O clube argentino Deportivo Riestra foi rotulado como “vergonhoso” e uma “desgraça” após colocar um influenciador na escalação inicial para o jogo de primeira divisão contra o líder Velez Sarsfield na segunda-feira (11), antes de substituí-lo no primeiro minuto.
Ivan Buhajeruk, mais conhecido como Spreen e com mais de 7 milhões de inscritos no YouTube, não tem experiência profissional no futebol, mas foi escalado como atacante pelo técnico Cristian Fabbiani.
O jovem de 24 anos foi substituído após apenas 50 segundos, durante uma pausa no jogo por uma falta. Ele foi substituído pelo centroavante Gustavo Fernández.
A polêmica escalação também deu início a uma investigação pela Justiça argentina. De acordo com o site argentino TN, do Grupo Clarín, a Procuradoria Especializada em Jogos de Azar deu início a um processo para apurar se a escalação do influenciador teve como objetivo atrair apostadores em uma plataforma ilegal.
A AFA (Associação de Futebol Argentino) também fez uma solicitação para que o tribunal de ética investigue o caso. De acordo com a entidade, a investigação busca esclarecer eventual “conduta suscetível de prejudicar a reputação e a integridade do futebol argentino, particularmente quando envolve comportamento ilegal e imoral ou sem princípios éticos”.
Presidente da AFA, Claudio Tapia criticou a ação do clube de Buenos Aires. “Quando há coisas que realmente não gosta, você tem que corrigi-las”, disse Tapia em declarações ao diário Olé. “Entendo que o Tribunal de Ética e Disciplina esteja trabalhando nesse fato. O Riestra pediu desculpas, são coisas que devem ser corrigidas, porque não podem acontecer.”
O modesto clube da capital argentina, conhecido por suas estratégias de marketing não convencionais, deu a Buhajeruk um contrato profissional e o registrou na AFA em fevereiro.
Os comentaristas da partida na emissora local Tyc Sports foram críticos em relação ao desempenho de Buhajeruk no curto tempo em que esteve em campo.
“Ele nem sabe onde se posicionar… é inacreditável”, disse um comentarista. “Isso é vergonhoso, é uma desgraça total.”
Fabbiani disse a uma rádio local que havia conversado com o técnico do Velez, Gustavo Quinteros, antes da partida para dizer que não queria desrespeitar ninguém ao escalar Buhajeruk no time.
“Ele riu e me disse para deixá-lo por meia hora. É algo contratual que foi assinado há muito tempo e o clube depende muito da publicidade… Provavelmente foi algo único”, acrescentou.
O ex-jogador da seleção argentina Juan Sebastian Veron, agora presidente do clube argentino Estudiantes de la Plata, não ficou impressionado com a manobra publicitária.
“Uma total falta de respeito pelo futebol e pelos jogadores”, escreveu ele no Instagram.
“Essa mensagem é mais para as crianças que estão do outro lado. Hoje a televisão mostrou-lhe um atalho que não é esse. Para não entrar em polêmica, hoje foi uma falta de respeito com o futebol”, disse o atacante do Vélez, Braian Romero, à ESPN.
O jornal argentino La Nacion escreveu em seu site: “Como desrespeitar a história e o futuro do futebol argentino em um minuto”.
O Riestra teve uma campanha impressionante de estreia na “Primera Division” e está em nono lugar, empatado em pontos com o gigante Boca Juniors.
A partida de segunda-feira terminou em 1 a 1.
De Santo Tomé, em Santa Fe, Buhajeruk tem 24 anos e começou a publicar conteúdos relacionados ao jogo Minecraft no início da década passada. Em 2023, ele foi eleito como o melhor criador de conteúdo no evento “The Game Awards”.
Em julho deste ano, ele chegou a patrocinar o pequeno time de futebol Colón de Santa Fe, do qual é torcedor.