A nova tatuagem pode ser um texto em letra cursiva, formas geométricas ousadas no braço ou uma ilustração divertida. Talvez seja a primeira ou a mais recente de uma coleção, feita em homenagem a uma pessoa ou a um lugar, ou uma forma de autoexpressão.
Tatuar-se já não é uma atividade marginal: cerca de 32% dos adultos dos Estados Unidos têm pelo menos uma, de acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, de 2023. Mas, por mais que atualmente seja muito mais aceita, os conselhos sobre como cuidar dela podem ser contraditórios.
A confusão começa assim que o tatuador desliga a máquina. Alguns usam um filme de PVC como cobertura para proteger a nova tatuagem, enquanto outros preferem curativos mais modernos. Uma recomendação é lavá-la com um sabonete bactericida assim que chegar em casa. Outra é esperar alguns dias para fazê-lo, usando um sabonete mais suave e sem fragrância.
Em seguida, vêm as opções de pomada: as recomendações vão desde aquelas à base de vaselina, óleos e manteigas naturais, cremes para assaduras de bebês, até produtos específicos para a cicatrização de tatuagens. Tudo isso pode ser confuso. “Parece que há muita desinformação. Devemos ajudar nossos clientes nesse processo da melhor forma possível”, disse Naresh Bhana, proprietário do Flamin’ Eight, estúdio de tatuagem em Londres.
Lavagem suave duas vezes ao dia
Segundo tatuadores e dermatologistas, o histórico de saúde da pessoa, o tamanho da nova tatuagem e sua localização no corpo podem influenciar na cicatrização. Todos concordam que é importante manter a área limpa, sobretudo no começo do processo de cicatrização, que pode levar de duas a quatro semanas.
“Quando se faz uma tatuagem, as agulhas introduzem partículas de tinta através da camada superior da pele até a derme, deixando pequenas feridas abertas que podem funcionar como ‘microcanais’, pelas quais secreções podem ser eliminadas, levando a tinta a sair –e você não quer que bactérias, vírus ou fungos entrem”, afirmou Deborah S. Sarnoff, professora clínica de dermatologia da Universidade de Nova York, acrescentando que, durante as primeiras 48 horas, a ferida é ainda mais vulnerável a infecções. Por isso não é indicado entrar no mar, em banheiras de hidromassagem, em piscinas ou em qualquer lugar no qual possam existir patógenos que penetrem na pele. (Talvez você deva repensar se quer fazer uma tatuagem pouco antes das férias na praia ou ao longo delas.)
Alguns tatuadores recomendam lavar a nova tatuagem algumas horas depois da sessão para eliminar qualquer acúmulo de tinta e de plasma. Mas Sarnoff sugere que você mantenha o curativo, que não lave a região durante aproximadamente dois dias e que, depois desse período, sempre lave as mãos antes de limpar a área, o que deve ser feito duas vezes ao dia. “O ideal é que você use um sabonete muito suave, de preferência sem fragrância.”
“Não coce, não puxe nem tire as casquinhas. Molhe cuidadosamente. O que tiver de sair vai se soltar só com o uso de água e sabonete comum”, ensinou Bruce Robinson, dermatologista certificado em Nova York.
Mas até mesmo a escolha do sabonete pode ser motivo de controvérsia. Alguns tatuadores recomendam o bactericida para prevenir infecções. Outros, como Bhana, dizem que eles é muito agressivo: “O ideal é usar algo extremamente suave e com pH neutro, se possível.”
Independentemente do que você usar, mantenha a tatuagem úmida, mas não exagere
Segundo os dermatologistas, manter uma ferida úmida aumenta as chances de que ela cicatrize bem e não deixe marcas. Mas, a menos que esteja infectada, eles desencorajam o uso de cremes antibióticos e produtos especializados, preferindo um clássico: o petrolato, ou gelatina de petróleo, comumente vendido como vaselina. “É melhor do que praticamente tudo, porque não contém nada que possa causar uma reação”, explicou Robinson, acrescentando que fragrâncias e outros ingredientes, como conservantes, podem provocar uma reação alérgica.
Depois da sessão de tatuagem, os profissionais recomendam a seus clientes produtos à base de petrolato, como Aquaphor ou pomada A+D, e prescrevem uma loção mais leve depois de alguns dias. Mas, ao contrário dos dermatologistas, muitos tatuadores dizem que a experiência pessoal lhes ensinou que uma tatuagem precisa de ar para cicatrizar, por isso não recomendam produtos à base de vaselina.
Lal Hardy afirmou que, desde que abriu seu estúdio em Londres há mais de 40 anos, o número de produtos para cuidados pós-tatuagem se multiplicou. Ele comumente recomenda manteiga de cacau ou um hidratante hipoalergênico sem fragrância, que pode ser facilmente encontrado em farmácias. “São fáceis de usar, e é isso que se busca.”
Hardy sugere aplicar uma camada fina de creme entre as lavagens, mas alerta para o excesso, porque a tatuagem precisa de ar para cicatrizar. “Se as pessoas ficarem passando o tempo todo, ela nunca vai respirar.”
Os dermatologistas frisam que não há provas conclusivas de que qualquer outra opção seja melhor do que a vaselina. “Talvez queiram vender seus produtos”, disse Sarnoff sobre os tatuadores, embora tenha notado que são eles que têm mais contato direto com o processo de cicatrização. “Se acham que o petrolato não deve ser usado, escolha outra coisa, como algum tipo de óleo. Mas é importante manter a tatuagem úmida.”
Apenas tenha paciência
Pode levar algumas semanas ou mais, dependendo do tamanho, mas, quando a pele estiver macia, a tatuagem já vai estar cicatrizada. Usar protetor solar na tatuagem nova pode ajudar a mantê-la nítida durante mais tempo.
Os dermatologistas relatam que geralmente os pacientes que os procuram depois de fazer uma tatuagem são aqueles que desenvolvem alergia à tinta, ficam com cicatrizes ou se arrependem de sua escolha. Sarnoff recomendou consultar um dermatologista certificado se o processo de cicatrização começar a se prolongar. “Não é como cortar o cabelo. Você deve estar ciente das desvantagens e do que pode dar errado”, acrescentou ela, comparando o processo a um procedimento médico e sugerindo que as pessoas pesquisem antes.
Muitos artistas garantiram que as tatuagens cicatrizam sem problemas, contanto que a aplicação dos produtos e o cuidado posterior sejam seguidos. A maioria sugere consultar o profissional que fez o trabalho para discutir os próximos passos, caso surjam complicações.
Independentemente da pomada, do sabonete ou do curativo que você escolher, não existe um atalho para a cicatrização. “Não se pode acelerar esse processo para além do tempo que o corpo precisa para cicatrizar a tatuagem naturalmente. Deixe que o corpo faça o trabalho e tudo vai ficar bem”, disse Hardy.