquem sem classificação. Nesses casos, a Roblox trata a experiência como de nível de maturidade moderado, acessíveis por maiores de 9 anos.
Controle parental
O sistema da Roblox que permite que os pais estabeleçam limites para o que seus filhos veem ou fazem na plataforma foi reformulado para dar mais facilidade de acesso e informações para os responsáveis.
Como era antes:
-
Era necessário acessar a conta da criança para configurar as preferências de uso, como permissão para acesso ao chat e liberação de conteúdo restrito.
-
Essas configurações ficavam protegidas por uma senha para evitar que a criança as modificassem sem consentimento.
Como ficou:
-
O responsável deve associar sua conta à da criança, certificando sua idade com um documento de identificação ou cartão de crédito, e pode configurar o controle parental remotamente.
-
Também é possível ver informações sobre os amigos que a criança encontrou na plataforma, ajustar os limites de maturidade dos conteúdos que ela pode acessar, mudar informações de cadastro e estabelecer limites de tempo de tela e gastos na plataforma.
O que pode melhorar:
-
Ainda há poucas opções para configurar que tipo de conteúdo a criança pode acessar. Não é possível, por exemplo, permitir que a criança acesse uma experiência específica fora do seu grau de maturidade. Também não está disponível um filtro de experiências por tipo de conteúdo, que poderia, por exemplo, impedir a criança de acessar jogos que tenham armas.
play
dica de game, novo ou antigo, para você testar
Pokémon TCG Pocket
(Android, iOS)
Nova sensação dos jogos para celulares, “Pokémon TCG Pocket” leva os cards de pokémon para os dispositivos móveis. Além de poder colecionar as belas cartas dos monstrinhos, é possível montar seu próprio deck e batalhar contra o computador e outros treinadores. O jogo gratuito já é bem completo, mas promete se expandir com novas coleções de cartas e modos de jogo. Já está planejada, por exemplo, a possibilidade de trocar cards com outros jogadores.
update
novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa
- “Astro Bot” e “Final Fantasy VII Rebirth” foram os campeões de indicações para prêmios no The Game Awards deste ano, com sete cada um —incluindo a de Jogo do Ano. O RPG “Metaphor: ReFantazio” ficou logo atrás, com seis indicações. Os vencedores serão anunciados em 12 de dezembro.
- O chefe da Xbox, Phil Spencer, afirmou à Bloomberg que a empresa pretende lançar um PC portátil para jogos, mas que o aparelho deve demorar alguns anos para chegar ao mercado. Ele também afirmou que a Microsoft não descarta novas aquisições após a compra da Activision Blizzard, mas de menor monta e mirando especificamente o mercado mobile.
- A Valve lançou um novo modelo do seu PC portátil, o Steam Deck, agora com exterior branco. No entanto, o aparelho continua sem previsão de lançamento no Brasil.
- A GOG, loja online de jogos de PC da polonesa CD Projekt, anunciou um programa de preservação games em que ela se compromete a manter títulos clássicos de várias épocas jogáveis mesmo depois do fim do suporte dos seus desenvolvedores. Entre os primeiros cem títulos incluídos no programa estão “Diablo”, “Fallout New Vegas” e “Sim City 2000”.
- A Capcom anunciou um novo jogo da série “Monster Hunter” para celulares. “Monster Hunter Outlanders”, desenvolvido em parceria com o TiMi Studio, da Tencent, promete levar para os dispositivos móveis toda a emoção das caçadas dos jogos para consoles.
- A Prime Video publicou um trailer da sua nova série-documentário “It’s in the Game: Madden NFL”, sobre a franquia de jogos de futebol americano da Electronic Arts. A série estreia na plataforma de streaming em 26 de novembro.
- A Blizzard anunciou que lançará versões remasterizadas de “Warcraft” e “Warcraft 2”, clássicos jogos de estratégia do início da empresa. O anúncio fez parte das comemorações da empresa pelos 30 anos da franquia.
download
games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena
20.nov
“Stalker 2: Heart of Chornobyl”* (PC, Xbox X/S)
21.nov
“On Your Tail” (PC, Switch)
“Total War: Empire” (iOS, Android)
22.nov
“Spirit Mancer” (PC, PS 5, Switch)
*Disponível no Xbox Game Pass