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O lançamento de “Call of Duty: Black Ops 6” foi um sucesso por praticamente qualquer métrica que você olhe.
O jogo foi responsável por um recorde de novos usuários no Xbox Game Pass, segundo a Microsoft. Até mais importante do que isso, há sinais de que a presença do título no serviço de games por assinatura não canibalizou as vendas em outras plataformas.
“Isso reflete nossa estratégia de encontrar os jogadores onde eles estão, permitindo que joguem mais nas telas em que preferirem,” disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante conferência sobre o segundo trimestre do ano fiscal da gigante da tecnologia —oportunidade que ele usou para revelar os resultados do lançamento.
Foi uma importante vitória para a Microsoft, já que “Call of Duty” é considerado uma máquina de fazer dinheiro na indústria de games. Não por acaso, a principal franquia de jogos de tiro em primeira pessoa da atualidade esteve no centro dos questionamentos de órgãos reguladores à aquisição da Activision Blizzard.
No entanto, essa é só a primeira batalha que a empresa terá de enfrentar para mostrar que os US$ 75 bilhões (cerca de R$ 380 bilhões, pelo câmbio da época) usados para comprar a Activision Blizzard no maior negócio da história da indústria de videogames foram bem gastos.
A primeira dúvida é sobre o real impacto do lançamento de “Black Ops 6” para o Xbox Game Pass. Ainda que tenha batido recorde de assinaturas, nada impede que os novos usuários cancelem o serviço quando o game deixar de ser uma novidade.
É difícil quantificar, por exemplo, quantos desses assinantes decidiram adquirir o serviço por apenas dois ou três meses como forma de economizar o preço do jogo —R$ 339, em sua versão mais barata, contra uma mensalidade de R$ 59,99 no nível mais caro do Game Pass.
Paralelamente a isso, ainda não se sabe os impactos de longo prazo do negócio para os investimentos da Microsoft no setor de games de uma forma geral.
Os resultados iniciais pós-compra apontaram para um crescimento expressivo (61% no último trimestre em relação ao ano anterior) da Xbox com venda de software e assinaturas. As vendas de hardware, por sua vez, continuam com seguidos resultados negativos.
Ainda que a empresa não divulgue oficialmente o número de Xbox Series X|S vendidos, estimativas do mercado apontam para um volume muito inferior ao do PlayStation 5 (seu principal concorrente) e até do que ao Nintendo Switch, que já está no último ano do seu ciclo de vida.
Como a empresa reagirá aos parcos resultados da área de hardware caso a venda de games multiplataforma continue a dar lucros significativos para a Microsoft? É uma pergunta a ser respondida, mas a série de demissões pelas quais a divisão de games passou nos últimos meses mostra que os executivos talvez não estejam mais tão pacientes quanto antes da aquisição para aguardar uma virada nas finanças.
Com isso em mente, o verdadeiro desafio da Microsoft será encontrar um equilíbrio saudável entre as suas várias unidades de negócio ligadas ao mercado de games. Os jogadores precisam disso não só para que os jogos da série “Call of Duty” continuem um sucesso, mas também para que a empresa siga investindo em uma gama diversa de jogos, seja para o catálogo do seu serviço por assinatura seja para venda direta.
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dica de game, novo ou antigo, para você testar
Proverbs
(PC)
Batizado em homenagem à pintura “Provérbios Neerlandeses“, do pintor renascentista flamengo Pieter Bruegel, o game é uma mistura de campo minado com sudoku. Nele, o jogador precisa resolver um enorme quebra-cabeças com números que indicam que quadrados devem ser pintados e quais não. A cada nova seção resolvida, um pedaço da pintura é revelado. Apesar de contar com apenas um quadro, o jogador terá muito trabalho pela frente, já que há mais de 54 mil quadradinhos para preencher.
Update
novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa
- A Nintendo confirmou que seu próximo console será compatível com os jogos do Switch e que os games já comprados pelos jogadores em sua loja virtual poderão ser acessados no novo aparelho. Da mesma forma, todos os jogos do catálogo do Switch estarão disponíveis para compra no novo console.
- O anúncio aconteceu junto com a divulgação dos resultados do primeiro semestre da empresa, que sofreu quedas de 27,6% na venda de jogos e de 31% em hardwares em relação ao ano anterior. O resultado negativo foi creditado à comparação com um período excepcionalmente positivo para a empresa, quando foram lançados de “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” e o filme de animação do Mario.
- A Pocketpair, desenvolvedora de “Palworld“, afirmou que foi processada pela Nintendo e pela The Pokémon Company com base em três patentes registradas pelas empresas. As patentes citadas, segundo o site GamesIndustry.biz, se referem a mecânicas relativas à captura de personagens e um sistema para utilizar personagens como transporte.
- A Take-Two confirmou a venda da Private Division, sua divisão de jogos indies, por um valor não revelado. Strauss Zelnick, CEO da publicadora, justificou o negócio ao site GamesIndustry.biz afirmando que a empresa quer se concentrar no desenvolvimento de “grandes hits” e que o lucro com jogos indies seria muito pequeno.
- Em meio a uma greve por melhores condições de trabalho, os funcionários de TI do jornal New York Times desenvolveram uma série de joguinhos sobre a paralisação. Eles pedem que os leitores não acessem os jogos do jornal (“Wordle”, “Connections”, “Spelling Bee”, entre outros) durante a paralisação.
- A Activision anunciou no X que o jogo gratuito “Call of Duty: Mobile” superou a marca de 1 bilhão de downloads. O título de tiro em primeira pessoa foi lançado em outubro de 2019 e vem recebendo seguidas atualizações desde então.
- A equipe original da revista Nintendo World, entre eles os jornalistas Andre Forastieri e Pablo Miyazawa, lança no próximo dia 16 uma campanha de financiamento coletivo para a realização de um livro sobre a história da Nintendo no Brasil. Quem se interessar pode se cadastrar no site do projeto “Nintendistas” para ganhar um desconto e concorrer a uma edição da Nintendo World autografada por Shigeru Miyamoto, criador do Mario.
- A venda do novo console PlayStation 5 Pro começou no Brasil com preço sugerido de R$ 6.999,90. O valor é 75% maior do que o preço sugerido para o PlayStation 5 sem leitor óptico, que sai por cerca de R$ 3.999,90.
- O Google anunciou na última semana os dez estúdios da América Latina beneficiados por seu fundo para desenvolvedores de games indies em 2024. Cinco estúdios do Brasil, três do México, um do Peru e um da Costa Rica receberão de US$ 150 mil a US$ 200 mil para aprimorarem seus games.
- Após o sucesso de “Fallout”, a Amazon está produzindo uma série de TV baseada na franquia de RPGs espaciais “Mass Effect”, da Electronic Arts, afirmou a revista Variety. O roteiro está sob os cuidados de Daniel Casey, de “Velozes e Furiosos 9”.
Download
games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena
13.nov
“Songs of Silence” (PC, PS 5, Xbox X/S)
14.nov
“Dig VR” (Quest)
“Dragon Quest III HD-2D Remake” (PC, PS 5, Xbox X/S, Switch)
“Flint: Treasure of Oblivion” (PC, PS 5, Xbox X/S)
“Lego Horizon Adventures” (PC, PS 5, Switch)
“Mindcop” (PC, PS 5, Switch)
15.nov
“Follow the Meaning” (PC)
“BloodDome99” (PC)
“Great God Grove” (PC, Xbox X/S)
19.nov
“Microsoft Flight Simulator 2024″* (PC, Xbox X/S)
*Disponível no Xbox Game Pass
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